A Renault do Brasil deu início às atividades do novo Centro de Treinamento Renault Academy, em Jundiaí (SP), que dobra a capacidade de formação presencial e amplia a qualificação técnica da rede de concessionárias com foco em tecnologias avançadas.
Com 1.800 m² de área construída, o novo centro representa um passo estratégico da Renault na valorização da mão de obra técnica nacional, proporcionando uma trilha de formação mais robusta e alinhada às inovações do setor automotivo. A unidade atenderá mais de 6 mil profissionais da rede de 274 concessionárias em todo o Brasil.
O espaço abriga quatro salas de aula, auditório, sala de ferramentas, estúdio de gravação, áreas modulares de treinamento em oficina e espaços dedicados à formação E-Tech, voltada aos veículos elétricos e híbridos da marca.
Segundo Regina Souza, gerente de gestão de rede e treinamento da Renault do Brasil, o novo espaço também permite a criação de conteúdos digitais, ampliando o alcance dos treinamentos remotos sem perder a qualidade do ensino prático.
Uma das primeiras ações no novo CT foi o ‘Train the Trainer’ 2025, programa voltado à capacitação de instrutores do SENAI, que são responsáveis por formar os mecânicos da rede Renault em suas regiões. Participaram da edição inicial unidades do SENAI de SP, PR, RS, MG, DF e CE, com potencial para formar 300 novos profissionais por ano.
Para o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, parcerias como essa são essenciais para a formação técnica de excelência e para a competitividade da indústria automotiva brasileira no cenário global.
Adilson Torquetto, instrutor do SENAI Boqueirão (PR), com 27 anos de experiência, já treinou mais de dois mil profissionais da rede Renault. Ele destaca o valor da vivência prática no processo de aprendizagem: “O mecânico precisa mexer para entender. O treinamento presencial é essencial”.
Raimundo Silva Neto, técnico de ensino do SENAI Fortaleza (CE) desde 1981, reforça o poder do intercâmbio de conhecimento entre os instrutores: “Além do conteúdo, aprendemos muito uns com os outros, e isso eleva o nível técnico de todos os envolvidos”.
Com o novo centro, a Renault consolida sua posição como uma montadora preocupada não apenas com seus produtos, mas com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que compõem sua cadeia de valor, impulsionando a mobilidade, a tecnologia e a excelência no atendimento pós-venda.