A Jeep apresentou oficialmente a nova geração do Compass, agora com versões híbrida, híbrida plug-in e totalmente elétrica, além de visual renovado, mais espaço interno e tecnologia embarcada que coloca o SUV como um dos mais avançados da categoria.
A nova geração do Jeep Compass estreia globalmente a partir da Europa, produzida na fábrica de Melfi, na Itália, uma das bases estratégicas da Stellantis para eletrificação. O modelo será comercializado inicialmente nas versões e-Hybrid (híbrido leve), e-Hybrid Plug-in (híbrido plugável) e 100% elétrica, com até 650 km de autonomia e tração integral.
Visualmente, o Compass mantém a identidade Jeep, com elementos clássicos como a grade de sete fendas e os arcos de roda trapezoidais, mas incorpora soluções aerodinâmicas modernas como fundo plano, cantos traseiros afilados e defletores integrados. A nova geração também traz para-choques reforçados, proteção antirriscos, radar reposicionado para evitar danos e a funcionalidade Selec-Terrain de série.
Montado sobre a plataforma STLA Medium, o novo Compass se destaca pelo equilíbrio entre dimensões compactas e excelente aproveitamento de espaço. Com 4,55 metros de comprimento, oferece 55 mm a mais de espaço para as pernas no banco traseiro, além de um porta-malas com até 550 litros de capacidade, um ganho de 45 litros em relação à geração anterior. O modelo também inclui banco traseiro bipartido 40/20/40 como item de série.
Em tecnologia, o Compass foi atualizado para oferecer um pacote completo. Traz painel digital de 10 polegadas, central multimídia com tela de 16”, atualizações remotas (OTA), condução autônoma nível 2, head-up display, mudança de faixa semiautomática, acesso via smartphone e faróis de LED matrix — recursos geralmente encontrados em SUVs premium.
No quesito motorização, o Jeep Compass cobre uma ampla faixa do mercado europeu. As opções vão desde o motor híbrido leve 48V com 145 cv, passando por um híbrido plug-in de 195 cv, até três versões totalmente elétricas, incluindo uma com tração dianteira de 213 cv e outra com tração nas quatro rodas e impressionantes 375 cv. Esta última conta com motor traseiro dedicado, com redutor 14:1 e torque nas rodas traseiras de 3.100 Nm, permitindo subir rampas de até 20% mesmo com tração zero no eixo dianteiro.
A versão elétrica do Compass oferece carregamento rápido de até 160 kW, alcançando 80% da carga em apenas 30 minutos. A eficiência aerodinâmica foi aprimorada em 10%, alcançando coeficiente de arrasto (Cx) inferior a 0,3, e a autonomia elétrica chega a 650 km. O sistema inclui carregador embarcado de até 22 kW, elevando o padrão entre os SUVs eletrificados do segmento.
A Jeep já abriu pedidos para a First Edition do Compass, que combina recursos de topo como rodas de até 20 polegadas, faróis LED Matrix, seletor de terreno, proteção 360°, bancos aquecidos com ajustes manuais, condução autônoma nível 2, sensores e câmera de ré. O modelo BEV com tração dianteira tem 213 cv e 500 km de autonomia. Como opcionais, há teto solar panorâmico, bancos com ventilação e função de massagem e assistente de troca de faixa.
O lançamento do novo Compass reforça a estratégia da Jeep na Europa, que cresceu significativamente em 2024 com mais de 132 mil unidades vendidas, impulsionadas especialmente pelo sucesso do Avenger. As vendas fora da Itália cresceram 10 pontos percentuais, com destaque para Reino Unido, França e Holanda. Em 2025, a participação da marca já alcança 1,1% do mercado europeu.
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STLA Medium – É a nova plataforma modular da Stellantis projetada para veículos dos segmentos C e D. Ela suporta diversas formas de eletrificação (híbrida ou elétrica) e permite melhor aproveitamento do espaço interno, com alto nível de tecnologia e segurança.
Selec-Terrain – Sistema de gerenciamento de tração que ajusta automaticamente o desempenho do motor, câmbio e tração de acordo com o tipo de terreno (lama, areia, neve, etc.), garantindo aderência ideal em condições adversas.
Condução autônoma nível 2 – Tecnologia que permite ao veículo controlar aceleração, frenagem e direção em determinadas situações, como trânsito intenso ou rodovias, exigindo atenção constante do motorista, que pode retomar o controle a qualquer momento.