A Citroën segue em ritmo acelerado de crescimento no Brasil em 2025, impulsionada pelo sucesso do Citroën Basalt, que registrou 1.958 unidades vendidas em abril — o melhor mês da história do modelo — e garantiu à marca 1,9% de participação no mercado nacional.
Com desempenho expressivo em abril de 2025, a Citroën consolida sua retomada no mercado automotivo brasileiro. A marca atingiu 1,9% de participação de mercado no mês e o crescimento é impulsionado principalmente pelo Basalt, o SUV Coupé mais acessível do Brasil, que vem conquistando o consumidor com estilo, preço competitivo e bom pacote tecnológico.
O Citroën Basalt alcançou a marca de 1.958 unidades vendidas em abril, ocupando a 10ª posição no segmento B-SUV e representando 53% do mix de vendas da marca no país. Com isso, abril se torna o melhor mês de vendas do modelo desde o seu lançamento, comprovando sua rápida aceitação no mercado.
“O Basalt vem subindo mês a mês no ranking de vendas e já se tornou peça-chave da estratégia da Citroën na América do Sul,” destaca Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a região. “Mesmo com a alta da indústria como um todo, conseguimos manter nossa trajetória de crescimento e reforçar nossa presença.”
No segmento B-SUV, que inclui também o Citroën Aircross, a marca apresentou alta de 221% nas vendas nos quatro primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a Citroën conquistou 4,5% de market share no segmento, um salto significativo que reposiciona a marca como uma competidora de peso entre os utilitários compactos.
Além do Basalt, o C3 também contribui para o bom momento da marca no país. No segmento B-Hatch, o modelo demonstra consistência nas vendas e segue sendo uma opção atrativa para consumidores que buscam design diferenciado, espaço interno e custo-benefício.
O Citroën Basalt é oferecido em três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. O modelo oferece dois conjuntos mecânicos — motor 1.0 Firefly e motor Turbo 200, ambos com desempenho equilibrado e foco em eficiência. Outro diferencial do modelo é o porta-malas com capacidade de até 490 litros, o maior entre os concorrentes diretos.
O pacote tecnológico também chama atenção. Todas as versões contam com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de seis alto-falantes, comandos no volante e conectividade de série.
O design em estilo SUV Coupé, algo raro entre os compactos acessíveis, contribui para o apelo visual do Basalt. Com linhas marcantes, frente elevada e caimento suave do teto na traseira, o modelo combina esportividade e robustez, destacando-se nas ruas e no showroom.
A combinação de estilo, espaço, tecnologia e preço competitivo posiciona o Basalt como um dos protagonistas da estratégia da Stellantis para a Citroën no Brasil. O crescimento da marca nos primeiros quatro meses do ano reforça a eficácia dessa abordagem, alinhada ao comportamento de um consumidor cada vez mais exigente e conectado.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Segmento B-SUV – Categoria de utilitários esportivos compactos com maior altura do solo e visual robusto, voltados para uso urbano com um toque de esportividade e versatilidade.
Motor Turbo 200 – Motorização de 1.0 litro com turboalimentação, capaz de gerar até 130 cv e 20,4 kgfm, aliando performance e eficiência energética em um bloco compacto e moderno.
SUV Coupé – Estilo de carroceria que combina elementos de utilitário esportivo com linhas de cupê, geralmente com teto mais baixo na traseira e visual mais esportivo.