Leandro Totti entregou uma das performances mais soberanas da Copa Truck Petrobras em Interlagos, conquistando a pole position e vencendo as duas corridas da terceira etapa da temporada 2025, solidificando sua fase iluminada diante de um público estimado em 40 mil pessoas.
Poucas vezes a Copa Truck Petrobras presenciou uma exibição tão dominante quanto a de Leandro Totti neste fim de semana da terceira etapa da temporada 2025, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Conhecido não só pelo carisma, mas também pela sua velocidade e paixão pelas corridas de caminhão, o paranaense de Ibiporã teve uma jornada perfeita no “templo do automobilismo brasileiro”. Ele conquistou a pole position no sábado e venceu as duas corridas disputadas na tarde de domingo, dia 18, com o caminhão Iveco #73 da Vannucci Racing, diante de uma casa cheia, com uma estimativa de 40 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes em Interlagos.
Na primeira corrida, o “Marvado” liderou de ponta a ponta e em nenhum momento foi ameaçado. Nem mesmo a intervenção do safety-truck nas voltas finais da disputa, que reagrupou o pelotão, representou alguma pressão adicional para Totti. Ele cruzou a linha de chegada à frente de Raphael Abbate (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e André Marques (com Volkswagen da R9 Competições), demonstrando total controle da prova.
A segunda corrida foi ainda mais impressionante. Totti largou da oitava colocação, devido à regra do grid invertido, mas rapidamente escalou o pelotão, deixando os adversários para trás. Ele teve pela frente um grande desafio: o atual campeão Felipe Giaffone, que fez uma largada incrível, superando Bia Figueiredo e Pedro Paulo Fernandes para assumir a liderança. No entanto, Totti encaixou uma bela manobra no S do Senna, colocou-se lado a lado com o Volkswagen Meteor #4 de Giaffone e fez a ultrapassagem que lhe garantiu mais uma vitória em Interlagos. Giaffone e Danilo Dirani (Iveco da Usual Racing) completaram o top-3.
Com esses resultados, Totti alcança sua terceira vitória consecutiva, vivendo uma fase iluminada que começou em Londrina, onde o paranaense triunfou na segunda prova da etapa, e agora com a dupla conquista obtida neste domingo no autódromo paulistano. “Foi incrível! Vencer duas vezes aqui em Interlagos, com toda essa gente nas arquibancadas, foi muito mais do que poderia imaginar. Mas foi sensacional, caminhão perfeito, e uma conquista que coroa um grande trabalho feito por nós todos da Vannucci Racing. Mostra que estamos realmente no rumo certo, com muita garra, determinação e muito empenho. Parabéns a todos nós. Vamos trabalhar duro para seguirmos em alta e voltarmos ainda mais fortes em Tarumã!”, comemorou o grande nome do fim de semana.
Com os resultados da etapa, Felipe Giaffone sustenta a liderança do campeonato, agora com 92 pontos. Abbate está em segundo, com 87, enquanto Totti, com suas vitórias, saltou da nona para a terceira colocação, somando 83 pontos. André Marques tem agora 79 pontos e Danilo Dirani soma 71, nove a mais que seu companheiro de equipe, Wellington Cirino. Roberval Andrade tem 59, contra 51 de Beto Monteiro e 50 de Bia Figueiredo. Jaidson Zini tem 45 e é o décimo colocado na tabela.
Detalhes das Corridas em Interlagos e Próximos Desafios
Corrida 1: O “Marvado” Soberano
Leandro Totti ocupou o lugar de honra na pole position do grid de largada em Interlagos, com Roberval Andrade completando a primeira fila. Raphael Abbate partiu da terceira posição, seguido por André Marques e Beto Monteiro. O atual campeão, Felipe Giaffone, iniciou a tarde da oitava colocação, atrás dos Iveco de Dirani e Wellington Cirino. Totti reafirmou sua performance soberana em Interlagos e não foi ameaçado em momento algum. Seu concorrente mais próximo foi Abbate, que conquistou o segundo lugar ainda na primeira volta contra Roberval Andrade. O campeão de 2018, Roberval, teve como missão lutar contra André Marques, Beto Monteiro e Danilo Dirani, que vinham mais atrás, enquanto Giaffone buscava somar pontos importantes visando a inversão do grid para a Corrida 2. Monteiro enfrentou problemas e teve que abandonar a prova, ficando parado na Curva do Lago, o que determinou o acionamento do safety-truck. Mas nem o reagrupamento do pelotão e a relargada ameaçaram a vitória do ‘Marvado’, que seguiu de forma segura para vencer pela segunda vez na temporada. Abbate foi o segundo colocado, enquanto André Marques venceu de forma emocionante um duelo com Roberval por meros 0s053 para terminar em terceiro. Dirani concluiu a disputa em quinto, seguido por Giaffone e Bia Figueiredo. Pedro Paulo Fernandes foi o oitavo e garantiu o primeiro lugar no grid da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.
