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Caminhões Volvo a gás disparam em vendas e prometem corte de até 100% nas emissões de CO₂

Tecnologia baseada no consagrado motor D13 combina desempenho, menor custo de operação e sustentabilidade, impulsionando a demanda em toda a Europa.

Com tecnologia inspirada em seu motor diesel mais vendido, a Volvo Trucks ampliou em mais de 25% suas vendas de caminhões movidos a gás em 2024, oferecendo uma alternativa viável e sustentável com redução de até 100% nas emissões de CO₂.

A demanda por caminhões a gás está crescendo globalmente, refletindo a busca urgente por soluções que reduzam a pegada de carbono no setor de transportes. Em 2024, a Volvo Trucks vendeu mais de 8.000 unidades com motorização a gás, registrando um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Os principais mercados que puxaram essa alta foram Suécia, Noruega, Holanda, Espanha e Reino Unido.

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A tecnologia de motores a gás da Volvo é baseada na robusta plataforma do motor diesel D13, adaptada para operar com GNL (Gás Natural Liquefeito) e bio-GNL (biogás liquefeito), com alternância automática entre os dois combustíveis. O bio-GNL é produzido a partir de resíduos orgânicos e, quando utilizado, pode reduzir as emissões de CO₂ em até 100%, considerando o ciclo completo “do poço à roda”.

Os caminhões movidos a gás da Volvo estão disponíveis nas linhas FM, FH e FH Aero, com capacidades que chegam a até 60 toneladas e autonomia de até 1.000 quilômetros. Essa versatilidade torna-os ideais não apenas para transporte regional e de longa distância, mas também para operações em construção civil.

A economia de combustível e o desempenho mantido são alguns dos diferenciais apontados por clientes. De acordo com Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks, “nossos motores a gás combinam menor custo de propriedade, pegada de carbono reduzida e produtividade contínua, oferecendo vantagens reais para empresas de transporte”.

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Com o crescimento da infraestrutura de abastecimento de biogás na Europa e incentivos fiscais voltados a combustíveis renováveis, o custo operacional desses caminhões tende a ser mais competitivo frente aos modelos a diesel. Segundo a Associação Europeia de Biogás, a produção mundial de bio-GNL aumentou 21% em 2024, ampliando o acesso a essa fonte limpa e renovável.

A Volvo aposta na tecnologia HPDI (Injeção Direta de Alta Pressão), fornecida pela empresa Cespira, para maximizar a eficiência dos motores a gás. Essa tecnologia permite que o combustível seja injetado diretamente na câmara de combustão sob alta pressão, com uma pequena quantidade de diesel usada apenas para a ignição. Quando se utiliza HVO (óleo vegetal hidrogenado) como esse combustível de ignição, a redução nas emissões de CO₂ pode atingir 100%.

Com opções de potência de 420 cv, 460 cv e 500 cv, os motores G13 LNG da Volvo oferecem torque de até 2.500 Nm, garantindo respostas rápidas, potência elevada e conforto ao dirigir. Os motoristas relatam menor nível de ruído e dirigibilidade comparável à de caminhões a diesel.

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Os caminhões a gás integram a estratégia de emissões líquidas zero da Volvo Trucks até 2040, que inclui uma abordagem tripla: veículos elétricos a bateria, elétricos a célula de combustível e modelos com motores de combustão alimentados por combustíveis renováveis. Os caminhões a gás, portanto, representam uma etapa intermediária e essencial rumo à neutralidade de carbono.

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GNL (Gás Natural Liquefeito): é o gás natural resfriado a -162 °C para se tornar líquido, facilitando seu armazenamento e transporte. Quando usado como combustível, reduz as emissões de CO₂ em até 20% em comparação com o diesel.

Bio-GNL: é o biogás purificado e liquefeito, obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Sua queima pode reduzir as emissões de carbono em até 100%, desde a produção até o uso no veículo.

HPDI (Injeção Direta de Alta Pressão): é uma tecnologia que injeta o gás e uma pequena quantidade de diesel (ou HVO) diretamente na câmara de combustão sob alta pressão, garantindo eficiência, potência e menor consumo de combustível.

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