terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mitos da manutenção automotiva: o que é verdade e o que pode prejudicar seu carro?

Do ar-condicionado ao óleo do motor, entenda o que realmente faz diferença na conservação do seu veículo.

No Dia da Mentira, nada de cair em pegadinhas quando o assunto é manutenção automotiva! Muitos mitos persistem e podem comprometer a segurança, o desempenho e até gerar gastos desnecessários. Para esclarecer os principais equívocos, especialistas apontam o que é verdade e o que não passa de boato.

No Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, boatos e inverdades costumam se espalhar — mas quando o assunto é manutenção automotiva, acreditar em mitos pode custar caro. Dicas duvidosas sobre ar-condicionado, pneus, limpeza de painéis e uso de adesivos confundem motoristas e até profissionais da reparação, comprometendo a segurança e a eficiência dos veículos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para separar fatos de ficção e reforçar boas práticas no cuidado automotivo, a Henkel — líder global em adesivos, selantes e tratamentos de superfície — traz explicações técnicas e soluções que realmente fazem a diferença na manutenção no dia a dia. Célio Ruiz, gerente de Assistência Técnica da Henkel, esclarece os mitos mais comuns:

Um dos mitos mais populares é que usar o ar-condicionado aumenta muito o consumo de combustível, quando na verdade o impacto é mínimo, especialmente em modelos modernos. Outro erro comum é achar que pneus calibrados com mais pressão duram mais — na realidade, isso reduz a aderência e pode gerar desgaste irregular.

A troca de óleo do motor também gera dúvidas. Ainda há quem acredite que ela deve ocorrer a cada 5.000 km, mas os óleos atuais são mais avançados e o ideal é sempre seguir a recomendação do fabricante. Já na limpeza interna do veículo, usar qualquer produto no painel pode causar ressecamento e danos ao acabamento.

- Publicidade -

Outro mito é que adesivos e selantes são soluções temporárias. Na indústria automotiva, essas tecnologias são amplamente utilizadas para fixação e vedação em componentes estruturais, garantindo resistência e durabilidade.

Separar mitos da realidade ajuda a evitar desperdícios e mantém seu carro em bom estado por mais tempo. Antes de seguir “dicas” duvidosas, o ideal é sempre buscar orientação técnica especializada.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil