2025 promete transformações significativas no mercado automotivo brasileiro, com destaque para novos SUVs e a ampliação da oferta de veículos eletrificados, além da inauguração de fábricas de marcas chinesas como BYD e GWM.
O ano de 2025 traz um cenário vibrante e promissor para o setor automotivo brasileiro, com novidades que vão desde novos modelos de SUVs a um crescimento expressivo na oferta de veículos híbridos, especialmente de montadoras chinesas.
Entre as marcas que lideram essa revolução está a Volkswagen, que lançará o Tera, um SUV compacto fabricado em Taubaté (SP). Posicionado entre o Polo e o Nivus, o Tera promete aquecer ainda mais o segmento de SUVs de entrada, competindo com modelos como o Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Além disso, a marca alemã trará o Nivus GTS, uma versão esportiva equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv, reforçando a tradição de veículos GTS no Brasil.
No segmento de compactos, a Chevrolet vai renovar sua linha Onix e Onix Plus, com mudanças visuais que seguem a identidade de outros modelos da marca, como a Montana. A montadora também expandirá sua linha eletrificada com o Tracker híbrido leve (MHEV), oferecendo uma alternativa acessível de SUV com menor consumo de combustível.
A Toyota lançará o Yaris Cross (foto destaque em nossa matéria), um SUV compacto com versões a combustão e híbrida, voltado para competir com modelos como Hyundai Creta e Peugeot 2008. Essa novidade reforça a estratégia da montadora de ampliar sua oferta de veículos eletrificados.
Outra marca que aposta em híbridos é a Peugeot, que equipará o 208 e o 2008 com o motor T200 Hybrid. Embora o ganho de eficiência seja limitado, o sistema híbrido leve contribui para a redução de emissões.
No segmento premium, a segunda geração do Nissan Kicks chega ao Brasil com visual renovado, central multimídia maior e motor 1.0 turbo flex, mantendo o SUV competitivo em um mercado cada vez mais concorrido.
O protagonismo chinês também será uma das marcas de 2025, com a inauguração de fábricas de montadoras como BYD e GWM. A BYD, que começará a montar o Dolphin Mini e o Song Pro em Camaçari (BA), também promete produzir o primeiro motor híbrido flex no Brasil. Já a GWM iniciará a fabricação do Haval H6 em Iracemápolis (SP), com planos de expansão para outros modelos, incluindo a picape Poer.
Outras marcas chinesas, como GAC Motors, Omoda e Jaecoo, também estão planejando fábricas no Brasil, consolidando a presença asiática no mercado nacional.
Com uma gama diversificada de lançamentos e inovações, 2025 será um ano marcante para o consumidor brasileiro, que terá mais opções de SUVs, veículos híbridos e elétricos a preços competitivos.