A fábrica da GWM Brasil em Iracemápolis (SP) recebeu, no último dia 30, a visita do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em um momento decisivo da preparação para o início da produção local previsto para julho de 2025.
Durante a visita, o ministro percorreu diversos setores da planta, com destaque para a cabine de pintura, que será responsável por aplicar o acabamento em 100% dos veículos produzidos localmente, demonstrando o compromisso da empresa com a nacionalização dos processos produtivos. Luiz Marinho também testou dois modelos da marca disponíveis no mercado brasileiro: o Tank 300 e o Haval H6 GT, elogiando o desempenho dinâmico e o alto nível de tecnologia embarcada nos veículos.
O ministro interagiu com os colaboradores da unidade durante o almoço no refeitório e conheceu os recém-contratados que estão sendo treinados para atuar nas linhas de montagem. Ele reforçou a importância da iniciativa da GWM ao destacar que o Brasil deve ser protagonista na produção de tecnologias limpas, o que passa obrigatoriamente pela geração de empregos e pelo fortalecimento da indústria nacional.
Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM, ressaltou o simbolismo da visita: “Estamos na reta final para iniciar a produção nacional, e a presença do ministro reafirma o peso que nosso projeto tem para o desenvolvimento industrial do país.”
A unidade de Iracemápolis será inaugurada oficialmente em julho de 2025, com capacidade inicial de 50 mil veículos por ano. O primeiro modelo a ser produzido será o Haval H6 híbrido, seguido pela picape média Poer e o SUV de sete lugares Haval H9, ambos também confirmados para a linha de montagem. O portfólio reafirma a estratégia da GWM de atender diferentes segmentos com produtos de alta tecnologia e foco em sustentabilidade.
Até o final de 2025, a empresa terá criado pelo menos 800 empregos diretos. Em médio prazo, a planta atingirá uma capacidade de 100 mil unidades/ano, com foco também em exportações para a América Latina e geração de mais de 2 mil empregos diretos. O projeto contempla ainda a transformação do Brasil em um polo estratégico de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ampliando a cadeia local de fornecedores e fortalecendo a engenharia nacional.
Desde a aquisição da antiga planta da Mercedes-Benz, a GWM já investiu R$ 4 bilhões na reativação da fábrica e estruturação da operação brasileira. Para o período entre 2027 e 2032, está previsto um segundo ciclo de investimentos de R$ 6 bilhões, voltado à ampliação da capacidade produtiva e ao desenvolvimento de veículos projetados no Brasil. Somados, os dois ciclos representam R$ 10 bilhões em investimentos no país em 10 anos, com foco em tecnologia, sustentabilidade e valorização do trabalho local.
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Cabine de pintura – Estrutura responsável por aplicar camadas de tinta e acabamento aos veículos durante o processo produtivo, com controle rigoroso de partículas e umidade para garantir qualidade e durabilidade.
Tecnologias limpas – Soluções tecnológicas que reduzem o impacto ambiental, como veículos híbridos, elétricos e processos industriais com menor emissão de poluentes.
Capacidade instalada – Refere-se ao volume máximo de produção que uma planta pode atingir em condições ideais de operação, considerando turnos, infraestrutura e mão de obra disponível.
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Conjunto de atividades voltadas à criação e aperfeiçoamento de produtos, tecnologias e processos, sendo um pilar estratégico para a inovação industrial.