O novo Nissan Kicks chega ao mercado brasileiro prometendo revolucionar o segmento de SUVs com um projeto inovador, combinando design robusto, tecnologias avançadas de segurança e conforto, amplo espaço interno e versatilidade incomparável.
O aguardado lançamento do novo Nissan Kicks está prestes a agitar o mercado automotivo brasileiro. Desenvolvido para se destacar em um segmento cada vez mais competitivo, este SUV de produção nacional, fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), surge com uma proposta de inovação, segurança e conforto.
A partir de hoje, 18 de junho de 2025, às 14h, a versão topo de linha já estará disponível em pré-venda, com quantidade limitada, por meio do site oficial da Nissan, antecipando sua chegada às lojas em 3 de julho.
Essa estratégia de pré-venda visa atender aos consumidores mais ansiosos, que buscam ser os primeiros a desfrutar das novidades e dos benefícios adicionais, como o bônus de R$ 5.000 no trade-in e as condições especiais de financiamento.
O design do novo Nissan Kicks é um dos seus pontos mais fortes, buscando transmitir agilidade e robustez. Os faróis dianteiros possuem uma assinatura exclusiva, com luzes diurnas em filetes e iluminação totalmente em LEDs, conferindo uma frente icônica e moderna. A traseira, igualmente expressiva e elegante, conta com um discreto spoiler no teto, antena tipo tubarão e lanternas de LED integradas a uma moldura preta que se sobressai.
As caixas de rodas salientes, que enquadram as rodas de aro 19 nas versões Exclusive e Platinum, um tamanho inédito para o segmento, complementam o visual arrojado. Esses elementos estéticos, aliados a pequenos “easter eggs” espalhados pela carroceria, garantem uma personalidade única ao veículo.
No interior, o novo Nissan Kicks foi projetado para oferecer um contraponto à robustez externa, criando uma sensação de proteção e acolhimento. O painel, descrito como um monolito tecnológico, integra duas telas de alta definição lado a lado: uma para os instrumentos e outra para o sistema de infoentretenimento.
Nas versões Sense e Advance, as telas são de 7 polegadas, enquanto nas Exclusive e Platinum atingem 12,3 polegadas cada, totalizando uma impressionante área de 24,6 polegadas. A base inferior do painel, com acabamento em tecido, reforça o conforto e a alta qualidade percebida, e a iluminação discreta em linha contínua, presente na versão Platinum, adiciona um toque diferenciado à cabine.
O conforto é uma prioridade no novo Nissan Kicks, que apresenta o maior entre-eixos do segmento, com 2,65 metros, garantindo amplo espaço para os ocupantes, inclusive no banco traseiro. Todos os assentos, dianteiros e traseiros, contam com a exclusiva tecnologia Zero Gravity, desenvolvida com base em estudos da NASA.
Essa inovação utiliza espumas especiais que distribuem o peso e a pressão do corpo, reduzindo a fadiga em viagens longas. Além do conforto para os passageiros, o veículo é generoso no quesito armazenamento, com 19 espaços para objetos na cabine e um porta-malas de 470 litros, o maior da categoria.
O recurso Flexible Board, disponível a partir da versão Advance, otimiza o espaço do porta-malas, permitindo um assoalho alinhado e facilitando o transporte de itens longos.
Em termos de entretenimento e comodidade, o novo Nissan Kicks está alinhado às necessidades da vida conectada. O sistema de infoentretenimento, com telas de 12,3 polegadas nas versões Exclusive e Platinum, oferece compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio, além de permitir o salvamento de até três perfis de usuários.
Para a conveniência dos ocupantes, o interior dispõe de quatro entradas USB Tipo C e um carregador sem fio para celulares no console central, a partir da versão Advance.
A versão Platinum eleva a experiência de áudio com o sistema Bose Personal Plus, que inclui dez alto-falantes e alto-falantes embutidos nos apoios de cabeça dianteiros, proporcionando uma imersão sonora única no segmento.
A segurança é um dos pilares fundamentais do novo Nissan Kicks, com uma estrutura reforçada baseada na plataforma CMF-B High Spec, a mesma utilizada pelo Nissan Juke europeu, que garante alta rigidez torcional e suspensão com elevada capacidade de absorção de impacto.
O veículo incorpora o Nissan Safety Shield, um conjunto de 23 equipamentos de segurança e assistência ao motorista que monitoram, respondem e protegem os ocupantes. Entre os destaques, estão o Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e a Visão 360° Inteligente com Detector de Objetos em Movimento (AVM + MOD).
