segunda-feira, 7 abril , 2025
28 C
Recife

Volvo Trucks e Putzmeister apresentam caminhão-bomba de concreto totalmente elétrico

Nova solução elétrica desenvolvida por Volvo Trucks e Putzmeister promete eliminar emissões e ruídos em operações de bombeamento de concreto, com desempenho surpreendente e zero poluição.

A Volvo Trucks, em parceria com a Putzmeister, apresentou um caminhão-bomba de concreto 100% elétrico a bateria, oferecendo uma solução de emissão zero, baixo ruído e alta eficiência para o setor da construção.

A eletrificação no setor da construção civil está ganhando novos capítulos com o lançamento de um caminhão-bomba de concreto totalmente elétrico, fruto da parceria entre a Volvo Trucks e a Putzmeister. Atendendo à solicitação da Swerock, parceira de longa data, as empresas desenvolveram uma alternativa limpa e silenciosa para o tradicional bombeamento de concreto movido a diesel.

- Publicidade -

A nova solução chega como um avanço importante na busca pela redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente em ambientes urbanos onde o controle da poluição e do ruído é cada vez mais exigido. Com o novo caminhão, é possível dirigir até 50 quilômetros e realizar o bombeamento de cerca de 50 m³ de concreto sem necessidade de recarga — um desempenho robusto que cobre boa parte das operações cotidianas.

Um dos grandes diferenciais do modelo é a possibilidade de carregamento contínuo durante a operação, graças ao sistema CCS (Combined Charging System). Mesmo que a demanda exija distâncias maiores ou volumes superiores de concreto, o caminhão pode continuar trabalhando enquanto é recarregado, otimizando tempo e produtividade no canteiro de obras.

O caminhão foi construído sobre a plataforma Volvo FM Elétrico 8×4 Rígido Tag Tridem, equipado com dois motores elétricos que geram uma potência contínua de 330 kW, combinados à consagrada transmissão I-Shift. Essa configuração assegura robustez, controle e suavidade, mesmo nas tarefas mais exigentes.

- Publicidade -

A bateria é um dos destaques técnicos do projeto, com capacidade total de 360 kWh, dos quais 250 kWh são utilizáveis. O carregamento pode ocorrer por meio de corrente alternada (CA) de até 43 kW, ou corrente contínua (CC) de até 250 kW, com padrão CCS2 e correntes de 63 ou 32 amperes. A operação eficiente do conjunto garante excelente autonomia energética e flexibilidade de uso.

O peso total do caminhão chega a 32 toneladas, um número compatível com as exigências do setor da construção pesada. Mesmo com essa massa, o conjunto elétrico mantém o desempenho estável e seguro, reduzindo também os níveis de vibração e ruído, o que beneficia trabalhadores e comunidades próximas.

Desde 2019, a Volvo Trucks iniciou a produção em série de veículos elétricos, consolidando sua liderança global no segmento. Atualmente, detém cerca de 50% das vendas de caminhões elétricos a bateria na Europa, com posição de destaque também na América do Norte. Já foram entregues mais de 4.900 caminhões elétricos em todo o mundo, muitos deles direcionados justamente ao setor da construção.

- Publicidade -

Com essa nova tecnologia, a Volvo reforça seu compromisso em descarbonizar toda a cadeia de transporte no setor da construção, oferecendo soluções completas para transporte, mistura e bombeamento de concreto com emissão zero. A sinergia entre inovação tecnológica e parcerias estratégicas, como com a Putzmeister, mostra que o futuro da construção pode — e deve — ser silencioso, limpo e eficiente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS
Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Transportadora Contatto

Avaliação MecOn