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O que acontece quando a marca esquece propositalmente a sua alma

Luxo sem motor? Marca felina corre o risco de virar peça de museu ao esquecer sua essência: design, velocidade e emoção

*Por Rodrigo Cerveira

A Jaguar está em um ponto de inflexão: ao trocar o legado da performance pelo brilho da imagem, a marca coloca em risco sua identidade e o vínculo com os verdadeiros entusiastas da alta performance.

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A Jaguar tornou-se notícia novamente, com o recente rumor de que estaria trocando sua agência de propaganda, responsável pelo rebrand polêmico. Uma vez sinônimo de velocidade e sofisticação, a Jaguar decidiu reinventar-se, focando no brilho só da beleza em vez da essência que construiu sua lenda: o produto e a performance. Entre aplausos e críticas, fica a pergunta: será essa a estrada certa?

Um desvio do destino, com o produto em segundo plano. A busca obsessiva da Jaguar por uma imagem contemporânea vai de encontro à sua própria essência. Ao esquecer a sua alma, a marca desfigura sua identidade. Em vez de ressoar com a performance e o design que a tornaram famosas, a partir da criação de produtos ícones, a campanha focou mais no poder da imagem projetada, deixando de lado o seu legado e alma, ou seja, o design, o luxo, a velocidade e a sedução do movimento.

Seduzir com espelhos, uma armadilha quando a Jaguar fica apenas na superfície, ignorando o desejo visceral dos verdadeiros devotos de automóveis de luxo, que valorizam a exclusividade, a qualidade superior, o prazer absoluto de dirigir e a performance inigualável. A marca flerta perigosamente com o erro ao não perceber que esse público anseia pela adrenalina da máquina perfeita, inatingível, mas sempre justificada.

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Ao escolher focar em sua imagem em vez de focar em suas máquinas, a Jaguar parece não estar enxergando os desafios do mercado contemporâneo. Em um mundo onde a Geração Z de alto poder aquisitivo cultua marcas e experiências autênticas, reconhecendo a sustentabilidade e olhando com ceticismo para a indústria automobilística, a Jaguar patina em um desfile de vaidades, presa a signos superficiais e, em certa medida, estereotipada do que é ser contemporânea.

Talvez seja a hora da Jaguar despertar de seu torpor e relembrar suas raízes — um legado de design ousado, performance vibrante e perigo sedutor que fala mais alto do que qualquer campanha publicitária. Uma marca felina, sexy e irresistível, com uma alma forjada na velocidade e na exclusividade das marcas de luxo.

A verdadeira elegância emerge da estrada, não só do glamour. Sem um novo rumo, a Jaguar arrisca tornar-se uma relíquia estática, ou seja, admirada na história, porém esquecida nas pistas. É hora da Jaguar abandonar o espelho e voltar ao asfalto, ou melhor, à sua alma.

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*Rodrigo Cerveira é CMO da Vórtx e co-fundador do Strategy Studio. Com 30 anos de experiência em estratégia, liderança e desenvolvimento de negócios globais e locais, é especializado em construção de marca e estratégia criativa. É formado em Publicidade e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, com Extensão em Gestão pelo INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Negócios).

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Reposicionamento de marca – Estratégia de marketing que busca alterar a percepção do público sobre uma marca, muitas vezes mudando seu foco, identidade visual ou proposta de valor.

DNA da marca – Conjunto de valores, atributos e características que definem a identidade original de uma empresa ou produto.

Geração Z – Público nascido a partir do fim da década de 1990, geralmente mais conectado com tecnologia, propósito social e preocupações ambientais.

Alta performance – Termo usado para descrever veículos com características superiores em potência, dirigibilidade e engenharia, oferecendo experiência de condução diferenciada.

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