A tecnologia embarcada se estende aos sistemas de resposta, com Monitoramento Inteligente de Ponto Cego com Intervenção (BSWI), Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA) e o Sistema de Auxílio à Condução Semiautônomo (ProPILOT).
Este último, disponível pela primeira vez no Brasil pela Nissan e posicionado no nível 2 da Norma SAE, o mais avançado regulamentado no país, atua para manter o veículo dentro das faixas de rolamento e controlar a velocidade e a distância do carro à frente, oferecendo maior conforto e segurança ao motorista. Complementando o escudo de segurança, o novo Kicks conta com seis airbags, sistemas Isofix e Tether para cadeiras infantis, e o inovador Alerta de Objetos no Banco Traseiro, que avisa sobre itens esquecidos ao sair do veículo.
Mecânica Online – Sob o capô, o novo Nissan Kicks é impulsionado por um inédito motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, produzido na fábrica da Nissan em Resende (RJ).
Este propulsor produz até 125 cv de potência com etanol e 120 cv com gasolina, ambos a 5 mil rpm, e torque de 22,4 kgfm com etanol e 20,4 kgfm com gasolina, garantindo agilidade e uma resposta rápida, especialmente em situações urbanas.
A harmonia entre o motor e a transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, um sistema similar ao utilizado no icônico Nissan GT-R, assegura trocas de marchas rápidas, suaves e sem interrupção de torque. A inclusão do sistema Stop/Start contribui para a economia de combustível, e o seletor de transmissão por botões e-Shifter oferece conveniência e otimiza o espaço no console central.
Preços e versões – O novo Nissan Kicks chega ao mercado com preços competitivos para suas quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. A versão de entrada, Sense, tem um preço especial de lançamento de R$ 159.990 (de R$ 164.990), enquanto a Platinum, topo de linha, custa R$ 199.000 em pré-venda. A versão Advance, de R$ 175.990 por R$ 167.990, e a Exclusive, de R$ 182.490 por R$ 177.990, também contam com descontos de lançamento.
Além disso, a Nissan oferece condições especiais de financiamento, como taxa zero em até 18 vezes com entrada mínima de 70%, ou 65% para a pré-venda da versão Platinum, e um bônus de R$ 5.000 no trade-in, demonstrando a forte aposta da marca no sucesso do novo Kicks no Brasil e sua competitividade frente a rivais como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Honda HR-V.
Novo Nissan Kicks – Versões e preços
Sense
Preço original: R$ 164.990
Preço promocional: R$ 159.990
- Ar-condicionado digital
- Alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDP + LDW)
- Controle de velocidade e distância (Intelligent Cruise Control – ICC)
- Freio eletrônico com função Auto Hold
- Central multimídia Nissan Connect com tela de 12,3”
- Rodas de liga leve aro 17″
Advance
Preço original: R$ 175.990
Preço promocional: R$ 167.990
- Interior com acabamento em couro
- Carregador de celular por indução
- Visão 360° com sistema inteligente
- Rack de teto longitudinal
- Partida remota do motor
Exclusive
Preço original: R$ 182.490
Preço promocional: R$ 177.990
- Faróis dianteiros com projetores
- Rodas de liga leve aro 19”
- Iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras
- Painel de instrumentos digital em alta definição com tela de 12,3”
- Limpador do para-brisa com sensor de chuva
- Sensor de estacionamento dianteiro
Platinum
Preço de pré-venda: R$ 199.000
- Teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétrico
- Assistente de centralização em faixa (LKA)
- Monitoramento de ponto cego com intervenção (BSW + BSI)
- Sistema de condução assistida – ProPILOT
- Sistema premium de som BOSE com 10 alto-falantes
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
Tabela Comparativa de SUVs Compactos no Brasil
Característica Principal | Nissan Kicks (Novo) | Hyundai Creta 1.0 Turbo | Chevrolet Tracker 1.0 Turbo | Honda HR-V 1.5 Aspirado |
---|---|---|---|---|
Motorização | 1.0 Turbo Flex (3 cil.) | 1.0 Turbo Flex (3 cil.) | 1.0 Turbo Flex (3 cil.) | 1.5 Aspirado Flex (4 cil.) |
