Um navio de transporte de veículos, o “Morning Midas”, com 3.159 carros zero quilômetro a bordo, dos quais 800 são veículos elétricos (VEs) e híbridos, está em chamas na costa do Alasca, EUA, desde terça-feira (3). A tripulação foi evacuada em segurança, mas o incêndio, que teve início em um deque que armazenava esses veículos eletrificados, tem se mostrado extremamente difícil de controlar devido às altas temperaturas e ao risco de reignição das baterias de íons de lítio, que podem atingir mais de 2.700°C. O navio, com bandeira da Libéria, saiu da China e estava a caminho do México.
Um grave incêndio consome o navio de transporte de veículos “Morning Midas” há mais de uma semana na costa do Alasca, nos Estados Unidos. A embarcação, que partiu de Yantai, na China, com destino a Lazaro Cardenas, no México, carregava 3.159 veículos zero quilômetro, sendo 800 deles elétricos e uma parte significativa híbridos. O fogo teve início em um dos deques internos onde estavam armazenados esses veículos eletrificados de diferentes marcas chinesas, levando a tripulação a abandonar o navio na terça-feira, 3 de junho.
Os 22 membros da tripulação foram evacuados em segurança, informou a operadora da embarcação, a Zodiac Maritime, que agora se concentra na salvatagem do navio. O “Morning Midas”, com bandeira da Libéria, estava a aproximadamente 482,8 km a sudoeste de Adak, no Alasca, quando o incêndio começou.
Desafios no Combate ao Fogo de Veículos Elétricos e Híbridos
A principal dificuldade em extinguir as chamas está diretamente relacionada às baterias de íons de lítio presentes nos veículos elétricos e híbridos. Essas baterias contêm eletrólitos inflamáveis e outros materiais altamente reativos que, se não desativados corretamente, podem gerar curto-circuitos e iniciar ou acelerar incêndios. Quando queimam, essas baterias podem atingir temperaturas superiores a 2.700 graus Celsius, funcionando como um acelerador de chamas e tornando o combate ao incêndio extremamente complexo e com alto risco de reignição.
Apesar de um rebocador com capacidade de lançar jatos d’água ter chegado ao local na segunda-feira (9), a embarcação conseguiu apenas monitorar o navio devido à intensidade do fogo e à distância da costa. A previsão é que outros dois rebocadores semelhantes cheguem nos próximos dias para auxiliar na tentativa de debelar as chamas, que persistem há oito dias.
Aumento de Incidentes em Embarcações
Este incidente se soma a uma crescente preocupação no setor de seguros. Em 2022, um navio transportando 4.000 carros de luxo afundou na costa dos Açores após pegar fogo. De acordo com a seguradora Allianz Commercial, incidentes de incêndio a bordo de embarcações, especialmente em porta-contêineres, transportadores de automóveis e navios roll-on/roll-off, atingiram o nível mais alto em uma década em 2024. A seguradora alerta que “o risco permanece significativo devido ao tamanho desses navios e às complexidades envolvidas no combate a incêndios e na salvatagem”.
- Dificuldade de Combate: Incêndios em navios, especialmente aqueles com veículos elétricos, são extremamente difíceis de apagar. As baterias de íons de lítio desses veículos podem queimar a altas temperaturas e são propensas a reignições, exigindo grandes quantidades de água e equipamentos específicos. O ambiente confinado dos navios cargueiros também dificulta a ventilação e o acesso dos bombeiros.
- Origem do Fogo: Acredita-se que o incêndio tenha começado em um dos conveses que armazenavam veículos elétricos e híbridos. As causas exatas ainda estão sob investigação.
- Abandono da Tripulação: A tripulação de 22 pessoas seguiu os protocolos de contenção de incêndio, mas sem sucesso, e precisou abandonar a embarcação. Eles foram resgatados pela Guarda Costeira dos EUA.
- Perdas Significativas: É muito provável que a maioria, senão todos, os veículos a bordo sejam perdidos. O navio estava indo da China para o México.
- Desafios para o Resgate: A distância da costa dificulta a chegada de rebocadores com capacidade de combate a incêndios. Mesmo quando chegam, a água salgada não pode ser usada diretamente para apagar as baterias, sendo necessária água dessalinizada.
- Aumento de Incidentes: Relatórios como o da Allianz em 2025 já apontavam um aumento nos incidentes desse tipo nos últimos dez anos, destacando os riscos significativos do transporte marítimo de veículos, especialmente os eletrificados.
A situação do Morning Midas reforça o alerta global sobre a segurança no transporte marítimo de veículos elétricos e a necessidade de adaptação das embarcações com sistemas mais eficazes para mitigar esses riscos.
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Salvatagem – Conjunto de ações e técnicas empregadas para resgatar e proteger embarcações, cargas ou pessoas em situações de perigo no ambiente marítimo.
Veículos Elétricos (VEs) – Automóveis movidos por um motor elétrico, alimentado por baterias recarregáveis.
Veículos Híbridos – Automóveis que combinam um motor a combustão com um motor elétrico, utilizando ambos ou alternadamente para propulsão.
Baterias de Íons de Lítio – Tipo de bateria recarregável amplamente utilizada em veículos elétricos e eletrônicos, conhecida por sua alta densidade de energia, mas que pode apresentar riscos de incêndio em caso de danos ou sobrecarga.
Reignição – O reinício de um incêndio após ter sido aparentemente extinto, devido a calor residual ou materiais combustíveis que não foram completamente resfriados ou removidos.