A Fórmula E e a FIA divulgaram o calendário provisório para a Temporada 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, validado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. Com 18 corridas em 12 cidades globais, a temporada terá a maior extensão da história, incluindo a estreia em Madri e no Autódromo Internacional de Miami. São Paulo, no Brasil, terá a honra de abrir a temporada em 6 de dezembro de 2025, pelo segundo ano consecutivo, reafirmando sua posição como um centro importante para o automobilismo elétrico e sustentável.
A Fórmula E e a FIA anunciaram o primeiro calendário provisório para a Temporada 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, após a validação da reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. A Temporada 12 do campeonato totalmente elétrico promete ser a mais extensa até agora, com um total de 18 corridas em 12 cidades globais, destacando a inclusão de novas provas em Madri e no Autódromo Internacional de Miami.
Quebrando recordes, a temporada terá seu início em 6 de dezembro de 2025 nas ruas vibrantes de São Paulo, Brasil. Será a segunda vez que a cidade brasileira sedia a abertura de uma temporada da Fórmula E, um reconhecimento da paixão e do engajamento do público local. O retorno a São Paulo, terra natal de lendas do automobilismo como Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi, promete mais um espetáculo de corrida emocionante no Sambódromo do Anhembi, local que já se consolidou como um favorito dos fãs.
Após a etapa brasileira, a Fórmula E segue para a Cidade do México em janeiro. A grande novidade nos Estados Unidos será a primeira aparição da Fórmula E no Autódromo Internacional de Miami, em 31 de janeiro. A corrida de rua elétrica de alta velocidade se aproximará de um dos mais amados centros esportivos dos EUA, na Costa Leste, após o sucesso do evento EVO Sessions realizado em março de 2025 no mesmo local.
Em fevereiro, haverá uma rodada dupla noturna sob as luzes de Jeddah, na Arábia Saudita. Março marcará a estreia de Madri no calendário, no histórico Circuito de Madri-Jarama. Esta é a primeira vez que a Fórmula E corre na capital espanhola e o primeiro evento de Campeonato Mundial de automobilismo realizado na cidade em 37 anos, desde 1989, um marco para a cidade e para a categoria.
Entre as sedes que retornam, Berlim, Tóquio e Xangai sediarão fins de semana de rodada dupla, reforçando sua importância no circuito. Mônaco continua como a joia da coroa do automobilismo, sediando duas corridas consecutivas em seu icônico circuito de rua, algo raro para provas de Campeonato Mundial e que se repete após a estreia do formato em maio último. A temporada se encerrará novamente em Londres, com uma rodada dupla no Excel, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, marcando o fim da era GEN3 Evo.
Duas outras localidades para completar o calendário ainda aguardam confirmação pública, com negociações finais em andamento com as autoridades locais. O calendário final será revelado e ratificado em futuras reuniões do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.
A sustentabilidade tem sido um pilar fundamental no planejamento do calendário. Houve um cuidado especial com o agrupamento continental de eventos nas Américas, Europa e Ásia/Região do Pacífico. Essa estratégia visa reduzir a logística de transporte de carga e, consequentemente, as emissões de CO2, maximizando a eficiência entre as regiões e reforçando o compromisso da Fórmula E com a responsabilidade ambiental.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, expressou seu entusiasmo: “Este calendário é o mais competitivo de todos, misturando locais novos e existentes com circuitos lendários que definem a Fórmula E. Com maior atenção à estabilidade do calendário, estamos nos tornando mais fáceis de encontrar, interagir e participar, gerando maior fidelidade e amor dos fãs. Nossa estreia em Madri e o aumento no total de corridas demonstram nossa missão e intenção de aumentar continuamente a série em mercados importantes, enquanto a corrida no Autódromo Internacional de Miami leva nossa presença nos EUA a outro nível em uma instalação de primeira classe.”
Alberto Longo, Cofundador e Diretor de Campeonato da Fórmula E, acrescentou: “Estamos incrivelmente orgulhosos da presença global que construímos para nossa Temporada 12, abrangendo 2025 e 2026. Com pelo menos dois novos circuitos fantásticos se juntando à impressionante lista, incluindo o que será uma corrida em casa para mim, em Madri, algo que há muito tempo é um objetivo meu, estamos aumentando a diversidade do que os fãs podem esperar, mantendo-nos fiéis ao nosso DNA com uma mistura de circuitos de rua e circuitos fixos. É isso que torna nossas corridas tão empolgantes e atraentes de assistir.”
O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o Presidente da SPTuris, Gustavo Pires, também celebraram a confirmação do E-Prix na capital paulista, destacando a prontidão da cidade para sediar grandes eventos e o impacto positivo no turismo e na promoção da sustentabilidade.
Calendário provisório 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Evento | Rodada | Local | Data |
1 | 1 | São Paulo, Brasil | 6 de dezembro de 2025 |
2 | 2 | Cidade do México, México | 10 de janeiro de 2026 |
3 | 3 | Autódromo Internacional de Miami, EUA | 31 de janeiro de 2026 |
4 | 4 e 5 | Jeddah, Arábia Saudita | 13 e 14 de fevereiro de 2026 |
5 | 6 | Madri-Jarama, Espanha | 21 de março de 2026 |
6 | 7 e 8 | Berlim, Alemanha | 2 e 3 de maio de 2026 |
7 | 9 e 10 | Monte Carlo, Mônaco | 16 e 17 de maio 2026 |
8 | 11 | *A confirmar | 30 de maio de 2026 |
9 | 12 | *A confirmar | 20 de junho de 2026 |
10 | 13 e 14 | Xangai, China | 4 e 5 de julho de 2026 |
11 | 15 e 16 | Tóquio, Japão | 25 e 26 de julho de 2026 |
12 | 17 e 18 | Londres, Reino Unido | 15 e 16 de agosto de 2026 |
*A ser anunciado em uma próxima reunião do WMSC da FIA, ainda em 2025.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Calendário provisório – Um cronograma de eventos que ainda não está totalmente finalizado e pode sofrer alterações antes de sua confirmação oficial.
Autódromo Internacional de Miami – Um circuito de corrida localizado em Miami, Estados Unidos, conhecido por sediar grandes eventos automobilísticos, incluindo a Fórmula 1.
Sambódromo do Anhembi – Local icônico em São Paulo, Brasil, conhecido por sediar o Carnaval e que tem sido adaptado para receber as corridas da Fórmula E.
GEN3 Evo – Referência à geração atual dos carros da Fórmula E, que está em constante evolução, com o “Evo” indicando uma versão aprimorada da terceira geração.