quarta-feira, 15 janeiro , 2025
28 C
Recife

Scania e Weber Saint-Gobain transformam areia usada em produto sustentável

Parceria entre Scania e Weber Saint-Gobain destina 20.000 toneladas de areia usada em fundição para produção de argamassa, eliminando necessidade de extração de areia virgem.

Scania e Weber Saint-Gobain firmam parceria para transformar 20.000 toneladas de areia usada em fundição em 2025, gerando um impacto positivo no meio ambiente ao reduzir a extração de areia virgem.

A Scania e a Weber Saint-Gobain iniciaram uma parceria inovadora com o objetivo de dar uma destinação mais sustentável à areia usada nas fundições da Scania. Em vez de ser descartada em aterros, a areia será transportada para a fábrica da Weber Saint-Gobain, em Vingåker, e transformada em argamassa, substituindo parte da areia virgem usada na produção de materiais de construção. Em 2025, cerca de 20.000 toneladas de areia serão transportadas ao longo de 150 km entre as duas localidades, o que equivale a três caminhões carregados diariamente.

- Publicidade -

A iniciativa não só contribui para a redução do impacto ambiental como também impulsiona a economia circular em ambas as empresas. Para a Weber Saint-Gobain, a colaboração é um passo importante para substituir recursos finitos, como a areia virgem e o cascalho, por agregados alternativos, diminuindo o impacto ambiental. De acordo com Anders Anderberg, Diretor de P&D da Weber Saint-Gobain, “com a areia da Scania, conseguimos reduzir o uso de areia virgem em 30%, e o potencial de substituição é ainda maior, com a meta de substituir toda a areia virgem em nossos produtos por agregados alternativos até 2035”.

A Scania, por sua vez, reafirma seu compromisso com a transição para um transporte sustentável e a maximização dos recursos existentes. “Ser eficiente com os recursos limitados da Terra e prolongar sua vida útil é uma maneira de diminuir o impacto no meio ambiente. Reutilizar as grandes quantidades de areia usadas na fundição de componentes de motores é uma das muitas ações que nos permite manter a liderança na transição para transportes sustentáveis”, afirma Fredrik Nilzén, Chefe de Sustentabilidade da Scania.

Além do benefício ambiental, a parceria também traz ganhos climáticos, já que os caminhões utilizados para transportar a areia são retornos de cargas de Estocolmo, evitando viagens vazias e consequentemente diminuindo as emissões de carbono.

- Publicidade -

A colaboração entre a Scania e a Weber Saint-Gobain é um exemplo de como as empresas podem trabalhar juntas para criar soluções mais sustentáveis, utilizando recursos de maneira mais inteligente e contribuindo para a preservação do meio ambiente. “Nossos valores são compartilhados por muitos, e a oportunidade de aproveitar a expertise de cada um para criar uma sociedade que beneficie todos não deve ser desperdiçada”, conclui Nilzén.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn