A Volkswagen do Brasil deu um passo importante na ampliação de sua estratégia logística ao iniciar operações no Porto de Vitória, no Espírito Santo, recebendo a primeira remessa do SUV Taos importado da Argentina. A movimentação faz parte de um plano de expansão que busca maior eficiência na distribuição de veículos, impactando diretamente a logística nacional e impulsionando a economia regional.
A operação no Porto de Vitória teve início com a chegada de 32 unidades do Taos, fabricado na unidade da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina. A expectativa é de que a próxima remessa ocorra em maio, consolidando a nova porta de entrada para modelos estratégicos da marca. Entre os veículos que passarão pelo porto capixaba, está o Novo Jetta GLI, produzido no México, previsto para desembarcar no Brasil em 2025 como parte do plano de lançar 16 novos modelos até 2028.
A importação tem um papel fundamental nos negócios da Volkswagen, permitindo que a marca ofereça um portfólio mais completo aos consumidores. Em 2024, a Volkswagen importou 33.597 veículos, um crescimento de 22% em relação a 2023. Desse total, 86% vieram da Argentina, com destaque para o Taos (21.594 unidades) e a Amarok (7.386 unidades). Do México, vieram o sedã Jetta GLI (2.633 unidades) e o SUV Tiguan Allspace (1.984 unidades).
A escolha do Porto de Vitória para expandir as operações logísticas reduz a necessidade de longos trajetos terrestres, beneficiando estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o sul da Bahia. Esse movimento faz parte da estratégia da Volkswagen de descentralizar sua distribuição, tornando a logística mais ágil e sustentável.
A Volkswagen do Brasil já opera em outros portos nacionais, como Santos (SP), Paranaguá (PR) e Suape (PE). No Porto de Paranaguá, por exemplo, a marca movimentou 46.126 veículos em 2024, representando 43,79% de todas as operações de veículos no terminal. Com a nova base no Espírito Santo, a empresa amplia ainda mais sua malha logística no país.
Além da expansão na importação, as exportações da Volkswagen cresceram 117% em 2025 (jan-fev), atingindo 19.368 unidades embarcadas. Esse aumento reforça a posição da Volkswagen como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de veículos enviados ao exterior ao longo de sua história. O Polo lidera as exportações da marca, seguido pela Saveiro, T-Cross e Nivus.
O sucesso da Volkswagen em exportações se deve a uma estratégia integrada que alinha produção, vendas e logística, permitindo maior agilidade e eficiência nos embarques. A Argentina segue como o principal destino dos veículos fabricados no Brasil, absorvendo 59% das exportações da marca em 2025.
Com um modelo logístico mais robusto e distribuído, a Volkswagen do Brasil fortalece sua presença no mercado nacional e internacional, garantindo maior eficiência no transporte e atendimento aos clientes. A chegada ao Porto de Vitória representa um marco na estratégia da empresa, consolidando sua posição como referência em logística automotiva.