quarta-feira, 14 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Citroën relembra modelos nacionais com destaque para os Xsara e C3 Picasso

Iniciativa da marca revisita a trajetória dos modelos produzidos em Porto Real, ressaltando inovação, conforto e design que marcaram época no mercado brasileiro.

A Citroën iniciou hoje uma série especial para relembrar os veículos fabricados no Brasil, começando com os modelos Xsara Picasso e C3 Picasso, que conquistaram o público com design inovador, amplo espaço interno e soluções tecnológicas inéditas para o mercado nacional.

O Citroën Xsara Picasso foi o primeiro modelo da marca produzido em solo brasileiro, saindo da linha de montagem em dezembro de 2000 na planta de Porto Real (RJ), hoje denominada Polo Automotivo Stellantis. Seu lançamento comercial aconteceu em março de 2001, marcando o início de uma nova fase para a Citroën no Brasil. A proposta do Xsara Picasso era ousada: unir design moderno, espaço interno generoso e tecnologia inédita para a época.

- Publicidade -

Um dos principais destaques era o sistema duplo de ar-condicionado, com dois evaporadores e controles independentes para os ocupantes da frente e de trás. Essa solução era inédita no mercado brasileiro e reforçava o compromisso da marca com o conforto dos passageiros. O interior espaçoso, com bancos traseiros modulares e removíveis, piso plano e inúmeros porta-objetos, transformava o Xsara Picasso em uma referência em bem-estar a bordo.

O design futurista também se destacava. A carroceria exibia linhas curvas e harmoniosas, com capô inclinado e para-brisa panorâmico que transmitiam ao condutor a sensação de estar na cabine de um avião. O perfil lateral desenhado em “arco” unia elementos como janelas, portas e para-lamas num conjunto fluido e coeso, reforçando a proposta inovadora.

Com dimensões compactas por fora, mas surpreendentemente amplas por dentro, o Xsara Picasso apresentava entre-eixos de 2,76 metros e uma “medida de conforto” de 1,71 metro entre o pedal do acelerador e o encosto do banco traseiro. O porta-malas, com capacidade de 550 litros, era o maior do Brasil à época, atendendo às famílias que buscavam funcionalidade sem abrir mão do estilo.

- Publicidade -

Em 2007, o modelo passou por uma importante reestilização, com novo para-choque dianteiro, atualizações no acabamento interno e adoção de novos padrões visuais mais sofisticados. Itens como o acabamento Gris Tramontane e revestimentos exclusivos nas versões GLX e Exclusive elevaram o padrão de acabamento do monovolume, sem perder seu apelo familiar.

No quesito motorização, o Xsara Picasso oferecia dois propulsores: o 1.6i 16V Flex, que gerava até 113 cv, e o 2.0i 16V, com 138 cv, ambos aliados a câmbios manuais ou automáticos, este último exclusivo do motor 2.0, derivado do sedã Citroën C5. Essa diversidade atendia tanto quem priorizava economia quanto quem buscava desempenho.

O Citroën C3 Picasso, lançado em 2011, trouxe uma abordagem mais urbana e compacta, seguindo a filosofia “Créative Technologie”, que combinava atributos aparentemente opostos como força e elegância, ou volume e fluidez. Com design exclusivo para o mercado latino-americano, o modelo reunia visual moderno, amplo espaço interno e praticidade para o dia a dia.

- Publicidade -

Com carroceria verticalizada e entre-eixos alongado, o C3 Picasso oferecia excelente habitabilidade. O para-brisa panorâmico em três partes garantia ótima visibilidade periférica, enquanto a traseira assimétrica, com porta-placa lateralizada, destacava a ousadia estética da linha Picasso. O porta-malas, com 403 litros de capacidade (padrão VDA), podia chegar a 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O interior era repleto de soluções funcionais: mesinhas tipo avião para os passageiros traseiros, espelho de vigilância infantil, apoios de braço e tomadas 12V e USB para aumentar o conforto e conectividade. Itens como porta-revistas, diversos porta-objetos e acabamento refinado completavam a experiência a bordo.

Sob o capô, o C3 Picasso era equipado com o motor 1.6 16V Flex de 113 cv, associado a câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas com o sistema auto-active, que ajustava eletronicamente as trocas de marcha conforme o estilo de condução, unindo conforto e eficiência em diferentes situações de uso.

A série “Citroën Produzidos no Brasil” promete relembrar com nostalgia e riqueza de detalhes os modelos que fizeram parte da história da marca no país, valorizando os marcos de inovação, design e conectividade que moldaram o perfil da Citroën junto ao consumidor brasileiro.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Evaporador – Parte do sistema de ar-condicionado responsável por resfriar o ar que será direcionado ao interior do veículo. No Xsara Picasso, havia dois evaporadores, um para a frente e outro para a traseira.

Entre-eixos – Distância entre os centros das rodas dianteiras e traseiras de um carro. Quanto maior o entre-eixos, maior tende a ser o espaço interno do veículo, especialmente para os passageiros do banco traseiro.

Câmbio auto-active – Tipo de transmissão automática que adapta o momento da troca de marchas conforme o estilo de condução do motorista, proporcionando maior conforto e economia.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008