O novo eArocs 400 é o primeiro caminhão extrapesado elétrico da Mercedes-Benz Trucks para a construção civil, unindo potência, zero emissões locais de CO2 e até 240 km de autonomia.
O eArocs 400 representa um passo decisivo da Mercedes-Benz Trucks na eletrificação do transporte pesado voltado à construção civil. Baseado na renomada linha Arocs, esse novo modelo, apresentado na Bauma 2025, traz uma proposta ousada: ser tão robusto quanto sua versão a diesel, mas com propulsão elétrica e emissões locais de CO2 zeradas.
O modelo estreia em versões de 32 e 41 toneladas com configuração 8×4, podendo ser customizado como betoneira ou basculante. Sua proposta atende diretamente às demandas urbanas, com foco em zonas de baixa emissão e ambientes sensíveis ao ruído, como áreas residenciais, centros urbanos e obras noturnas. Essa característica amplia a atuação do modelo em locais antes restritos à operação convencional.
Para garantir autonomia compatível com a realidade do setor, a Mercedes equipou o eArocs 400 com duas baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de alta durabilidade e capacidade utilizável elevada. Combinadas ao sistema de 800 volts, essas baterias entregam até 240 km de autonomia, quando usado como basculante. Na versão betoneira, o alcance chega a 200 km, mais do que suficiente para jornadas urbanas de turno único.
A potência elétrica do caminhão impressiona: são 380 kW contínuos e 450 kW de pico, transmitidos por um motor central com câmbio de três marchas. Essa configuração, aliada a eixos planetários herdados do Arocs convencional, mantém a distância do solo e a capacidade off-road necessárias para os desafios dos canteiros de obra.
No quesito infraestrutura de recarga, o eArocs 400 é compatível com carregadores de até 400 kW, utilizando o conector CCS2 em ambos os lados do veículo. A recarga de 20% a 80% das baterias pode ser feita em aproximadamente 45 minutos, garantindo agilidade para retomada das operações.
Tecnologicamente, o caminhão traz o Cockpit Multimídia Interativo 2, com tela de 12 polegadas sensível ao toque, comandos de voz e menu “Favoritos” adaptado às funções do setor de construção. Esse sistema aumenta a conectividade e facilita a operação mesmo em terrenos irregulares.
A segurança também é prioridade. O modelo vem equipado com sistemas como o Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2 e Front Guard Assist, superando as exigências do Regulamento Geral de Segurança (GSR) da União Europeia. Esses assistentes ajudam a prevenir acidentes, especialmente em ambientes urbanos complexos e canteiros com alta movimentação.
O eArocs 400 também demonstra preocupação com a estrutura robusta e durabilidade. Ele mantém suspensões de aço, para-choques reforçados, proteção metálica dos faróis e lanternas traseiras com suportes gradeados. A cabina M, galvanizada e compacta, oferece boa manobrabilidade, além de interior funcional, com beliche opcional e espaços para armazenamento.
Na Bauma 2025, a Mercedes-Benz Trucks apresenta diferentes carroçarias acopladas ao eArocs 400. Entre elas está uma betoneira HTM 905 da Liebherr, com acionamento hidráulico, e outra versão com tambor 100% elétrico da Zoomlion/CIFA, com capacidade de até 10 m³ e 44 toneladas de PBT, mostrando a versatilidade do modelo em aplicações práticas.