São Paulo, Brasil, 25 de abril de 2025 – A BorgWarner celebra 50 anos de presença no Brasil com marcos significativos no desenvolvimento e na produção de tecnologias inovadoras que ajudaram a transformar a mobilidade no país. Desde 1975, quando iniciou suas atividades com uma fábrica de turbocompressores para veículos comerciais em Campinas (SP), a empresa ampliou suas operações e hoje conta com unidades de produção em Itatiba (SP) e Piracicaba (SP). Essas fábricas são responsáveis por fabricar turbocompressores, embreagens viscosas, correntes de comando e sistemas de baterias.
Durante esses 50 anos, a BorgWarner foi pioneira em várias inovações, incluindo a fabricação de turbocompressores para motores flex de redução, um marco importante para a indústria automotiva brasileira. “Os turbocompressores da série B01 foram fornecidos para o primeiro motor 1.0 Turbo Flex produzido no Brasil, equipado no Volkswagen Up! TSI Turbo. Atualmente, cerca de 50% dos turbocompressores usados em motores flex no Brasil são fabricados em nossa unidade de Itatiba”, afirma Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.
Além disso, outro grande passo para a sustentabilidade foi a instalação, em Piracicaba, de uma fábrica dedicada à produção de sistemas de baterias para veículos elétricos comerciais, incluindo ônibus. “Em nossa planta, que começou a operar oficialmente em 2023, fabricamos os Sistemas de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), que equipam os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U”, afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery Systems no Brasil.
Ao longo de sua história no Brasil, a BorgWarner também se destacou pela produção local de produtos como o R2S, um turbocompressor de dois estágios que melhora o desempenho dos motores, e as correntes de sincronismo, com a primeira fábrica no Brasil dedicada a esse componente. A empresa também possui um centro técnico que apoia o desenvolvimento e as pesquisas voltadas para o mercado latino-americano.
A tecnologia avançada de rolamentos de esferas (ball bearing) foi outra inovação introduzida pela BorgWarner para turbocompressores da série B70H, que atendem às normas de emissões Euro 6, aumentando a eficiência da turbina e reduzindo o consumo de combustível. Com esse tipo de tecnologia, a empresa contribui diretamente para a melhoria da eficiência e para a diminuição das emissões de CO2 no Brasil.
Em relação à sustentabilidade, a BorgWarner segue comprometida com soluções de mobilidade limpa e energética eficiente. “Nossos produtos são focados na redução das emissões e viabilizam veículos de emissão zero. Em 2023, 87% de nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões”, afirma Michelle Collins, Diretora Global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.
A empresa também trabalha para a descarbonização do setor automotivo, com a produção de inversores, peças cruciais para a propulsão de veículos elétricos. Em 2023, a produção desses inversores evitou aproximadamente 1,525 milhão de toneladas de CO2 ao longo da vida útil dos veículos. A previsão é que, até 2027, a produção de inversores cresça, evitando mais de 9 milhões de toneladas métricas de CO2.
A remanufatura também é parte do compromisso ambiental da BorgWarner, que, ao longo de 30 anos, evitou o envio de mais de 24.000 toneladas de alumínio e ferro fundido para aterros sanitários. Desde 2001, a empresa mantém uma linha de remanufatura no Brasil, oferecendo produtos certificados que atendem aos padrões de qualidade de novos produtos OEM (Original Equipment Manufacturer).
Além disso, a BorgWarner busca a reciclagem de baterias para que possam ter uma segunda vida útil, utilizando-as em instalações estacionárias, especialmente em sistemas de armazenamento de energia combinados com geração renovável, contribuindo para maior estabilidade da rede elétrica.
Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende
- Turbocompressor: Componente que aumenta a quantidade de ar no motor, permitindo maior eficiência e potência. Ele é fundamental para motores mais econômicos, como os turbo flex usados em carros populares.
- Sistema de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto): Tipo de bateria utilizado em veículos elétricos, como ônibus, que oferece alta densidade de energia e durabilidade, sendo mais eficiente para carregar e descarregar em ciclos de uso contínuos.
- Inversor: Componente eletrônico que converte a corrente contínua da bateria de veículos elétricos em corrente alternada, essencial para a movimentação do motor elétrico.