sábado, 31 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

LOTS Group e SKF criam uma das maiores rotas elétricas da Europa para transporte sustentável

Parceria com Scania e Ahréns Åkeri reduz 97% das emissões de CO₂ e torna viável o transporte pesado elétrico em rotas de longa distância.

LOTS Group, SKF e Scania firmam parceria para implementar uma das rotas mais longas da Europa para caminhões elétricos, reduzindo drasticamente as emissões de CO₂ e otimizando a eficiência logística.

A LOTS Group, empresa do Grupo Scania, e a SKF, líder mundial na fabricação de rolamentos, anunciaram uma iniciativa inédita para eletrificar a logística de longa distância na Europa. A parceria visa operar uma das rotas mais extensas para caminhões elétricos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, inovação e eficiência operacional.

- Publicidade -

A nova rota será conduzida em conjunto com a empresa de transporte Ahréns Åkeri, com expectativa de redução de 97% nas emissões de CO₂. Para garantir máxima eficiência, o planejamento prevê que 85% da quilometragem anual dos caminhões ocorra com capacidade plena, reduzindo deslocamentos sem carga e tornando a operação mais sustentável.

A revolução na logística europeia acontece com a integração entre embarcadores, transportadores e infraestrutura de recarga elétrica. Segundo Johan Palmqvist, diretor da LOTS Group na Europa, a colaboração entre LOTS, Scania e SKF prova que a eletrificação é viável mesmo para operações de longa distância. “Nosso objetivo é transformar esse projeto em uma referência para futuras soluções logísticas no continente”, enfatiza.

O impacto ambiental dessa operação é significativo: a rota, que totalizará 221.000 km por ano, permitirá a economia de 298 toneladas de CO₂, equivalente às emissões anuais de 210 carros de passeio. A iniciativa também demonstra que 60% do frete rodoviário na Europa, que percorre mais de 300 km por dia, pode ser eletrificado sem comprometer a eficiência.

- Publicidade -

A otimização logística será alcançada com um sistema circulatório inteligente: os caminhões transportam mercadorias da SKF em um sentido e da Scania no outro, garantindo um fluxo contínuo e reduzindo viagens vazias. “Esse planejamento avançado reduz custos e minimiza impactos ambientais, otimizando toda a cadeia de suprimentos”, explica Palmqvist.

A implementação será gradual, com fase inicial de testes no início de 2025 e operações plenas até o final do ano. O gerente de operações da Ahréns Åkeri, Hampus Ahrén, destaca que a capacidade total em ambas as direções e a recarga eficiente das baterias trarão benefícios ambientais e operacionais. Além disso, contratos de longo prazo permitem investimentos sólidos em tecnologia verde, tornando a parceria economicamente viável.

No Brasil, a eletrificação do transporte ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura de recarga rápida em rodovias. No entanto, a LOTS Group já iniciou sua transição energética, com a substituição de caminhões a diesel por modelos a gás natural veicular (GNV) desde 2021. Em 2024, a empresa firmou parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, focada exclusivamente em caminhões elétricos operados por motoristas mulheres.

- Publicidade -

Para Edson Guimarães, CEO da LOTS Group na América Latina, a empresa está comprometida em construir um futuro logístico sustentável, explorando oportunidades de descarbonização e parcerias estratégicas para viabilizar tecnologias de zero emissões. “Nosso foco é não apenas evoluir a logística, mas transformar todo o ecossistema da cadeia de suprimentos para um futuro mais sustentável”, afirma.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008