Scania e DHL apresentaram um caminhão elétrico inovador com gerador a combustível, permitindo ampliar a autonomia e acelerar a transição para o transporte sustentável sem a necessidade de uma infraestrutura completa de recarga. O veículo, batizado de Extended Range Electric Vehicle (EREV), será testado na rota entre Berlim e Hamburgo, demonstrando sua viabilidade no dia a dia da logística.
A grande barreira para a eletrificação total do transporte rodoviário é a infraestrutura de recarga, especialmente em períodos de alta demanda e em locais onde a rede elétrica ainda é limitada. Pensando nisso, a Scania e a DHL desenvolveram uma solução prática: um caminhão 100% elétrico que substitui uma das baterias por um gerador a combustível, garantindo energia extra para momentos críticos sem comprometer a pegada de carbono.
Gerador substitui uma das baterias
O EREV mantém a base de um caminhão totalmente elétrico, mas traz um diferencial: um gerador a combustível que substitui um dos pacotes de baterias. Isso reduz a capacidade de armazenamento elétrico, mas proporciona maior flexibilidade e autonomia, atingindo entre 650 e 800 quilômetros por tanque, comparado aos 550 quilômetros dos modelos elétricos mais avançados da Scania. Caso necessário, o reabastecimento pode ser feito em postos convencionais.
Testes operacionais e impacto ambiental
O caminhão será testado pela divisão Post & Parcel Germany da DHL, operando no transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo. Com isso, a empresa espera comprovar a eficiência do conceito antes de expandi-lo para outras rotas e mercados.
Segundo Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, essa tecnologia reduz mais de 80% das emissões de CO₂ e pode ser um passo crucial enquanto a infraestrutura elétrica ainda não está pronta para suportar uma frota totalmente eletrificada. Meyer também defende que os benefícios ambientais da solução sejam reconhecidos nos pedágios rodoviários e nos esquemas de emissões da União Europeia.
A importância das soluções de transição
O CEO da Scania, Christian Levin, reforça que a eletrificação total do transporte é o futuro, mas soluções intermediárias como o EREV são essenciais até que a infraestrutura de recarga esteja completamente desenvolvida. Ele argumenta que políticas públicas devem incentivar tecnologias que reduzam as emissões de forma realista, permitindo que a transição para o transporte sustentável ocorra de maneira mais rápida e eficiente.
Características do EREV
- Comprimento: 10,5 metros
- Peso máximo: 40 toneladas
- Motor elétrico: 230 kW (pico de 295 kW)
- Bateria: 416 kWh
- Gerador a combustível: 120 kW (inicialmente a gasolina, podendo utilizar diesel/HVO no futuro)
- Autonomia: até 800 km
- Velocidade máxima: 89 km/h
- Capacidade de carga: cerca de 1.000 pacotes (swap body), podendo rebocar um trailer adicional
A expectativa é que o EREV prove ser uma alternativa viável para reduzir as emissões e permitir um transporte mais sustentável, enquanto o setor se prepara para uma eletrificação total no futuro.