Potência (Etanol) | 125 cv | 120 cv | 116 cv | 126 cv |
Torque (Etanol) | 22,4 kgfm | 17,5 kgfm | 16,8 kgfm | 15,8 kgfm |
Câmbio | Automático DCT (dupla embreagem) | Automático (6 marchas) | Automático (6 marchas) | CVT (7 marchas simuladas) |
0-100 km/h (Etanol) | N/D (Estimativa: competitivo) | 11,5 s | 10,9 s | 11,2 s |
Porta-Malas | 470 litros | 422 litros | 393 litros | 354 litros |
Entre-eixos | 2,65 m | 2,61 m | 2,57 m | 2,61 m |
Tecnologia de Segurança | ProPILOT (Nível 2 SAE), Nissan Safety Shield (23 itens), 6 Airbags | 6 Airbags, Alerta de Ponto Cego, Câmeras 360° (versões superiores) | 6 Airbags, Alerta de Ponto Cego, Wi-Fi nativo | Honda Sensing (ADAS), 6 Airbags |
Preço Versão de Entrada (Estimado) | R$ 159.990 | A partir de R$ 129.990 | A partir de R$ 154.090 | A partir de R$ 150.000 (aprox.) |
Preço Versão Topo de Linha (Estimado) | R$ 199.000 | Acima de R$ 170.000 | Acima de R$ 180.000 | Acima de R$ 180.000 (Turbo) |
Diferenciais | Maior porta-malas, Zero Gravity nos bancos, ProPILOT, DCT banhada a óleo, Design arrojado | Design polarizador, bom pacote de equipamentos, motor 2.0 aspirado disponível (versões superiores) | Wi-Fi nativo, bom desempenho do 1.0 turbo, motor 1.2 turbo disponível (versões superiores) | Honda Sensing (pacote ADAS), economia de combustível (1.5 aspirado), Magic Seat (bancos) |
Primeiras impressões – O novo Nissan Kicks chega com um motor 1.0 turbo que se destaca pelo torque elevado em baixas rotações, superior ao dos concorrentes diretos Hyundai Creta e Chevrolet Tracker com motores de mesma cilindrada. A adoção da transmissão DCT banhada a óleo é um diferencial técnico importante, prometendo trocas de marcha mais rápidas e suaves do que as transmissões automáticas convencionais de seis marchas dos rivais e até mesmo o CVT do Honda HR-V. Essa tecnologia, inspirada em veículos de alta performance como o GT-R, pode oferecer uma experiência de condução mais engajada e eficiente.
No quesito espaço interno, o novo Kicks se sobressai com o maior entre-eixos e a maior capacidade de porta-malas de seu segmento, o que o torna uma opção muito atraente para famílias e para quem precisa de versatilidade. A tecnologia Zero Gravity nos bancos, presente em todas as fileiras, é um diferencial de conforto que promete reduzir a fadiga em viagens longas, algo que os concorrentes não oferecem de forma tão abrangente.
Em termos de tecnologia e segurança, o Nissan Kicks eleva o nível com o sistema ProPILOT, que oferece assistência à condução semiautônoma (Nível 2 SAE), um recurso avançado que ainda é uma novidade para muitos veículos no Brasil e que se destaca frente aos pacotes de segurança dos concorrentes. Enquanto o Honda HR-V oferece o Honda Sensing, um pacote completo de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), e os modelos da Chevrolet e Hyundai também trazem assistentes importantes, o ProPILOT do Kicks parece ser uma solução mais integrada para o conforto e a segurança na condução. O número de 23 equipamentos de segurança no Nissan Safety Shield também é um ponto a favor do Kicks, indicando um compromisso forte com a proteção dos ocupantes.
Considerando os preços, o novo Nissan Kicks se posiciona de forma competitiva, especialmente com os valores promocionais de lançamento. Embora a versão de entrada Sense seja ligeiramente mais cara que a do Hyundai Creta, os pacotes de equipamentos e as tecnologias embarcadas nas versões intermediárias e topo de linha do Kicks justificam o investimento.
A estratégia da Nissan de focar em um SUV com alto nível de refinamento, tecnologia e conforto, sem abrir mão da competitividade de preço, pode atrair um público que busca um carro completo e inovador em um mercado cada vez mais disputado. A forte concorrência no segmento exige que as montadoras inovem constantemente, e o novo Kicks parece ter sido projetado para atender a essa demanda.
A apresentação contou com participação de especialistas do setor automotivo, incluindo Bruno Stelzer, pelo Mecânica Online®, que acompanhou todos os detalhes técnicos, comerciais e práticos do lançamento.
