Pedro Perdoncini conquistou neste sábado (17), em Interlagos, sua primeira pole position da temporada 2025 da Super Truck Elite, após mostrar desempenho consistente e superar adversários de peso com o Mercedes-Benz #117 da ASG Motorsport.
Na terceira etapa da Copa Truck Petrobras, realizada no icônico Autódromo de Interlagos, o paranaense Pedro Perdoncini finalmente transformou desempenho em resultado. Após um fim de semana frustrante em Londrina, onde andou bem mas teve a performance comprometida por problemas na classificação e na corrida, o piloto brilhou nos treinos livres e dominou a sessão decisiva de sábado, cravando 2min05s252.
Esta é a primeira pole de Perdoncini em 2025, quebrando a hegemonia de Nicolas Giaffone, que havia conquistado as duas primeiras posições de honra do ano. O piloto da R9 Competições, com seu Volkswagen Meteor #31, foi apenas o quarto mais rápido no Top Qualifying, surpreendido não só por Perdoncini, mas também pelo estreante Arthur Scherer, que ficou em segundo, e pelo experiente Jô Augusto Dias, o terceiro mais veloz da sessão.
Arthur Scherer, aliás, foi um dos grandes nomes do dia. Em sua primeira participação em Interlagos pilotando um caminhão, o jovem piloto da ASG Motorsport mostrou adaptação surpreendente e registrou 2min05s334, ficando a apenas 0s082 de desbancar o companheiro de equipe e conquistar sua primeira pole na categoria. A atuação destacou seu potencial em um grid cada vez mais competitivo.
Outro destaque foi Jô Augusto Dias, da R9 Competições/Odapel Racing, que garantiu a terceira colocação no grid com um desempenho sólido ao volante de seu Volkswagen, reafirmando sua constância e experiência na categoria. A quarta posição ficou com Giaffone, enquanto Djalma Pivetta, da Iveco Usual Racing, assegurou o quinto lugar, seguido por Rodrigo Taborda, representando a Vannucci Racing com um Volvo.
O líder do campeonato, Diogo Moscato, da Scuderia Chiarelli, não teve o mesmo sucesso. Ele foi excluído da fase final da classificação por emissões fora do padrão, mesma penalização sofrida por Kleber Eletric, Daniel Kelemen, Ricardo Alvarez e Hugo Cibien, que também ficaram fora da disputa pelo grid de largada da primeira corrida da etapa.
Na parte inicial da classificação, os tempos foram apertados. Jô Dias, Giaffone e Scherer lideraram a fase, com Perdoncini e outros cinco pilotos completando a lista do Top Qualifying. Foi justamente nessa última etapa da classificação que Pedro Perdoncini mostrou sua força, registrando a melhor volta da sessão logo na primeira tentativa e garantindo o direito de largar na frente na corrida deste domingo.
A emoção tomou conta dos boxes com o resultado. Perdoncini celebrou com entusiasmo: “Muito feliz pela pole! Ficamos perto em Londrina, mas agora conseguimos fazer um grande trabalho. É um momento especial para mim e para toda a equipe. Vamos com tudo para a corrida”, afirmou. O novato Arthur Scherer também vibrou: “Estar tão próximo do tempo da pole na minha estreia em Interlagos é inacreditável. Estou confiante para a corrida.”
A programação do domingo (18) em Interlagos inclui warm-ups desde às 7h45, com a corrida da Super Truck Elite marcada para as 14h10. A disputa será transmitida ao vivo pela Band, SporTV, além dos canais digitais da Copa Truck Petrobras e parceiros no YouTube.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Pole position – Posição de largada obtida pelo piloto mais rápido na classificação, largando na frente dos demais competidores.
Emissões – Referem-se aos gases poluentes liberados pelo motor do caminhão. Quando ultrapassam os limites técnicos permitidos, o piloto pode ser penalizado ou excluído.
Top Qualifying – Etapa final do treino classificatório, que reúne os pilotos mais rápidos para definir as posições principais do grid de largada.