segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

BorgWarner amplia portfólio na América Latina e lança sistemas EGR na Automec 2025

Empresa apresenta novas tecnologias para veículos pesados, soluções sustentáveis e reforça sua presença no mercado de reposição durante maior evento automotivo da região.

A BorgWarner lança novos produtos e aposta em tecnologias limpas, como os sistemas EGR, durante a Automec 2025, além de dobrar a garantia dos turbos fabricados no Brasil e apresentar novidades para veículos híbridos e elétricos.

A BorgWarner deu início à sua participação na Automec 2025 destacando uma série de inovações para o mercado de reposição da América Latina. A empresa apresenta tecnologias voltadas para a descarbonização e reforça seu compromisso com a mobilidade sustentável, aproveitando o evento para lançar oficialmente na região sua linha de sistemas EGR (Recirculação de Gases de Escape).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os sistemas EGR representam uma importante solução ambiental, reduzindo as emissões em motores a diesel ao redirecionar parte dos gases de escape de volta à câmara de combustão. Esse processo melhora a eficiência térmica do motor, diminuindo a formação de óxidos de nitrogênio (NOx), altamente poluentes. A tecnologia, aplicada inicialmente em motores Euro 5, agora começa a ser oferecida no mercado latino-americano, reforçando o alinhamento da BorgWarner com padrões globais de sustentabilidade.

A linha de ignição BERU®, agora disponível na região, é outro pilar importante da nova estratégia da companhia. São mais de 700 itens que passam a integrar o catálogo da BorgWarner no aftermarket local, incluindo velas de incandescência, bobinas de ignição e controladores. Esses componentes atendem mais de 28 mil aplicações, incluindo veículos de marcas como Audi, BMW, Ferrari e Porsche, garantindo qualidade e desempenho equivalentes aos produtos fornecidos às montadoras.

Comemorando 50 anos de atuação no Brasil, a BorgWarner também relança a campanha “Garantia Dobrada” para turbocompressores. Pela primeira vez, os turbos produzidos no Brasil terão garantia estendida de um para dois anos, exclusivamente para o mercado de reposição independente na América Latina. A ação reforça o compromisso com a durabilidade e confiabilidade dos componentes fabricados no país.

- Publicidade -

A empresa também aposta fortemente na sustentabilidade, apresentando seu processo de remanufatura no estande E89 da Automec. Dois turbocompressores — um antes e outro após a remanufatura — ilustram como o recondicionamento pode reduzir significativamente a pegada de carbono. Em 2023, cerca de 37% dos insumos usados globalmente pela BorgWarner foram reciclados ou remanufaturados, mostrando o foco crescente da marca na economia circular.

Os turbos remanufaturados no Brasil já contam com o selo “Remanufatura Fabricante Original”, certificado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e reconhecido pela Abipeças. A certificação assegura que os produtos seguem os mesmos padrões de qualidade dos componentes novos, proporcionando uma opção mais acessível e sustentável ao consumidor.

Entre os lançamentos, estão também 30 novos códigos de peças que cobrem mais de 80 aplicações, incluindo turbos e conjuntos centrais voltados para veículos como os flex da Volkswagen e Stellantis. Estes modelos representam cerca de 50% da frota brasileira com motores turbo flex, demonstrando a relevância da atualização do portfólio para o mercado nacional. Além disso, embreagens e hélices para ônibus Euro 5 e Euro 6 também fazem parte da linha apresentada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Por fim, a BorgWarner dá um passo decisivo rumo à eletrificação com soluções voltadas para veículos híbridos e elétricos comerciais e pesados. No estande, estão em exibição produtos como os sistemas High Voltage eFan, eHeater e baterias, além de turbos com tecnologia ball bearing, que aumentam a eficiência e a durabilidade dos motores Euro 6. As novidades reforçam o posicionamento da marca como fornecedora de tecnologias para a mobilidade do futuro.


Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende

Sistema EGR (Recirculação de Gases de Escape):
É uma tecnologia usada para reduzir a emissão de gases poluentes. Ela funciona redirecionando uma parte dos gases de escape para a admissão do motor, diminuindo a temperatura da combustão e a produção de NOx, que é um dos principais poluentes dos motores a diesel.

Turbocompressor (ou Turbo):
Componente que aumenta a potência do motor utilizando os gases de escape para comprimir o ar admitido, melhorando a eficiência da queima de combustível. Isso permite motores menores com desempenho equivalente a motores maiores, reduzindo o consumo e as emissões.

Remanufatura:
Processo em que peças usadas passam por desmontagem, limpeza, substituição de componentes danificados e testes rigorosos, retornando ao mercado com desempenho semelhante ao de uma peça nova. É uma forma sustentável e econômica de reaproveitar produtos de alto valor.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil