A Valeo foi selecionada por uma montadora global premium para desenvolver e produzir um sistema avançado de radar de imagem, que viabilizará a condução automatizada condicional de Nível 3 (SAE) em veículos de passeio, sem necessidade de intervenção do motorista a até 130 km/h.
O sistema, que estreia em um projeto pioneiro com início de produção confirmado, amplia o domínio operacional da condução automatizada, permitindo que os veículos trafeguem em rodovias sem um veículo à frente e sem supervisão humana contínua. A tecnologia combina sensores de última geração, incluindo radar exclusivo da Valeo, câmeras de alta resolução e LiDAR de última geração, promovendo uma leitura precisa e segura do ambiente.
O CEO da divisão Valeo Brain, Marc Vrecko, celebrou a conquista: “Com este novo projeto, a Valeo marca um momento histórico na evolução da condução autônoma. Nossa expertise validada em tecnologias como o LiDAR para veículos de Nível 3 nos permite oferecer um sistema capaz de operar com segurança a 130 km/h, sem supervisão, reforçando nossa posição como líder confiável em inovação automotiva.”
O novo sistema de radar de imagem representa um avanço significativo em relação aos radares convencionais, superando limitações técnicas e viabilizando cenários de condução altamente automatizada em ambientes complexos como rodovias. Ele atua de forma sinérgica com sensores ópticos e LiDAR, formando um conjunto robusto de percepção veicular.
A Valeo será responsável por todo o processo: desde o design e validação até a produção em larga escala do sistema, garantindo aderência a rigorosos padrões automotivos de segurança funcional, cibersegurança e confiabilidade industrial. A fabricação se beneficiará da ampla presença global da Valeo, reconhecida por sua capacidade de escalar tecnologias automotivas de ponta com excelência.
O radar de imagem de alta performance não apenas impulsiona os sistemas de Nível 3, como também é visto pela Valeo como um pilar para viabilizar condução totalmente autônoma (Nível 4 e 5) no futuro, de forma segura e acessível. A tecnologia será incorporada ao portfólio completo de ADAS da empresa, que já inclui o LiDAR Valeo Scala, unidades de processamento, softwares e integração veicular.
Com este projeto, a Valeo fortalece sua liderança entre os fornecedores globais de tecnologias para veículos autônomos, demonstrando domínio técnico e capacidade de entregar soluções disruptivas, prontas para os desafios da mobilidade do futuro.
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Radar de imagem – Tipo de radar automotivo que oferece maior resolução e definição do ambiente em comparação aos radares convencionais, essencial para direção autônoma em alta velocidade.
Condução automatizada de Nível 3 (SAE) – Classificação que permite que o veículo dirija sozinho em certas condições, com o motorista podendo tirar as mãos do volante e os olhos da estrada.
LiDAR – Sensor óptico que utiliza feixes de laser para mapear o ambiente ao redor do veículo em três dimensões, com alta precisão.
Domínio operacional – Conjunto de condições em que um sistema autônomo pode operar com segurança, incluindo tipo de via, velocidade e condições climáticas.