segunda-feira, 16 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

ASG Motorsport domina Tarumã com três vitórias e assume a liderança das categorias PRO e ELITE

Dia inesquecível para a Mercedes-Benz: Equipe ASG celebra tripla vitória em Tarumã, com Scherer e Perdoncini conquistando o topo do pódio e a liderança do campeonato da Super Truck Elite.

A ASG Motorsport consolidou um dos seus melhores desempenhos na Copa Truck Petrobras, convertendo as poles do sábado em três vitórias neste domingo no Autódromo de Tarumã. Raphael Abbate triunfou na categoria PRO, enquanto Arthur Scherer e Pedro Perdoncini foram os vencedores na ELITE, catapultando a equipe oficial Mercedes-Benz à liderança de ambos os campeonatos.

O domingo (15) foi de grande celebração para a equipe ASG Motorsport no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). Após um sábado de destaque com a conquista de duas pole positions, o time oficial Mercedes-Benz transformou esse potencial em três vitórias nas corridas disputadas, assumindo a liderança dos campeonatos nas categorias PRO e ELITE da Copa Truck. Raphael Abbate garantiu o triunfo na PRO, enquanto Arthur Scherer e Pedro Perdoncini brilharam na ELITE, com uma vitória cada. “Trabalhamos muito para colocar todos os nossos caminhões na frente. Nesta etapa conseguimos retomar o nosso lugar de destaque dentro da categoria, mostrando por que estamos entre os principais times da categoria”, celebrou Rodrigo Machado, gestor da ASG Motorsport.

- Publicidade -

Na Super Truck Elite, a etapa de Tarumã confirmou a excelente fase da ASG. Arthur Scherer, embalado pela vitória anterior em Interlagos, largou da pole position e impôs um ritmo forte para conquistar seu segundo triunfo consecutivo. Em sua companhia na primeira fila estava o então líder do campeonato, Diogo Moscato, que vinha de uma grande jornada na temporada. Nicolas Giaffone iniciou a corrida em terceiro, seguido por Djalma Pivetta em quarto e Hugo Cibien fechando o top-5 no alinhamento inicial.

Scherer rapidamente disparou na frente, construindo uma vantagem relevante sobre seus concorrentes e confirmando sua liderança. Ele era seguido de perto por Moscato, que, por sua vez, estava sob forte pressão de Nic Giaffone. Djalma Pivetta e Rafa Lopes completavam os cinco primeiros, com Hugo Cibien em sexto. No entanto, nem tudo foi perfeito para a equipe, pois Luan Lopes enfrentou problemas e teve de retornar aos boxes.

Enquanto a luta por posições se intensificava no pelotão, Scherer mantinha uma liderança tranquila, com uma vantagem que chegou a 11 segundos sobre Moscato. Essa diferença foi neutralizada quando a direção de prova acionou o safety-truck – um caminhão de segurança que entra na pista para agrupar os veículos, similar ao safety car – após Paulo Salustiano (da categoria PRO) se chocar contra a barreira de pneus na nova chicane de Tarumã, uma sequência de curvas que visa reduzir a velocidade em trechos rápidos.

- Publicidade -

Mesmo após a relargada, Scherer demonstrou superioridade, garantindo sua segunda vitória consecutiva na temporada. No final da corrida, Nic Giaffone conseguiu ultrapassar Moscato para terminar na segunda colocação, enquanto o piloto soteropolitano garantiu mais um pódio, em terceiro lugar. Djalma Pivetta foi o quarto e Pedro Perdoncini, o quinto. Rafa Lopes concluiu em sexto, mas teve sua posição alterada para 13º após uma punição por excesso de velocidade em zona de radar. Hugo Cibien e Rodrigo Taborda completaram os oito primeiros, abrindo o grid invertido da Corrida 2.

A segunda corrida da Elite foi mais curta e intensa. Os dois caminhões da Vannucci Racing, de Taborda e Cibien, formaram a primeira fila. Taborda sustentou a liderança nas voltas iniciais, enquanto Cibien foi ultrapassado por Pedro Perdoncini, que assumiu o segundo lugar. Nic Giaffone ocupava a quarta posição, e Scherer já surgia em quinto. Perdoncini então iniciou uma perseguição acirrada a Taborda, culminando em uma ultrapassagem espetacular que começou na entrada da reta dos boxes e se concluiu na Curva 1, levando o piloto da ASG à liderança.

Logo após a ultrapassagem de Perdoncini, Nic Giaffone estava em terceiro, Scherer em quarto e Pivetta em quinto. Hugo Cibien enfrentou problemas e teve que retornar aos boxes durante uma nova intervenção do safety-truck, acionada após Maicon Roncen abandonar a prova. Durante o período de bandeira amarela – sinalização que indica perigo e a necessidade de reduzir a velocidade – Giaffone e Taborda sofreram um grande revés: uma punição de drive-through (passagem lenta pelos boxes) por excederem o limite de velocidade no radar.

