A BMW apresentou o Vision Driving Experience, um veículo de testes de alta performance criado para desenvolver e refinar tecnologias que estarão presentes na futura geração de veículos elétricos da marca, a Neue Klasse. O modelo servirá como plataforma para o aprimoramento do “Heart of Joy”, sistema inovador que promete transformar a experiência de condução elétrica ao integrar propulsão, frenagem, regeneração e direção em um único superprocessador.
A montadora alemã pretende redefinir o conceito de prazer ao dirigir com o “Heart of Joy”, que estará presente em todos os modelos elétricos da Neue Klasse. A unidade de controle gerencia todas as funções de desempenho com uma velocidade de processamento até dez vezes superior à dos sistemas atuais, tornando a experiência de condução mais precisa, intuitiva e eficiente. O novo sistema será produzido em escala industrial e sua estreia oficial acontecerá no Auto Shanghai 2025.
Desenvolvido para otimizar a dinâmica de direção, o “Heart of Joy” foi testado no BMW Performance Driving Centre, em Spartanburg, nos Estados Unidos, e impressionou pela capacidade de proporcionar maior eficiência energética e resposta instantânea aos comandos do motorista. Com torque de 18.000 Nm, o sistema foi projetado para suportar situações extremas, garantindo não apenas desempenho excepcional, mas também segurança e estabilidade.
A inovação trazida pelo sistema se reflete diretamente na experiência ao volante. A regeneração de energia durante a frenagem permite que 98% das desacelerações diárias sejam feitas sem o uso dos freios convencionais, tornando o processo de frenagem mais suave e aumentando a eficiência energética em até 25%. Apenas em situações emergenciais ou de frenagem mais intensa os freios tradicionais serão acionados.
Outro grande avanço está no comportamento dinâmico do veículo. O “Heart of Joy” trabalha em conjunto com o BMW Dynamic Performance Control para oferecer curvas mais estáveis e previsíveis, permitindo ao motorista realizar menos correções na direção e garantindo uma condução mais fluida. Em velocidades baixas, como em manobras ou trânsito urbano, a resposta do sistema torna os movimentos do carro mais naturais e precisos.
Além da parte mecânica, a BMW desenvolveu um conceito visual inovador para demonstrar o funcionamento do sistema. No veículo de testes, as rodas são iluminadas em diferentes cores para indicar a função em uso: verde para aceleração, azul para regeneração de energia e laranja para frenagem tradicional. Essa solução ajuda a visualizar a atuação integrada do sistema em tempo real.
Os futuros modelos da Neue Klasse contarão com quatro superprocessadores de alta performance, cada um responsável por um conjunto específico de funções. O “Heart of Joy” será o primeiro deles, dedicado à integração entre potência e dinâmica de condução, enquanto os demais gerenciarão condução autônoma, infoentretenimento, climatização e iluminação.
A BMW aposta nessa nova arquitetura eletrônica como base para os veículos definidos por software, uma tendência que promete revolucionar a indústria automotiva. Com o “Heart of Joy”, a marca alemã pretende oferecer não apenas carros mais eficientes, mas também veículos que proporcionem uma experiência de condução mais envolvente e personalizada para cada motorista.