terça-feira, 17 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Peugeot E-208 GTi é revelado nas 24h de Le Mans e inaugura nova era dos esportivos elétricos

Hot hatch 100% elétrico traz 280 cv, herança do 205 GTi e desenvolvimento com DNA das pistas

Peugeot revive a lendária sigla GTi com um modelo totalmente elétrico, unindo tradição esportiva, desempenho de ponta e inovação sustentável em um projeto que carrega a essência da marca e o entusiasmo dos apaixonados por dirigir.

A Peugeot escolheu o emblemático circuito de Le Mans, durante as 24 Horas de 2025, para apresentar oficialmente o novo E-208 GTi. O modelo resgata a lendária linhagem esportiva da marca com uma proposta inédita: um hot hatch 100% elétrico que entrega impressionantes 280 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

- Publicidade -

Com o CEO da marca Alain Favey, Jean-Marc Finot (Stellantis Motorsport), Matthias Hossann (Peugeot Design) e o piloto Paul Di Resta presentes no evento, a estreia do E-208 GTi foi cercada de simbolismo, resgatando os 40 anos da estreia do icônico 205 GTi.

O novo E-208 GTi representa uma releitura moderna do conceito original: performance esportiva com uso versátil no dia a dia. A carroceria foi rebaixada em 30 mm, recebeu bitolas alargadas (56 mm na frente e 27 mm atrás) e rodas de 18” com desenho que remete às famosas “rodas furadas” do 205. A cor vermelha vibrante exclusiva, além de detalhes no para-choque, difusor traseiro, para-lamas e pinças de freio, reforçam sua identidade.

Internamente, o ambiente é imersivo e esportivo: bancos com apoios laterais pronunciados e acabamento em Alcantara® mesclam ergonomia e estilo. Volante compacto com couro perfurado, iluminação ambiente vermelha e interface digital com visual temático completam a experiência.

- Publicidade -

No conjunto mecânico, destaque para o motor elétrico M4+ de 280 cv e 345 Nm, fabricado na França pela Emotors (joint venture Stellantis/Nidec). O modelo usa bateria de 54 kWh com sistema de refrigeração específico e gerenciamento térmico inspirado nos aprendizados do endurance, fruto da experiência da Peugeot Sport no WEC com o 9X8.

Com foco no desempenho, o modelo também traz diferencial com bloqueio limitado, freios dianteiros com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões, além de um modo Sport que desativa parcialmente o controle de estabilidade para pilotagem mais envolvente. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (215/40 R18) completam o pacote dinâmico.

Mesmo com todo esse desempenho, o E-208 GTi mantém versatilidade: autonomia estimada de 350 km (ciclo WLTP), recarga rápida (20 a 80% em menos de 30 minutos em corrente contínua) e funções conectadas como planejamento de rotas e pré-climatização via app MyPeugeot.

- Publicidade -

O modelo ainda oferece recursos como carregamento V2L (Vehicle-to-Load), sistema multimídia i-Connect com comandos por voz e conectividade sem fio, além do pacote completo do programa Peugeot Electric Promise, com 8 anos de garantia para veículo e bateria.

Com produção centralizada na França e forte colaboração entre os times de design e engenharia da Peugeot Sport, o novo E-208 GTi resgata o espírito dos lendários 205, 206 e 208 GTi – agora em sintonia com os novos tempos da eletrificação.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Diferencial autoblocante: componente que limita a diferença de rotação entre as rodas motrizes, melhorando a tração em curvas.
Sistema V2L: permite que a energia da bateria do carro seja usada para alimentar dispositivos externos.
Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2: compostos semi-slick homologados para uso em pista e rua, com foco em aderência e performance.
ESC com modo Sport: sistema de controle eletrônico de estabilidade com função que reduz intervenções para condução mais esportiva.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008