segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

BMW Vision Driving Experience antecipa futuro da condução elétrica com tecnologia revolucionária

Novo sistema "Heart of Joy" promete levar o prazer de dirigir a um nível inédito, combinando eficiência e desempenho com processamento dez vezes mais rápido

A BMW apresentou o Vision Driving Experience, um veículo de testes de alta performance criado para desenvolver e refinar tecnologias que estarão presentes na futura geração de veículos elétricos da marca, a Neue Klasse. O modelo servirá como plataforma para o aprimoramento do “Heart of Joy”, sistema inovador que promete transformar a experiência de condução elétrica ao integrar propulsão, frenagem, regeneração e direção em um único superprocessador.

A montadora alemã pretende redefinir o conceito de prazer ao dirigir com o “Heart of Joy”, que estará presente em todos os modelos elétricos da Neue Klasse. A unidade de controle gerencia todas as funções de desempenho com uma velocidade de processamento até dez vezes superior à dos sistemas atuais, tornando a experiência de condução mais precisa, intuitiva e eficiente. O novo sistema será produzido em escala industrial e sua estreia oficial acontecerá no Auto Shanghai 2025.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Desenvolvido para otimizar a dinâmica de direção, o “Heart of Joy” foi testado no BMW Performance Driving Centre, em Spartanburg, nos Estados Unidos, e impressionou pela capacidade de proporcionar maior eficiência energética e resposta instantânea aos comandos do motorista. Com torque de 18.000 Nm, o sistema foi projetado para suportar situações extremas, garantindo não apenas desempenho excepcional, mas também segurança e estabilidade.

A inovação trazida pelo sistema se reflete diretamente na experiência ao volante. A regeneração de energia durante a frenagem permite que 98% das desacelerações diárias sejam feitas sem o uso dos freios convencionais, tornando o processo de frenagem mais suave e aumentando a eficiência energética em até 25%. Apenas em situações emergenciais ou de frenagem mais intensa os freios tradicionais serão acionados.

Outro grande avanço está no comportamento dinâmico do veículo. O “Heart of Joy” trabalha em conjunto com o BMW Dynamic Performance Control para oferecer curvas mais estáveis e previsíveis, permitindo ao motorista realizar menos correções na direção e garantindo uma condução mais fluida. Em velocidades baixas, como em manobras ou trânsito urbano, a resposta do sistema torna os movimentos do carro mais naturais e precisos.

- Publicidade -

Além da parte mecânica, a BMW desenvolveu um conceito visual inovador para demonstrar o funcionamento do sistema. No veículo de testes, as rodas são iluminadas em diferentes cores para indicar a função em uso: verde para aceleração, azul para regeneração de energia e laranja para frenagem tradicional. Essa solução ajuda a visualizar a atuação integrada do sistema em tempo real.

Os futuros modelos da Neue Klasse contarão com quatro superprocessadores de alta performance, cada um responsável por um conjunto específico de funções. O “Heart of Joy” será o primeiro deles, dedicado à integração entre potência e dinâmica de condução, enquanto os demais gerenciarão condução autônoma, infoentretenimento, climatização e iluminação.

A BMW aposta nessa nova arquitetura eletrônica como base para os veículos definidos por software, uma tendência que promete revolucionar a indústria automotiva. Com o “Heart of Joy”, a marca alemã pretende oferecer não apenas carros mais eficientes, mas também veículos que proporcionem uma experiência de condução mais envolvente e personalizada para cada motorista.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil