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Volvo FH Aero Electric com e-axle chega em 2026 com recarga ultrarrápida e até 600 km de autonomia

Tecnologia de recarga rápida é um dos grandes diferenciais do FH Aero Electric, que será compatível com o novo padrão MCS (Sistema de Carga por Megawatts). Isso permitirá carregar de 20% a 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos.

Modelo será lançado no segundo trimestre de 2026, com autonomia de até 600 km e recarga em apenas 40 minutos, tornando viável a eletrificação do transporte rodoviário de carga pesada.

A Volvo Trucks anunciou o lançamento oficial do novo caminhão elétrico FH Aero Electric com e-axle para o segundo trimestre de 2026, quando também começará a aceitar pedidos formais do modelo. Enquanto isso, imagens e especificações técnicas já estão sendo divulgadas, e os clientes interessados podem assinar uma carta de intenção para garantir sua futura aquisição.

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Projetado especificamente para aplicações de longa distância, o FH Aero Electric mira um dos segmentos mais desafiadores na descarbonização do transporte rodoviário: o transporte de cargas pesadas em longos trajetos, responsável por uma parcela significativa das emissões de CO2 do setor. Com autonomia de até 600 km em operação 100% elétrica e capacidade de recarga ultrarrápida, o novo caminhão representa um avanço expressivo para o segmento.

A tecnologia de recarga rápida é um dos grandes diferenciais do FH Aero Electric, que será compatível com o novo padrão MCS (Sistema de Carga por Megawatts). Isso permitirá carregar de 20% a 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos, tempo que pode coincidir com a pausa obrigatória dos motoristas profissionais na União Europeia, garantindo alta produtividade sem prejuízo à operação.

Com peso bruto total de até 48 toneladas, o novo modelo apresenta capacidade de carga útil próxima à de um caminhão a diesel convencional. Esse desempenho é viabilizado pela configuração de eixos 6×2 com eixo de apoio adicional, o que permite distribuir melhor o peso das baterias extras necessárias e suportar reboques pesados.

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O coração da inovação está no novo sistema de propulsão elétrica com eixo motriz integrado, ou e-axle, que libera espaço no chassi para a instalação de mais baterias. O FH Aero Electric pode ser equipado com até oito baterias, totalizando 780 kWh de capacidade instalada, ampliando significativamente a autonomia e mantendo o desempenho mesmo em rotas extensas.

A nova versão Aero do consagrado modelo FH também estará disponível com cabine padrão, integrando-se à oferta diversificada de caminhões elétricos da Volvo Trucks. A fabricante complementa seus produtos com uma gama completa de serviços, que incluem avaliação de rotas para eletrificação, suporte à recarga eficiente tanto em trânsito quanto nas garagens das transportadoras, além de monitoramento detalhado da performance da frota elétrica.

Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, a solução é altamente competitiva graças à combinação de grande autonomia, alta capacidade de carga e recarga ultrarrápida. Ele destaca que a nova tecnologia não apenas atende às exigências do transporte de longa distância, mas o faz sem comprometer a produtividade das operações.

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A Volvo Trucks reafirma sua liderança global na eletrificação de veículos pesados, com um portfólio de oito modelos elétricos em produção. Desde o início da fabricação em série, em 2019, a marca já entregou mais de 5.000 caminhões elétricos em 50 países, ampliando a eletrificação para setores como distribuição urbana e regional, construção, coleta de resíduos e, agora, transporte de longa distância.

A estratégia de descarbonização da Volvo Trucks está baseada em três caminhos tecnológicos: veículos elétricos a bateria, elétricos a célula de combustível e motores de combustão alimentados por combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás, biodiesel ou HVO (óleo vegetal hidrotratado). A meta é alcançar emissões líquidas zero até 2040.

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E-axle – Eixo motriz elétrico integrado, que combina motor e transmissão em um único conjunto, liberando espaço no chassi para baterias.
Sistema MCS (Megawatt Charging System) – Novo padrão de recarga para veículos pesados, com potência significativamente superior aos sistemas convencionais, permitindo recargas muito mais rápidas.
Capacidade instalada de bateria (kWh) – Quantidade total de energia que as baterias do veículo podem armazenar, influenciando diretamente na autonomia.

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