- Publicidade -

Com as penalizações, Perdoncini passou a ter Scherer como seu principal adversário para a vitória na conclusão da etapa. A prova foi encerrada prematuramente com bandeira vermelha em razão de um forte acidente envolvendo Paulo Salustiano e Danilo Alamini (ambos da classe PRO). Perdoncini confirmou sua segunda vitória na temporada, com Scherer em segundo lugar e Pivetta em terceiro. Márcio Giordano garantiu o quarto lugar e Diogo Moscato salvou mais um top-5. Por não ter cumprido a punição durante a corrida, Nic Giaffone caiu para a 11ª colocação, com um acréscimo de 20 segundos ao seu tempo total de prova.

Arthur Scherer, o novo líder do campeonato da Elite, celebrou a performance da ASG Motorsport e sua fase de estreia. “Muito feliz com o nosso resultado aqui. Quero agradecer muito aos nossos parceiros e à ASG Motorsport por todo o trabalho e a eficiência. Sem eles, não conseguiria fazer tudo o que tenho feito aqui. Foi um resultado fantástico. Muito contente, mas o campeonato nem chegou à metade, temos muitas provas e será um desafio. Temos grandes pilotos, e é um prazer dividir a pista com esses caras. É um processo. Vamos fazer uma corrida por vez até chegar à última etapa”, declarou o paulista.

Pedro Perdoncini, que iniciou o domingo largando em nono no grid, comemorou a superação de sua equipe. “Depois de uma classificação complicada, largando lá de trás, fizemos uma corrida pensada como um jogo de xadrez para tentar ganhar a segunda prova, marcar o máximo possível de pontos e seguir vivo no campeonato. Foi fundamental para ver o potencial que nós temos no caminhão. Vamos dar muito trabalho até o fim da temporada”, afirmou o também piloto da ASG Motorsport, demonstrando foco total na briga pelo título.

Classificação do Campeonato (Super Truck Elite – Extraoficial)

Após quatro etapas e oito corridas disputadas, a liderança da Super Truck Elite mudou pela primeira vez na temporada. Arthur Scherer agora lidera o campeonato com 130 pontos, oito a mais que Diogo Moscato, que ocupava a ponta desde a etapa inaugural em Campo Grande. Pedro Perdoncini está em terceiro, somando 111 pontos, seguido por Nicolas Giaffone, quarto, com 93 pontos, empatado com Leo Rufino. Djalma Pivetta aparece em sexto, com 90. Hugo Cibien e Ricardo Alvarez estão empatados em sétimo, com 68 pontos. Kleber Eletric tem 64, e Rodrigo Taborda fecha o top-10, com 52 pontos.

A próxima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras já tem data marcada e será realizada no fim de semana de 11 a 13 de julho no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Resultados das corridas deste domingo em Tarumã na classe Super Truck Elite:

Corrida 1

1º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 15 voltas em 27min59s392

2º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 3s851

3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 5s843

4º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 6s578

5º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s061

6º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 9s244

7º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 16s343

8º – Marcio Giordano (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 17s257

9º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 18s409

10º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 20s471

11º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 21s008

12º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 22s731

13º – Rafa Lopes (R9 Competições/Volkswagen), a 27s587

14º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 2 voltas

15º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas

Não completaram

Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 4 voltas

Luan Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas

Beto Cavaleiro (Dmais Motorsport/Mercedes-Benz), não largou

Corrida 2

1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 16min46s021

2º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s172

3º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s502

4º – Marcio Giordano (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 3s202

5º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 3s572

6º – Rafa Lopes (R9 Competições/Volkswagen), a 3s852

7º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s474

8º – Luan Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s966

9º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s039

10º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 9s384

11º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 20s685

12º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 29s505

13º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 1 volta

Não completaram

Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo)

Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz)

A Copa Truck Petrobras tem o patrocínio Petrobras Governo Federal.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Pole Position – A primeira posição no grid de largada, conquistada pelo piloto que faz o melhor tempo na sessão classificatória.

Safety-Truck – Um caminhão de segurança que entra na pista para neutralizar a corrida, agrupando os competidores em fila indiana, geralmente em situações de perigo.

Chicane – Uma sequência de curvas fechadas e alternadas em um circuito, projetada para reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança em trechos de alta velocidade.

Inversão do Grid – Uma regra de algumas categorias do automobilismo onde as posições de largada dos primeiros colocados de uma corrida são invertidas para a corrida seguinte, visando mais disputas.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008