Corrida 2: Um Domingo Histórico para Totti
Com promessas de fortes emoções e grandes disputas, a Copa Truck Petrobras acelerou para completar a etapa em Interlagos. A segunda corrida foi protagonizada por uma incrível largada de Felipe Giaffone, que colocou seu Volkswagen por dentro para passar de uma só vez Bia Figueiredo e Pedro Paulo Fernandes. Danilo Dirani aproveitou a manobra e também conquistou posições importantes para subir de quarto para segundo. Mas além de Giaffone, foi Totti quem roubou novamente a cena. O ‘Marvado’ rapidamente escalou o pelotão e subiu para segundo, despontando com força para ameaçar a liderança e uma possível vitória do atual campeão. Em um duelo lado a lado e com direito a uma manobra espetacular no S do Senna, Totti passou Giaffone, assumiu a liderança, partiu para vencer novamente e coroar um fim de semana perfeito e histórico em Interlagos. O atual campeão resistiu à pressão exercida por Dirani nas voltas finais para terminar em segundo, à frente do piloto da Usual Racing. Wellington Cirino salvou pontos importantes com o quarto lugar, à frente de Paulo Salustiano e Raphael Abbate. Pedro Paulo Fernandes cruzou a linha de chegada em sétimo, à frente de Bia Figueiredo, na oitava colocação.
Próximos Desafios e Resultados Detalhados
A próxima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras foi recentemente confirmada para o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Previsto para os dias 14 e 15 de junho, o quarto encontro do ano está garantido e terá lugar no tradicional circuito gaúcho após obras de melhorias de segurança, coordenadas pela Federação de Automobilismo do Rio Grande do Sul (FGA), em esforço conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Arlindo Signor, presidente da FGA, destacou o grande esforço para apoiar o autódromo na realização da obra que traz mais segurança para a pista, viabilizando a manutenção de Tarumã no calendário das grandes competições de esporte a motor do Brasil, como a Copa Truck Petrobras, que sempre fez questão de correr no local.
Resultados da Corrida 1 – Super Truck Pro:
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 13 voltas em 29min02s319
2º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s942
3º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 5s395
4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s448
5º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 7s172
6º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 7s645
7º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 16s832
8º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s876
9º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 26s952
10º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 29s679
11º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 35s729
12º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 37s238
13º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 37s613
14º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 37s772
15º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 47s108
16º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 49s565
17º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 53s218
18º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
19º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas
20º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas
Não completaram: Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 8 voltas; Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 8 voltas.
Resultados da Corrida 2 – Super Truck Pro:
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 8 voltas em 23min18s246
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s415
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1s898
4º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s075
5º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 11s745
6º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s868
7º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s936
8º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s966
9º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 14s927
10º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s906
11º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 31s837
12º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 43s781
13º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 51s853
14º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
15º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 1 volta
16º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
17º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
Não completaram: Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 6 voltas; Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6 voltas; Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 8 voltas; Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou; Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), não largou.
Classificação do Campeonato – Super Truck Pro (Top-10 – pontuação extraoficial):
1º – Felipe Giaffone, 92 pontos
2º – Raphael Abbate, 87 pontos
3º – Leandro Totti, 83 pontos
4º – André Marques, 79 pontos
5º – Danilo Dirani, 71 pontos
6º – Wellington Cirino, 63 pontos
7º – Roberval Andrade, 59 pontos
8º – Beto Monteiro, 51 pontos
9º – Bia Figueiredo, 50 pontos
10º – Jaidson Zini, 45 pontos
Calendário Definitivo da Copa Truck Petrobras 2025:
- Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
- Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
- Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos / São Paulo (SP)
- Etapa 4 – 15 de junho – Tarumã (RS)
- Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
- Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
- Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
- Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
- Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos / São Paulo (SP)
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Pole position – A primeira posição no grid de largada de uma corrida, conquistada pelo piloto mais rápido na sessão de classificação.
Grid invertido – Regra de algumas categorias de automobilismo onde os pilotos largam em posições inversas às que terminaram a corrida anterior, para promover mais disputas.
Safety-truck – Caminhão de segurança que entra na pista para neutralizar a corrida em caso de acidente ou incidente, garantindo a segurança dos pilotos e equipe.
S do Senna – Sequência de curvas no Autódromo de Interlagos, famosa por ser um ponto de ultrapassagem estratégico.