Viagem à convite da Nissan.
Tabela Técnica – Novo Nissan Kicks 2026
Especificação | Sense / Advance | Exclusive / Platinum |
---|---|---|
Arquitetura | SUV, 5 portas, 5 lugares | SUV, 5 portas, 5 lugares |
Motor | 1.0 Turbo, 3 cilindros, 12V, Flex | 1.0 Turbo, 3 cilindros, 12V, Flex |
Cilindrada | 999 cm³ | 999 cm³ |
Potência (etanol/gasolina) | 125 / 120 cv @ 5.000 rpm | 125 / 120 cv @ 5.000 rpm |
Torque (etanol/gasolina) | 22,4 / 20,4 kgfm | 22,4 / 20,4 kgfm |
Transmissão | DCT 6 marchas com seletor E-Shifter | DCT 6 marchas com seletor E-Shifter |
Tração | Dianteira | Dianteira |
Suspensão dianteira | Independente tipo MacPherson + barra | Independente tipo MacPherson + barra |
Suspensão traseira | Eixo de torção + barra estabilizadora | Eixo de torção + barra estabilizadora |
Freios (dianteiros/traseiros) | Discos ventilados / sólidos com ABS e EBD | Discos ventilados / sólidos com ABS e EBD |
Rodas / Pneus | 17″ – 215/60 R17 (Bridgestone/Dunlop) | 19″ – 225/45 R19 (Pirelli) |
Direção | Elétrica com assistência variável (EPS) | Elétrica com assistência variável (EPS) |
Voltas do volante | 2,6 voltas (926,5°) | 2,6 voltas (926,5°) |
Comprimento | 4.365 mm | 4.365 mm |
Largura (sem/ com espelhos) | 1.800 / 2.090 mm | 1.800 / 2.090 mm |
Altura | 1.620 mm | 1.620 mm |
Entre-eixos | 2.655 mm | 2.655 mm |
Altura livre do solo | 200 mm | 200 mm |
Peso em ordem de marcha | 1.322 – 1.333 kg | 1.366 kg |
Porta-malas (sem/com piso) | 470 L / 445 L | 470 L / 445 L |
Tanque de combustível | 48 litros | 48 litros |
Distribuição de peso | 60,3% (dianteira) | 39,7% (traseira) |
Velocidade máxima | 185 km/h | 185 km/h |
0 a 100 km/h | 12,4 s | 12,4 s |
Consumo (cidade/estrada) | 11,7 / 14,3 km/l (gasolina) | 8,3 / 9,9 km/l (etanol) |
Garantia | 3 anos, sem limite de quilometragem | 3 anos, sem limite de quilometragem |
Tecnologias de Segurança e Assistência do Nissan Kicks 2026
O Nissan Kicks 2026 incorpora um conjunto avançado de tecnologias para otimizar a segurança e a assistência ao motorista. Essas funcionalidades, parte do Nissan Safety Shield, atuam de forma integrada para auxiliar na prevenção de acidentes e no aumento do conforto durante a condu condução. Abaixo, uma explicação resumida das principais tecnologias:
Tecnologia | Descrição Resumida |
---|---|
Nissan Safety Shield | Conjunto abrangente de sistemas de segurança e assistência ao condutor que monitoram, respondem e protegem, utilizando sensores, câmeras e radares para identificar riscos e auxiliar na prevenção de acidentes. |
ProPILOT (Nível 2 SAE) | Sistema de assistência à condução semiautônoma que auxilia o motorista a manter o veículo centralizado na faixa de rodagem e a uma distância segura do carro à frente, controlando aceleração, frenagem e direção em certas condições. |
Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW) | Monitora a velocidade e distância de até dois veículos à frente, alertando o motorista sobre a possibilidade de uma colisão e permitindo tempo de reação. |
Frenagem Inteligente com Detecção de Pedestres (FCW/FEB) | Emite alertas visuais e sonoros se detectar risco de colisão com veículos ou pedestres à frente. Se o motorista não reagir, o sistema pode aplicar os freios automaticamente para evitar ou mitigar o impacto. |
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) | Ao sair de uma vaga de estacionamento de ré, alerta o motorista sobre veículos se aproximando por trás lateralmente, ajudando a evitar colisões. |
Monitoramento de Ponto Cego (BSWI) | Avisa o motorista se houver veículos no ponto cego dos retrovisores laterais, e pode intervir na direção para ajudar a evitar uma mudança de faixa perigosa. |
Assistente de Centralização em Faixa (LKA) | Ajuda a manter o veículo centralizado na faixa de rodagem, realizando pequenas correções na direção para evitar que o carro se desvie. |
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ICC) | Mantém automaticamente uma velocidade e distância predefinidas em relação ao veículo à frente, ajustando a velocidade do Kicks conforme o fluxo do tráfego e podendo parar e retomar a aceleração. |
Visão 360° Inteligente (AVM) | Oferece uma visão panorâmica ao redor do veículo, combinando imagens de câmeras para criar uma perspectiva “de cima para baixo”, facilitando manobras de estacionamento e em espaços apertados. |
O que ele tem de melhor?
