Londrina será palco de um verdadeiro espetáculo de velocidade com a segunda etapa da Copa Truck 2025, que acontece nos dias 12 e 13 de abril, prometendo grandes duelos entre marcas, lendas do volante e uma torcida local inflamada pelos seus representantes.
Depois da estreia da temporada em Campo Grande, a competição desembarca no Paraná para a primeira de duas passagens pela “Capital do Café” – a outra, em outubro, deve definir os grandes finalistas do campeonato. Mas é agora, na etapa deste fim de semana, que começa a se desenhar a verdadeira hierarquia entre equipes e pilotos.
O equilíbrio técnico entre Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco ficou evidente logo na abertura do campeonato. Na classe Pro, Roberval Andrade (Mercedes) e André Marques (Volkswagen) venceram as duas corridas e lideram a tabela com 36 e 34 pontos, respectivamente. Na cola deles, Raphael Abbate e Felipe Giaffone têm 30 pontos cada, com Wellington Cirino (Iveco) logo atrás com 29.
Outros nomes que mostraram força, mas não pontuaram por problemas ou incidentes, também entram no radar da disputa: Danilo Dirani, Leandro Totti, Beto Monteiro (que retorna após cirurgia cardíaca) e Jaidson Zini deixaram boas impressões e prometem vir fortes para Londrina.
Na classe Elite, Diogo Moscato (Iveco) lidera o campeonato com 36 pontos, apenas um à frente de Pedro Perdoncini (Mercedes), enquanto Nicolas Giaffone (Volkswagen) soma 33. Mesmo sem vitórias, Moscato demonstra um atributo vital em campeonatos competitivos: regularidade – foi segundo colocado nas duas provas de Campo Grande.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna, por sua vez, é conhecido por sua pista estreita e desafiadora para os caminhões de quase cinco toneladas. As ultrapassagens são complicadas e a largada costuma ser o ponto mais crítico da corrida. Segundo Beto Monteiro, “a classificação é a chave. Vencer as duas provas é quase impossível, então é preciso escolher bem sua estratégia”.
O histórico comprova: o pole position sempre venceu a primeira prova em Londrina. Já na segunda corrida, com grid invertido, a imprevisibilidade toma conta. Em 2024, pela primeira vez, o vencedor da corrida 2 largou da frente – uma exceção que confirma a regra da “corrida do tudo ou nada”.
A torcida local terá um motivo especial para comparecer em peso: Leandro Totti, tricampeão da Truck e morador de Ibiporã, quer uma vitória em casa com sua equipe Vannucci Racing, sediada na região. O time também conta com Rodrigo Taborda e Hugo Cibien na classe Elite. “Teremos um caminhão que nasceu forte e temos o circuito no quintal de casa. Agora é hora de buscar esse sonho regional”, comenta Totti.
O Paraná é o estado com mais representantes na temporada: além de Totti e Cirino, nomes como Zini, Perdoncini, Taborda, Débora Rodrigues e a estreante Thaline Chicoski formam um esquadrão paranaense de respeito. Débora, inclusive, celebra 27 anos nas pistas e enaltece a paixão local pelas corridas de caminhões.
O evento em Londrina ainda contará com as categorias NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20, formando um pacote completo de velocidade com seis corridas no fim de semana. A Copa Truck corre domingo, com transmissão da Band, SporTV e streaming, enquanto NASCAR e HB20 têm provas no sábado e domingo, exibidas por RedeTV, ESPN, Canal UOL e plataformas digitais.
Os ingressos variam a partir de R$ 25, com opções de arquibancada, alambrado, paddock e visitação aos boxes. A programação completa já foi divulgada e inclui atividades desde a sexta-feira, com treinos, até domingo, com corridas, desfiles e visitação. A expectativa é de casa cheia e um espetáculo digno da tradição do Paraná no automobilismo.