Com mais de 430 unidades em operação e produção 100% nacional, o ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U já roda em grandes capitais brasileiras e se prepara para conquistar o mercado latino-americano, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável.
O chassi urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U, desenvolvido integralmente no Brasil, é um exemplo concreto de inovação e sustentabilidade aplicada ao transporte coletivo. Desde o final de 2022, o modelo vem sendo produzido em série na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A frota já soma 436 unidades em operação, sendo 111 com carroçarias Mercedes-Benz e 325 em parceria com a Eletra, com destaque para a cidade de São Paulo, que concentra a maior parte desses veículos.
A tecnologia brasileira vem sendo testada e aprovada em diferentes regiões do país, como Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e, atualmente, Vitória, no Espírito Santo. Esses testes ocorrem em rotas regulares de transporte público, onde o desempenho do veículo elétrico pode ser avaliado em condições reais de operação urbana.
A internacionalização do eO500U também avança, com o modelo sendo levado para demonstração técnica no Chile, Argentina e, em breve, no México. O caso chileno já é um marco: o modelo foi aprovado em operação regular, atendendo aos requisitos de eficiência energética e capacidade de transporte. Isso evidencia a competitividade da solução brasileira em mercados com padrões técnicos exigentes.
O futuro da eletromobilidade na Mercedes-Benz inclui o desenvolvimento do ônibus articulado eO500UA, uma evolução que amplia a oferta da marca no segmento elétrico. Apresentado na LatBus 2024, o modelo será submetido a testes de funcionalidade e durabilidade em vias urbanas e no Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), em parceria com a Bosch. A produção está prevista para iniciar em 2026.
O compromisso da Mercedes-Benz com a mobilidade sustentável vai além da fabricação de veículos. Segundo Walter Barbosa, vice-presidente da área de Ônibus, é essencial o envolvimento de governos e da iniciativa privada para garantir o sucesso da eletromobilidade no Brasil. Isso inclui a implantação de infraestrutura de recarga e linhas de financiamento que viabilizem a aquisição de veículos elétricos.
Um ônibus com capacidade para 70 passageiros substitui, em média, 50 automóveis nas vias, afirma Barbosa, ressaltando os impactos positivos na mobilidade urbana. Além disso, a Prefeitura de São Paulo estima que a substituição de apenas um ônibus a diesel por um elétrico reduz em até 106 toneladas de CO2 por ano, contribuindo significativamente para a descarbonização do transporte público.
Apesar do avanço da eletromobilidade, a renovação da frota a diesel ainda é uma prioridade. A Mercedes-Benz também aposta em seus modelos Euro 6 com tecnologia BlueTec 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes. Programas como o Refrota são fundamentais para a atualização da frota e para garantir um transporte coletivo mais limpo e eficiente.
Outro destaque é o papel do Banco Mercedes-Benz no financiamento da mobilidade sustentável. A instituição foi pioneira na operação de linhas do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima, voltadas para a aquisição de veículos menos poluentes. Também foi a primeira a aderir ao Novo Refrota, vinculado ao Novo PAC, reforçando o suporte econômico ao setor.
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Chassi – Estrutura base de um veículo, onde são montados componentes como suspensão, motor, transmissão e carroceria. No caso dos ônibus, define o tipo de aplicação e capacidade do modelo.
BlueTec 6 – Tecnologia de controle de emissões adotada nos motores diesel Euro 6, que utiliza o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) com Arla 32 para reduzir óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.
Finame com Fundo Clima – Linha de financiamento do BNDES destinada a apoiar a aquisição de equipamentos e veículos com menor impacto ambiental, incentivando a transição para uma economia de baixo carbono.