Exportado em regime CKD, o O 500 RS 1936 começa a ser montado no Vietnã e já circula em demonstração na Tailândia, com nova unidade a caminho de Taiwan.
A Mercedes-Benz do Brasil amplia sua presença no mercado asiático com a exportação do chassi rodoviário O 500 RS 1936 para a região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o modelo chega ao continente em regime CKD (completamente desmontado), reafirmando o papel do Brasil como centro global de competência em desenvolvimento de chassis de ônibus dentro do grupo Daimler Buses.
A primeira unidade foi enviada à empresa THACO, representante da marca no Vietnã, que realizou a montagem completa do chassi com carroçaria local. O veículo foi exportado como ônibus integral para a Tailândia, onde será utilizado em ações de demonstração e venda por meio do concessionário local da Mercedes-Benz. Outra unidade, também em CKD, foi despachada para Taiwan, com entrega prevista para agosto de 2025, ampliando a presença da marca no continente.
“O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para chassis de ônibus e também um polo estratégico de produção para atender cerca de 50 países”, explica Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A entrada em novos mercados emergentes reforça nossa presença na Ásia e expande o alcance internacional da produção nacional.”
Potência, conforto e tecnologia embarcada
O chassi O 500 RS 1936 é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, de 6 cilindros, 12 litros, capaz de entregar 360 cv a 1.800 rpm e torque de 1.850 Nm a 1.100 rpm, em conformidade com a norma Euro 5 — exigência ambiental vigente na Tailândia. O conjunto mecânico conta com transmissão automatizada ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, que possui overdrive e retarder integrado, entregando trocas suaves, economia de combustível e menor custo de manutenção.
Outro ponto de destaque é a suspensão pneumática integral, com dois bolsões de ar no eixo dianteiro e quatro no traseiro, além de amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O modelo possui sistema de regulagem da suspensão, assegurando elevado conforto mesmo em rotas mais exigentes.
O chassi pode ser configurado com freios a disco ou tambor, além de tecnologias de segurança ativa como ABS, EBS, ASR (controle de tração) e ESP (controle eletrônico de estabilidade). Esses recursos reforçam o compromisso da Mercedes-Benz com a segurança operacional em viagens de longa distância.
“Nossos chassis O 500 são reconhecidos pelo alto padrão de conforto, segurança e robustez, com excelente custo operacional”, afirma Augusto França, gerente de Vendas e Marketing – Exportação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “São produtos que entregam qualidade, desempenho e rentabilidade ao cliente final.”
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- CKD (Completely Knocked Down): regime de exportação no qual o veículo é enviado desmontado para montagem no destino, reduzindo custos e impostos.
- OM 460 LA: motor Mercedes-Benz de 12 litros, ciclo diesel, com elevado torque e robustez para aplicações rodoviárias pesadas.
- ZF Traxon 12TX BO: transmissão automatizada de 12 marchas com retarder, que oferece trocas suaves e reduz desgaste dos freios.
- ESP (Electronic Stability Program): sistema de controle de estabilidade que corrige a trajetória em curvas e situações de emergência.