Com estreia mundial marcada para 20 de junho, o Volkswagen Golf GTI Edition 50 já entra para a história ao registrar a volta mais rápida de um modelo de produção da marca em Nürburgring Nordschleife, completando o percurso de 20,8 km em 7:46.13 minutos.
A bordo do protótipo mais apurado da linhagem GTI, o piloto e engenheiro Benny Leuchter conduziu o hatch esportivo a um novo patamar de desempenho. A volta cronometrada no circuito alemão marca um feito inédito para a Volkswagen e celebra, de forma antecipada, os 50 anos do Golf GTI – comemorados oficialmente em 2026 com o início das vendas do Edition 50 na Europa.
O novo Golf GTI Edition 50 será um dos destaques da próxima edição das 24 Horas de Nürburgring, com apresentação oficial marcada para o mesmo dia da tradicional prova de endurance, que acontece no circuito onde o recorde foi registrado.
Pacote de performance faz a diferença
O modelo responsável pelo recorde contava com o novo pacote de performance que será oferecido ao público: suspensão ajustada para pista, rodas forjadas de 19 polegadas e pneus Bridgestone Potenza Race semi-slick. A combinação contribuiu para uma expressiva redução de massa não suspensa, elemento essencial para aumentar a precisão nas curvas e a resposta em alta velocidade.
Segundo Leuchter, “o conjunto do GTI Edition 50 permite ao piloto seguir a linha ideal com precisão e segurança, mesmo diante das exigências do traçado de Nürburgring. A confiança com que o carro enfrenta as variações do asfalto é impressionante”.
Comparativos com modelos anteriores
O desempenho superou marcas anteriores de modelos da própria Volkswagen. Em 2016, o mesmo piloto completou a volta em 07:49.21 com um Golf GTI Clubsport S (310 cv), com tração dianteira, tempo que não incluía os 200 metros iniciais da arquibancada T13. Em 2022, com o Golf R 20 Years (333 cv e tração integral), Leuchter obteve 07:47.31, também sem essa medição adicional.
Desta vez, o tempo de 07:46.13 inclui toda a extensão do circuito, o que torna o feito ainda mais expressivo. Uma análise do vídeo onboard da nova volta mostra que, em condição equivalente aos recordes anteriores, o GTI Edition 50 teria completado o traçado em 07:41.27 – consolidando sua superioridade.
Golf GTI de volta ao Brasil
O novo Golf GTI Edition 50 ainda será classificado como veículo de pré-série nos registros oficiais de Nürburgring até o início da produção em série. Enquanto isso, no Brasil, a Volkswagen prepara o retorno do Golf GTI regular, reforçando sua linha de esportivos dentro do programa VW Legends, que também inclui o Nivus GTS e o novo Jetta GLI.
O modelo que já foi ícone de performance e estilo entre os entusiastas brasileiros promete atrair novamente os apaixonados por hatches esportivos, agora com tecnologia e acerto aprimorados.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- Massa não suspensa: componentes do veículo que não são sustentados pela suspensão (como rodas e freios), e cuja redução melhora o comportamento dinâmico.
- Pneu semi-slick: tipo de pneu com menos sulcos, usado em competições ou performance extrema, que proporciona maior aderência em pista seca.
- Volta cronometrada em Nürburgring: tempo registrado ao redor do circuito Nordschleife, usado como referência mundial para desempenho de veículos.
- Pacote de performance: conjunto de itens opcionais voltados para aumentar o desempenho dinâmico do veículo, incluindo suspensão, rodas e pneus especiais.