A Coluna Via Digital, por Lucia Camargo Nunes, destaca a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari (BA), com produção inicial do Dolphin Mini e dos híbridos Song Pro e King, além de planos de nacionalização e geração de até 10 mil empregos. A Honda atualizou o Civic para a linha 2026 com facelift e mais conectividade, mantendo o preço. A Caoa Chery trouxe novidades para o Tiggo 5X 2025, com central multimídia e rodas maiores, mantendo motorizações e valores. Por fim, pesquisa da Automotive Business aponta retrocessos nas metas de inclusão LGBTI+ e participação negra no setor automotivo, embora haja avanços no orçamento para ações de diversidade e ESG.
Por Lucia Camargo Nunes* – A BYD revelou seus primeiros veículos brasileiros em pré-produção na nova fábrica em Camaçari, Bahia, construída em 15 meses com um investimento de R$ 5,5 bilhões, com previsão de gerar até 10 mil empregos.
A fábrica produzirá inicialmente o Dolphin Mini e os híbridos Song Pro e King, planejando futuramente outros modelos com tecnologia híbrida flex brasileira-chinesa.
A produção começa no sistema SKD, com objetivo de nacionalização total em 12 meses, fortalecendo a cadeia de fornecedores locais.
O complexo, que ocupa 156.800 m² na antiga fábrica da Ford, simboliza avanços na mobilidade elétrica e impulsiona a economia baiana.
A produção oficial começa em semanas, na maior unidade da BYD fora da China, que já possui 183 concessionárias no Brasil. A meta é fabricar cerca de 50 mil veículos inicialmente, chegando a 150 mil nos próximos anos e até 600 mil em cinco anos.
A estratégia inclui redução de custos, oferta de baterias nacionais e fortalecimento da cadeia produtiva. Os preços do Dolphin Mini e do Song Pro foram reduzidos devido à proximidade da nacionalização: o elétrico foi reduzido de R$122.800 para R$119.990 enquanto o híbrido passou de R$ 204.800 para R$ 199.990.
Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço
A Honda lançou a linha 2026 do Civic, apresentando um facelift com novo design frontal, incluindo para-choque renovado, grade maior em formato colmeia e tomadas de ar verticais, mantendo a traseira com lanternas escurecidas e rodas de 17 polegadas.
Internamente, o sedã, importado da Tailândia, ganhou mais conectividade com serviços Google integrados em uma tela de 10,2 polegadas, além de bancos com ajustes elétricos, maior conforto e espaço de 495 litros no porta-malas.
O modelo oferece acessórios personalizáveis, destaque para o foco em segurança com uma estrutura resistente, pacote Honda Sensing com diversas tecnologias de assistência, e uma cabine equipada para maior proteção.
Sob o capô, mantém o sistema híbrido e:HEV, composto por motores elétricos que operam principalmente no modo elétrico (EV Drive) e um motor a gasolina 2.0, garantindo aceleração esportiva e baixo consumo, com alta eficiência de combustível.
O Civic Advanced Hybrid, disponível em cores Preto Cristal e Cinza Basalto, mantém o preço de R$ 265.900, com garantia de 3 anos mais 8 anos ou 160.000 km para o sistema elétrico, e registro de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
Novos conteúdos para o Tiggo 5X
A Caoa Chery lançou a linha 2025 do Tiggo 5X, produzida em Anápolis (GO), com melhorias nos equipamentos, mantendo motorizações e design.
A versão Sport passou a ter rodas de liga leve aro 18” diamantadas de fábrica, assim como todas as versões.
As versões Pro e Pro Hybrid Max Drive receberam novo multimídia de 10,25” de conectividade sem fio e comandos por voz, antes exclusivos de modelos superiores.
Os preços foram mantidos: o Sport a partir de R$ 119.990, o Pro a partir de R$ 134.990 e o Pro Hybrid Max Drive a R$ 149.990. Os motores permanecem o 1.5 turbo de até 150 cv com câmbio CVT e o sistema híbrido leve de 48V no modelo Hybrid Max Drive, que aumenta potência e torque.
Pesquisa revela dados da diversidade no setor
A 5ª edição da pesquisa “Diversidade e ESG no Setor Automotivo” revelou uma redução nas metas voltadas à atração e retenção de talentos LGBTI+ nas empresas do setor, de 24% em 2023 para 14%, indicando uma perda de foco nas políticas de diversidade, mesmo com aumento da presença feminina.
Houve também uma leve diminuição na participação de pessoas negras, de 33% para 29%, e uma persistente desigualdade em cargos de liderança, onde pretos e pardos ocupam apenas 12% das posições. Por outro lado, mais empresas passaram a destinar orçamento para ações de inclusão, passando de 65% para 81%, e 71% delas possuem agenda estruturada de ESG.
A pesquisa, realizada pela Automotive Business, ouviu quase 400 empresas e busca orientar o setor para um ambiente mais inclusivo e inovador.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br