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Cummins, Vale e Komatsu avançam com projeto pioneiro de caminhão de mineração movido a etanol/diesel

Nova célula de teste confirma tecnologia bicombustível para reduzir até 70% das emissões de caminhões de grande porte

A Cummins Inc., líder global em tecnologia de energia, anunciou o comissionamento bem-sucedido de uma nova célula de teste para motores a etanol, consolidando seu projeto conjunto com a Vale e a Komatsu para desenvolver um caminhão de transporte de mineração movido a uma mistura de etanol e diesel.

A iniciativa visa a descarbonização do setor de mineração ao reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, mantendo a produtividade dos veículos.

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Lançado em julho de 2024, o programa adapta motores diesel existentes para operar com até 70% de etanol, uma inovação significativa para caminhões com capacidade entre 230 e 290 toneladas — os primeiros desse porte a utilizar etanol em larga escala. Segundo o projeto, a substituição pode reduzir as emissões de CO₂ em até 70%, além de diminuir óxidos de nitrogênio e material particulado, sem comprometer o desempenho.

Luke Mosier, líder de inovação da Cummins, destacou que o sistema bicombustível oferece benefícios expressivos para a indústria mineral, permitindo a utilização da infraestrutura e frotas atuais, facilitando a transição energética sem perda operacional. Os testes do motor QSK60 devem prosseguir até 2026, quando as avaliações de campo terão início nas instalações da Komatsu.

A Cummins reforça seu compromisso com soluções práticas e sustentáveis, conforme afirma Gbile Adewunmi, vice-presidente da unidade de sistemas de energia: “Nosso desenvolvimento de rotas para combustíveis de baixo carbono, como o etanol bicombustível, demonstra dedicação em reduzir emissões e garantir desempenho confiável.”

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Para a Vale, o projeto é essencial para cumprir suas metas de sustentabilidade. Carlos Medeiros, vice-presidente executivo de operações da empresa, ressaltou que o etanol é combustível prioritário para reduzir o uso de diesel, com objetivo de diminuir 33% das emissões dos escopos 1 e 2 até 2030. Considerando que caminhões de transporte são grandes consumidores de diesel, a iniciativa representa um avanço crucial na redução do impacto ambiental da mineração.

Dan Funcannon, vice-presidente sênior de transporte da Komatsu, e Ricardo Alexandre, vice-presidente de mineração da Komatsu Brasil, reforçam o valor do projeto como uma tecnologia de transição prática, escalável e fundamental para a descarbonização da mineração no Brasil. Eles ressaltam a importância da colaboração entre Komatsu, Vale e Cummins para um futuro mais sustentável.

As novas células de teste da Cummins, localizadas em Seymour, Indiana (EUA), representam investimentos em infraestrutura de ponta para pesquisas em combustíveis de baixo carbono. Elas suportam motores de alta potência, de 38 a 95 litros, com ambiente controlado para medições precisas de emissões, armazenamento seguro de combustíveis e condições ideais para testes rigorosos.

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Célula de teste: Ambiente controlado para avaliação e medição precisa do desempenho e emissões de motores sob diferentes condições.

Motor bicombustível: Motor capaz de operar com duas fontes diferentes de combustível, como etanol e diesel, alternando ou combinando-os.

Descarbonização: Redução das emissões de carbono, especialmente gases de efeito estufa, para mitigar as mudanças climáticas.

Escopo 1 e 2: Classificação das emissões diretas (Escopo 1) e indiretas provenientes do consumo de energia (Escopo 2) em uma organização.

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