Com a entrega de três caminhões Scania G 280 XT movidos a gás natural veicular, a cidade de Campo Grande dá o primeiro passo em um ambicioso plano de mobilidade urbana sustentável.
A cidade de Campo Grande (MS) acaba de dar um passo importante rumo à mobilidade sustentável ao incorporar oficialmente à sua frota de limpeza urbana três caminhões Scania G 280 XT 4×2 movidos a gás natural veicular (GNV). Os veículos foram entregues à Solurb, concessionária municipal responsável pela coleta de resíduos, em cerimônia realizada na última sexta-feira (11), na Casa Scania P. B. Lopes, representante da marca sueca na capital.
A substituição de modelos a diesel por veículos com tecnologia limpa marca a modernização da frota municipal e a entrada da capital sul-mato-grossense no seleto grupo de cidades brasileiras que utilizam GNV em serviços públicos essenciais. “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
Com a nova frota, Campo Grande se torna a terceira cidade do Brasil a empregar caminhões movidos a gás na coleta de resíduos sólidos, reforçando seu papel de cidade pioneira em soluções ambientais e de inovação urbana. “É um avanço significativo em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, comentou Elcio Terra, superintendente da Solurb.
Os caminhões escolhidos são os modelos Scania G 280 XT, equipados com motor Euro 6 de 9 litros, com potência de 280 cv e torque de 1.350 Nm, capazes de operar com GNV, biometano ou qualquer mistura entre os dois combustíveis. Os veículos possuem oito cilindros com capacidade total de 230 m³ de gás, garantindo autonomia adequada para rotas urbanas.
Para a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, a ação é o primeiro passo de um programa estadual de descarbonização, com metas claras até 2030. A expectativa é de que o aterro sanitário da Solurb passe a produzir biometano, promovendo uma transição do GNV para um combustível 100% renovável, que será utilizado na frota pesada da cidade.
A Scania, pioneira na comercialização de caminhões a gás no Brasil desde 2019, já superou a marca de 1.500 unidades vendidas, sendo mais de 150 destinadas ao segmento de coleta de resíduos. “Construímos pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O Estado de MS tem um enorme potencial para veículos a gás”, explica Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.
Além dos três caminhões, a Casa Scania P. B. Lopes também está testando um ônibus urbano a gás por 30 dias na capital. O objetivo é avaliar a viabilidade da tecnologia para o transporte público local, ampliando os ganhos ambientais, a redução de emissões e os benefícios à saúde da população com a melhoria da qualidade do ar.
O modelo Scania G 280 XT, com cabine G configurada para operação urbana off-road (pacote XT), traz também a nova transmissão automatizada Opticruise G25CM, a mesma utilizada na nova geração Scania Super. O conjunto oferece mais conforto, robustez, desempenho semelhante ao diesel e operação mais silenciosa, ideal para aplicações noturnas em áreas residenciais.
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GNV (Gás Natural Veicular) – Combustível fóssil mais limpo que o diesel, reduz emissões de CO₂ e material particulado, sendo ideal para transição energética em veículos pesados.
Biometano – Gás renovável produzido a partir de resíduos orgânicos, como lixo urbano ou dejetos agrícolas. Pode substituir o GNV em motores dedicados, com vantagem ambiental adicional.
Ciclo Otto – Tipo de motor utilizado nos veículos Scania a gás, similar ao dos automóveis, com ignição por centelha e projeto específico para o uso de gás, garantindo eficiência e confiabilidade.
XT (Extreme Transport) – Linha de acabamento da Scania voltada para aplicações severas como mineração, coleta de lixo e construção civil, com reforços estruturais e maior robustez.