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Volvo Caminhões lidera mercado de pesados e semipesados e prepara expansão com elétricos e novas exportações

Com recordes em vendas de caminhões e ônibus, serviços ampliados e exportações para o México, Volvo prevê um ano desafiador para o setor, mas aposta em inovação e conectividade para manter a competitividade.

Volvo encerrou 2024 como líder nos segmentos de caminhões pesados e semipesados no Brasil, com 23.185 veículos emplacados e crescimento de 18%. A marca também destacou avanços em serviços e conectividade, além de iniciar exportações para o México e fortalecer sua presença na América Latina.

O ano de 2024 foi histórico para a Volvo, consolidando sua liderança no mercado brasileiro de caminhões pesados e semipesados. Com 23.185 unidades vendidas, a montadora sueca garantiu um market share de 23,7%, impulsionada pelo sucesso da linha FH e do semipesado VM. O FH 540 manteve a posição de caminhão mais vendido do Brasil pelo sexto ano consecutivo, com 7.765 emplacamentos, enquanto o FH 460 também brilhou, somando 4.956 unidades. No segmento de pesados, a Volvo alcançou um crescimento de 20%, com 18.838 caminhões emplacados, e uma participação de mercado impressionante de 30%.

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A linha VM também foi um dos destaques da marca, com 7.462 unidades comercializadas. O modelo VM 290 liderou as vendas no segmento de semipesados, com 4.026 unidades, consolidando a Volvo como referência na categoria. Além disso, a empresa manteve sua força no setor de caminhões vocacionais pesados, como os modelos voltados para mineração, setor florestal e cana-de-açúcar, onde registrou market share de 44%, 61% e 29%, respectivamente.

Outro grande trunfo da Volvo foi a expansão dos Planos de Serviços, estratégia que otimiza a manutenção e a operação dos caminhões, reduzindo custos para os transportadores. Em 2024, nove em cada dez caminhões entregues no Brasil estavam cobertos por algum plano de serviço Volvo, atingindo um total de 50 mil contratos ativos. A adesão ao Plano Ouro, que inclui manutenção inteligente, suporte operacional e conectividade via Volvo Connect, cresceu significativamente, demonstrando a confiança dos clientes na estrutura da marca.

A Condução Inteligente Volvo (CIV) também registrou um avanço expressivo, com 40% de crescimento nos contratos. Essa tecnologia utiliza Inteligência Artificial para analisar dados operacionais e identificar padrões de economia de combustível e eficiência de condução. A conectividade dos caminhões permite que transportadores recebam relatórios detalhados, comparando o desempenho com veículos de rotas e aplicações similares, facilitando a implementação de melhorias operacionais.

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Para 2025, a Volvo inicia um novo capítulo em sua história na América Latina, com o início das exportações de caminhões do Brasil para o México. A mudança ocorre em um momento em que o país está migrando para veículos de cabine avançada, abrindo espaço para os modelos FH e VM produzidos no Brasil. A América Latina, como um todo, também foi um mercado forte para a marca, que entregou 27.111 caminhões na região, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

No segmento de ônibus, a Volvo também registrou números expressivos. Pela primeira vez, o Brasil foi o líder mundial na entrega de chassis da marca, com 709 unidades licenciadas. A Volvo teve uma forte atuação no segmento de urbanos, com entregas expressivas em Curitiba e no Distrito Federal, além de avançar no setor de rodoviários premium, onde a demanda por modelos 8×2 cresceu 40%. A empresa também anunciou que, a partir de 2025, a fábrica de Curitiba será a base global de produção do chassi elétrico BZRT, um modelo articulado e biarticulado de zero emissões de CO₂.

Os serviços financeiros também acompanharam a expansão da Volvo em 2024. A Volvo Financial Services (VFS) registrou uma carteira total de R$ 24,6 bilhões, com destaque para financiamentos, consórcios e locação de veículos. O Consórcio Volvo teve um crescimento recorde de 20%, atingindo R$ 7,3 bilhões em cartas de crédito ativas, enquanto a Locadora Volvo ampliou seus ativos em mais de 50%, consolidando-se como uma alternativa viável para transportadores que buscam soluções flexíveis de aquisição.

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Apesar dos resultados positivos, a Volvo prevê um cenário mais desafiador para 2025. A marca observa uma cautela dos transportadores devido às altas taxas de juros e instabilidades fiscais, fatores que podem reduzir o volume de vendas no setor de caminhões. No entanto, a empresa aposta na tecnologia, serviços conectados e inovação sustentável como pilares para manter sua competitividade e continuar a liderar o mercado de veículos comerciais no Brasil e na América Latina.

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