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Nova tecnologia rastreia uso de combustíveis renováveis e comprova redução de CO₂

Solução digital monitora em tempo real o consumo de biocombustíveis e sintéticos, gerando provas auditáveis para frotas e empresas de logística

Uma nova solução digital promete revolucionar a forma como empresas monitoram e comprovam a redução da pegada de carbono no transporte: o Digital Fuel Twin. Integrado ao veículo, o sistema registra o uso de combustíveis renováveis, como biocombustíveis e e-fuels, e documenta com precisão a economia de emissões de CO₂, atendendo às crescentes exigências de relatórios de sustentabilidade.

Voltada a frotas comerciais, transportadoras e empresas de logística, a tecnologia permite a comprovação auditável do uso de combustíveis verdes em caminhões, ônibus e até veículos de construção. O Digital Fuel Twin já está sendo testado em um rali internacional — o Tour d’Europe — com veículos abastecidos exclusivamente com combustíveis sintéticos, percorrendo várias cidades europeias até Bruxelas.

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Segundo a fabricante do sistema, o software rastreia digitalmente todo o ciclo de vida do combustível: da produção, passando pela cadeia de suprimentos, até o momento do abastecimento no posto. Cada etapa é registrada em nuvem segura, com validação cruzada entre fornecedores, operadores logísticos e sensores embarcados nos veículos.

O funcionamento envolve um “aperto de mão digital” no posto de combustível, conectando os dados do veículo, do sistema de gerenciamento de frota e da bomba de abastecimento para registrar com precisão a quantidade e o tipo de combustível utilizado. As informações são processadas em tempo real e ficam disponíveis para consultas e relatórios ESG (Ambiental, Social e Governança).

Atualmente, o sistema está em fase de testes, sendo instalado retroativamente nos veículos. A expectativa é que a partir de 2026 ele esteja integrado nativamente como módulo de software nas plataformas eletrônicas dos veículos, evitando fraudes e assegurando a rastreabilidade individual.

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A Bosch deu mais um passo rumo à mobilidade sustentável com o lançamento do Digital Fuel Twin, uma solução digital integrada aos veículos que permite documentar o uso de combustíveis renováveis e sua contribuição para a redução de emissões de CO₂. Voltada especialmente para empresas com frotas comerciais, transportadoras e operadores logísticos, a tecnologia viabiliza relatórios de sustentabilidade com dados auditáveis, promovendo transparência e conformidade ambiental.

O novo software foi desenvolvido para registrar o consumo real de combustíveis verdes — como biocombustíveis e sintéticos renováveis — e gerar provas digitais confiáveis sobre a quantidade utilizada e o impacto ambiental evitado. A primeira aplicação prática está sendo realizada no Tour d’Europe, um rali com frota abastecida exclusivamente com combustíveis sintéticos, passando por diversas cidades do continente até chegar a Bruxelas.

Segundo Thomas Pauer, presidente da divisão Power Solutions da Bosch, “o Digital Fuel Twin torna fácil para as empresas comprovarem o uso de combustíveis sustentáveis, com documentação auditável e integrada aos seus relatórios ESG”.

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A tecnologia pode ser um divisor de águas em cenários futuros, como o que está sendo discutido pela União Europeia: permitir a reclassificação de veículos com motores a combustão como emissões zero, desde que utilizem exclusivamente combustíveis sintéticos renováveis. O Digital Fuel Twin seria a ferramenta-chave para essa certificação, com base em rastreamento digital contínuo e verificações cruzadas ao longo de toda a cadeia de suprimento.

Como funciona o Digital Fuel Twin

O sistema atua como um gêmeo digital do combustível, rastreando seu ciclo de vida completo: desde a produção, passando pela cadeia logística, até o abastecimento e uso no veículo. Os dados são registrados em uma plataforma segura em nuvem e cruzados com sensores de bordo, sistemas de abastecimento e informações da gestão de frotas. Cada “aperto de mão digital” no momento do reabastecimento documenta o tipo de combustível e a quantidade com precisão, permitindo o cálculo da economia de CO₂.

Inicialmente, a tecnologia tem sido instalada de forma retroativa em veículos em fase piloto, mas a Bosch planeja incorporá-la nativamente como módulo de software a partir de 2026, tornando impossível fraudes ou manipulações dos dados.

Além disso, a solução calcula o impacto ambiental do transporte da carga de combustível, penalizando distâncias longas e incentivando o uso regionalizado de fontes renováveis — o que otimiza toda a cadeia logística com foco em sustentabilidade.

CO₂ Tracking no Brasil: foco no etanol e no transporte individual

Paralelamente, a Bosch desenvolveu no Brasil o CO₂ Tracking, uma tecnologia conectada que mensura, em tempo real, o impacto positivo do uso de etanol em veículos flex. O sistema compara as emissões do biocombustível com as da gasolina e estima a economia de carbono obtida pelo usuário.

Utilizando sensores já presentes nos veículos, o CO₂ Tracking coleta dados de combustível e consumo, os envia via internet para a nuvem e os processa com inteligência computacional, fornecendo estimativas auditáveis da redução de CO₂. A solução é voltada tanto para consumidores quanto para frotistas e pode servir de base futura para certificações de créditos de carbono.

Essa inovação reforça o papel do etanol como combustível estratégico para a mobilidade sustentável no Brasil. Com baixa pegada de carbono e ampla distribuição nacional, o etanol já evitou a emissão de mais de 800 milhões de toneladas de CO₂ desde a chegada da tecnologia Flex-Fuel, também desenvolvida pela Bosch no Brasil há mais de duas décadas.

Etanol como solução nacional para mobilidade de baixo carbono

No Brasil, a mesma tecnologia foi adaptada em 2023 para a medição do impacto ambiental do etanol: trata-se do CO₂ Tracking, uma solução de conectividade que monitora em tempo real as emissões dos veículos flex e calcula a redução de CO₂ em comparação ao uso de gasolina.

Com sensores já presentes no veículo e um dispositivo conectado, o sistema coleta dados de consumo de combustível e envia para a nuvem via internet móvel, onde são processados com cloud computing. A tecnologia visa, além da transparência, conscientizar o consumidor sobre os benefícios ambientais da escolha pelo etanol.

Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro é reconhecido mundialmente por sua baixa pegada de carbono. Desde o lançamento dos veículos Flex-Fuel — tecnologia também desenvolvida no Brasil — já foram evitadas mais de 800 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera, segundo a UNICA.

Ferramenta estratégica para certificação e créditos de carbono

A solução tem potencial para apoiar programas de certificação de emissões, emissão de créditos de carbono, além de embasar regulamentações futuras, como a possível reclassificação de veículos a combustão como zero emissão, desde que utilizem exclusivamente combustíveis renováveis. Essa discussão está prevista para 2025 na União Europeia.

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  • Combustível sintético renovável: conhecido como e-fuel, é produzido com energia limpa e CO₂ capturado, simulando o funcionamento da gasolina ou diesel sem emissão líquida.
  • Gêmeo digital (Digital Twin): representação virtual que permite monitorar em tempo real os dados de consumo e emissão de um combustível.
  • ESG: critérios de sustentabilidade e governança corporativa que influenciam decisões estratégicas em empresas e investimentos.
  • CO₂ Tracking: sistema de medição em tempo real da economia de carbono obtida com o uso de etanol em veículos Flex.

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