quarta-feira, 1 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Jeep Commander: nova motorização turbodiesel dá novo fôlego ao maior SUV nacional

SUV de sete lugares traz motor mais potente, melhora em desempenho e consumo, mantendo o foco em conforto, tecnologia e segurança para famílias que buscam espaço com robustez.

Agora com motor 2.2 Multijet de 200 cv, o Jeep Commander Overland turbodiesel evolui em performance e eficiência, reforçando sua posição entre os SUVs grandes mais completos do mercado nacional

O Jeep Commander Overland 2025 estreia a segunda geração do motor turbodiesel, o mesmo utilizado na Ram Rampage, e se consolida como uma das melhores opções entre os SUVs de sete lugares produzidos no Brasil. Mais potente e econômico, o novo conjunto mecânico turbodiesel finalmente entrega a performance que o visual e a proposta do modelo sempre prometeram.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Produzido em Goiana (PE), o Commander se destaca pelo equilíbrio entre robustez, conforto e tecnologia. Com a adoção do motor 2.2 Multijet, a Jeep atualizou o SUV para atender às normas de emissões Proconve L8 e manter a competitividade diante de rivais com motorização híbrida e elétrica. O novo propulsor entrega 200 cv de potência e torque de 45,9 kgfm a 1.500 rpm, trabalhando em conjunto com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4 sob demanda.

O desempenho cresceu: de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, ante os 11,6 s da versão anterior. A velocidade máxima chega a 205 km/h, o que confere ao modelo mais agilidade em ultrapassagens e retomadas. O consumo também evoluiu: 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro, mesmo com o peso extra do novo conjunto mecânico – agora são 1.943 kg.

A Jeep recalibrou a suspensão independente tipo McPherson e ampliou os discos de freio dianteiros para compensar a massa adicional, mantendo um bom equilíbrio entre estabilidade e conforto, inclusive em pisos irregulares, como demonstrado na ação do Jeep Nature em Pernambuco. O isolamento acústico também surpreende, com níveis de ruído bem controlados dentro da cabine, mesmo com motorização a diesel.

- Publicidade -

O interior do Commander Overland mantém o padrão premium da Jeep, com couro e suede marrom, painel digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com espelhamento sem fio, carregador por indução, ar-condicionado com saída para a segunda fileira e ajustes elétricos nos bancos. O porta-malas é amplo: 661 litros com cinco lugares e 233 litros com os sete ocupantes. A terceira fileira é mais indicada para crianças, com acesso limitado e sem saídas de ar-condicionado dedicadas.

Em segurança, o Commander traz pacote ADAS completo, com sete airbags, alerta de colisão com frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga e monitoramento de ponto cego, entregando proteção de alto nível para toda a família.

O Commander Overland 2.2 turbodiesel 2025 parte de R$ 309.990. A versão traz bom custo-benefício frente à lista de itens de série e à proposta familiar. Para quem busca um SUV grande, nacional, com capacidade para sete pessoas e desempenho condizente com o porte, o novo Commander turbodiesel se mostra uma excelente escolha.

- Publicidade - Ofertas FIAT
CategoriaNota (0 a 5)Comentários
Motor4,5Novo 2.2 Multijet entrega bom desempenho e torque elevado já em baixa rotação.
Transmissão4,0Câmbio automático de 9 marchas bem calibrado, com primeira marcha tipo reduzida.
Itens de Série4,5Pacote completo, com destaque para segurança e tecnologia embarcada.
Espaço Interno4,0Excelente para cinco ocupantes, limitado na terceira fileira para adultos.
Conforto4,5Ótimo isolamento acústico, suspensão recalibrada e acabamento refinado.
Segurança5,0ADAS completo, sete airbags e estrutura sólida.
Eficiência Energética4,0Boa evolução no consumo para um SUV grande a diesel.
Manutenção4,0Componentes modernos e rede Jeep ampla.
Design4,0Estilo imponente e acabamento interno sofisticado, mas sem novidades visuais.
Conectividade4,5Central multimídia com Android Auto/Apple CarPlay sem fio e carregador por indução.
Custo x Benefício4,0Alto preço, mas entrega tudo o que promete na proposta familiar e 4×4.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Multijet 2.2: nova geração do motor turbodiesel da Stellantis, com bloco em alumínio e injeção direta;

Overboost eletrônico: calibração permite maior torque em baixas rotações, sem uso do recurso tradicional;

Proconve L8: norma brasileira de emissões que exige menor nível de NOx e partículas nos motores diesel;

Suspensão McPherson: configuração independente que oferece equilíbrio entre conforto e estabilidade.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Transmissão
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x Benefícios

Resumo

O Jeep Commander Overland 2025 ganhou novo motor 2.2 turbodiesel com 200 cv e 45,9 kgfm, entregando mais desempenho e eficiência. O câmbio automático de 9 marchas e a tração 4x4 garantem boa performance em diversos terrenos. Internamente, mantém o alto nível de acabamento, espaço e tecnologia embarcada. O consumo melhorou e o pacote de segurança é completo. Por R$ 309.990, oferece equilíbrio entre conforto, potência e proposta familiar.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil
O Jeep Commander Overland 2025 ganhou novo motor 2.2 turbodiesel com 200 cv e 45,9 kgfm, entregando mais desempenho e eficiência. O câmbio automático de 9 marchas e a tração 4x4 garantem boa performance em diversos terrenos. Internamente, mantém o alto nível de acabamento, espaço e tecnologia embarcada. O consumo melhorou e o pacote de segurança é completo. Por R$ 309.990, oferece equilíbrio entre conforto, potência e proposta familiar. Jeep Commander: nova motorização turbodiesel dá novo fôlego ao maior SUV nacional