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BMW inicia montagem na nova fábrica da Hungria e prepara produção do iX3 elétrico

Unidade em Debrecen avança na produção do primeiro modelo da Neue Klasse, com processos inovadores e eficiência máxima.

A BMW deu mais um passo decisivo para o futuro da mobilidade elétrica com a ativação da linha de montagem em sua nova fábrica em Debrecen, na Hungria. A unidade, projetada para produzir exclusivamente veículos elétricos, já iniciou a fabricação de protótipos do BMW iX3, o primeiro modelo da plataforma Neue Klasse.

A fábrica do BMW Group em Debrecen entra em fase final de construção com um avanço significativo: a ativação da linha de montagem, considerada o coração pulsante da planta. Esse passo representa um marco para a produção do primeiro modelo da Neue Klasse, um projeto revolucionário da BMW para veículos 100% elétricos.

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Segundo Hans-Peter Kemser, Diretor Geral da nova unidade, a montagem entrou em operação sem contratempos graças a um planejamento rigoroso baseado em simulações virtuais e à colaboração eficiente entre engenheiros locais e especialistas da rede global da BMW.

A Neue Klasse introduz uma arquitetura veicular inovadora, permitindo processos de montagem mais ágeis e simplificados. O novo conceito reduz o chicote elétrico em 600 metros, diminuindo o peso em 30% em relação à geração anterior. A modularização dos componentes também minimiza a variedade de peças e conexões, tornando a produção mais eficiente.

O BMW iX3, primeiro modelo da plataforma, já está sendo fabricado como veículo de teste na unidade húngara. A montagem conta com verificações digitais de qualidade em tempo real, tecnologia que será posteriormente implementada em outras fábricas da marca, como a unidade de Munique, prevista para iniciar a produção do sedã da Neue Klasse em 2026.

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Outro destaque do processo produtivo em Debrecen é a instalação inovadora do cockpit, pré-montado ao lado da linha principal e acoplado ao veículo poucos metros adiante. Essa abordagem, já utilizada na fábrica de Lydia, na China, melhora a flexibilidade e eficiência da produção.

A planta húngara também adota conceitos da fábrica de Leipzig, na Alemanha, como a estrutura “finger”, que possibilita um transporte direto e altamente eficiente de peças e módulos pré-montados para a linha de montagem. Essa inovação permitirá que até 80% dos componentes sejam entregues diretamente, garantindo maior agilidade e flexibilidade no processo produtivo.

O início da produção em série do BMW iX3 está previsto para o final de 2025, e a capacidade de fabricação será ampliada gradualmente. A fábrica de Debrecen não apenas marca uma nova era para a BMW no segmento de veículos elétricos, mas também se destaca como a primeira unidade do grupo a operar totalmente sem o uso de combustíveis fósseis.

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Com essa estratégia, a BMW avança na eletrificação de sua linha de veículos e reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade na indústria automotiva global.

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