- Tecnologia de Segurança Avançada: O pacote Nissan Safety Shield com ProPILOT (Nível 2 SAE) oferece um nível de assistência à condução robusto, incluindo controle de cruzeiro adaptativo e centralização em faixa, superando muitos concorrentes.
- Amplo Espaço Interno: Com o maior entre-eixos da categoria (2,65m) e o maior porta-malas (470 litros), o Kicks prioriza o conforto e a versatilidade para passageiros e carga.
- Design Moderno e Imponente: Seu visual “ousado e expressivo” com iluminação Full LED e rodas de 19 polegadas (topo de linha) o destaca esteticamente no segmento.
- Tela Integrada de Infoentretenimento: As duas telas de 12,3 polegadas no painel criam um visual “monolito tecnológico” com um total de 24,6 polegadas, oferecendo uma experiência de usuário imersiva.
O que ele ainda pode melhorar?
- Opções de Motorização: A oferta exclusiva do motor 1.0 turbo de 3 cilindros pode ser uma desvantagem para clientes que buscam motores de maior cilindrada ou potência, disponíveis em alguns rivais.
- Preço da Versão Platinum: O valor de R$ 199.000 para a versão topo de linha o coloca em concorrência direta com modelos que oferecem motores mais potentes ou estão em categorias superiores.
- Seletor de Marchas por Botões: O sistema e-Shifter por botões, embora moderno, pode exigir adaptação de motoristas acostumados com a alavanca tradicional.
- Concorrência Agressiva: O segmento de SUVs compactos é extremamente disputado, com rivais já consolidados e atualizados que podem apresentar pacotes de valor equivalentes ou superiores em algumas características.
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LEDs – Diodos Emissores de Luz, componentes eletrônicos que produzem luz de forma mais eficiente e com maior durabilidade do que as lâmpadas tradicionais, muito utilizados em iluminação automotiva.
Spoiler – Componente aerodinâmico instalado na parte traseira de veículos, geralmente no teto ou na tampa do porta-malas, que ajuda a controlar o fluxo de ar para reduzir o arrasto e aumentar a estabilidade em altas velocidades.
Zero Gravity – Tecnologia de assentos desenvolvida pela Nissan, inspirada em pesquisas da NASA, que visa simular a postura neutra do corpo humano em ambiente de gravidade zero, distribuindo o peso para reduzir a fadiga em viagens longas.
ProPILOT – Sistema avançado de assistência ao motorista da Nissan, que oferece recursos de condução semiautônoma, como a manutenção do veículo na faixa e o controle adaptativo de velocidade, aumentando o conforto e a segurança.
Motor 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta – Um tipo de motor de combustão interna com volume de cilindrada de 1.0 litro, equipado com turbocompressor para aumento de potência e torque, e sistema de injeção direta de combustível para maior precisão e eficiência.
DCT banhada a óleo – Transmissão de Dupla Embreagem (Dual Clutch Transmission) que utiliza óleo para resfriar e lubrificar as embreagens, proporcionando trocas de marchas mais rápidas, suaves e eficientes em comparação com as embreagens secas.
Stop/Start – Sistema que desliga o motor automaticamente quando o veículo para (em semáforos ou engarrafamentos) e o religa rapidamente quando o motorista pisa no acelerador, otimizando o consumo de combustível e reduzindo emissões.
e-Shifter – Seletor de marchas eletrônico por botões, que substitui a tradicional alavanca de câmbio, oferecendo maior conveniência de uso, ergonomia e um design mais limpo para o console central do veículo.
CMF-B High Spec – Uma versão avançada da plataforma modular CMF-B (Common Module Family B) da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, projetada para veículos compactos e que garante alta rigidez estrutural, segurança e capacidade de integrar tecnologias avançadas.