A Bosch concluiu com sucesso os testes em vias públicas do seu novo sistema de freio hidráulico by-wire, cobrindo 3.300 km em diferentes condições climáticas até o Círculo Polar Ártico. O sistema, que elimina a conexão mecânica entre pedal e freios, será lançado a partir do outono de 2025 e já conta com pedidos de montadoras globais.
A tecnologia utiliza dois atuadores hidráulicos independentes – um by-wire e outro integrado ao ESP – garantindo redundância e segurança. A ausência de componentes montados no firewall proporciona mais flexibilidade para o design interno dos veículos e otimização do espaço.
Uma revolução na frenagem – Diferente dos sistemas tradicionais, o novo freio by-wire transmite os comandos do motorista por meio de sinais elétricos, eliminando cabos e componentes mecânicos. Isso possibilita:
✅ Menor peso e mais espaço interno
✅ Mais flexibilidade na montagem e produção
✅ Freios mais eficientes e resposta instantânea
✅ Maior segurança e redundância para veículos autônomos
Hagen Kuckert, gerente de projeto na Bosch, destacou o sucesso dos testes: “Demonstramos que nosso sistema by-wire pode sair da pista de testes direto para as ruas com segurança e eficiência.”
Testes extremos e chegada ao mercado – O desenvolvimento foi conduzido no centro da Bosch em Abstatt, Alemanha. Para validar o sistema, a equipe percorreu de Hamburgo até Arjeplog, na Suécia, enfrentando temperaturas extremas e diferentes condições de piso.
A Bosch prevê que até 2030, mais de 5,5 milhões de veículos estarão equipados com essa tecnologia. Além disso, a empresa já trabalha em uma versão totalmente eletromecânica, reforçando seu compromisso com a inovação e a mobilidade do futuro.