Peugeot revive a lendária sigla GTi com um modelo totalmente elétrico, unindo tradição esportiva, desempenho de ponta e inovação sustentável em um projeto que carrega a essência da marca e o entusiasmo dos apaixonados por dirigir.
A Peugeot escolheu o emblemático circuito de Le Mans, durante as 24 Horas de 2025, para apresentar oficialmente o novo E-208 GTi. O modelo resgata a lendária linhagem esportiva da marca com uma proposta inédita: um hot hatch 100% elétrico que entrega impressionantes 280 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Com o CEO da marca Alain Favey, Jean-Marc Finot (Stellantis Motorsport), Matthias Hossann (Peugeot Design) e o piloto Paul Di Resta presentes no evento, a estreia do E-208 GTi foi cercada de simbolismo, resgatando os 40 anos da estreia do icônico 205 GTi.
O novo E-208 GTi representa uma releitura moderna do conceito original: performance esportiva com uso versátil no dia a dia. A carroceria foi rebaixada em 30 mm, recebeu bitolas alargadas (56 mm na frente e 27 mm atrás) e rodas de 18” com desenho que remete às famosas “rodas furadas” do 205. A cor vermelha vibrante exclusiva, além de detalhes no para-choque, difusor traseiro, para-lamas e pinças de freio, reforçam sua identidade.
Internamente, o ambiente é imersivo e esportivo: bancos com apoios laterais pronunciados e acabamento em Alcantara® mesclam ergonomia e estilo. Volante compacto com couro perfurado, iluminação ambiente vermelha e interface digital com visual temático completam a experiência.
No conjunto mecânico, destaque para o motor elétrico M4+ de 280 cv e 345 Nm, fabricado na França pela Emotors (joint venture Stellantis/Nidec). O modelo usa bateria de 54 kWh com sistema de refrigeração específico e gerenciamento térmico inspirado nos aprendizados do endurance, fruto da experiência da Peugeot Sport no WEC com o 9X8.
Com foco no desempenho, o modelo também traz diferencial com bloqueio limitado, freios dianteiros com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões, além de um modo Sport que desativa parcialmente o controle de estabilidade para pilotagem mais envolvente. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (215/40 R18) completam o pacote dinâmico.
Mesmo com todo esse desempenho, o E-208 GTi mantém versatilidade: autonomia estimada de 350 km (ciclo WLTP), recarga rápida (20 a 80% em menos de 30 minutos em corrente contínua) e funções conectadas como planejamento de rotas e pré-climatização via app MyPeugeot.
O modelo ainda oferece recursos como carregamento V2L (Vehicle-to-Load), sistema multimídia i-Connect com comandos por voz e conectividade sem fio, além do pacote completo do programa Peugeot Electric Promise, com 8 anos de garantia para veículo e bateria.
Com produção centralizada na França e forte colaboração entre os times de design e engenharia da Peugeot Sport, o novo E-208 GTi resgata o espírito dos lendários 205, 206 e 208 GTi – agora em sintonia com os novos tempos da eletrificação.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Diferencial autoblocante: componente que limita a diferença de rotação entre as rodas motrizes, melhorando a tração em curvas.
Sistema V2L: permite que a energia da bateria do carro seja usada para alimentar dispositivos externos.
Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2: compostos semi-slick homologados para uso em pista e rua, com foco em aderência e performance.
ESC com modo Sport: sistema de controle eletrônico de estabilidade com função que reduz intervenções para condução mais esportiva.