Inaugurado em 28 de novembro de 2024, o CARDE – Centro de Arte, Design e Experiência – atingiu a marca de 50 mil visitantes em apenas sete meses. Para celebrar esse resultado, o museu localizado em Campos do Jordão (SP) preparou uma programação especial de inverno em julho e inaugurou novos espaços que ampliam o diálogo entre arte, território e automobilismo.
O CARDE apresenta agora três novas salas temáticas, que ampliam a proposta curatorial do espaço ao explorar memórias afetivas e marcos da história brasileira por meio da arte e do design. A Sala Modernista recria uma residência típica das décadas de 1950 e 1960 no Brasil. Composta por mobiliário original, obras modernistas, toca-discos, televisão da época e objetos do cotidiano, a instalação oferece uma imersão sensorial que evoca os afetos e a estética de uma geração.
Segundo Luiz Goshima, diretor do CARDE e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar, o objetivo foi mesclar arte, design, tendências e emoções da época, recriando não apenas o estilo modernista, mas também o espírito social e cultural daquelas décadas. A ambientação foi desenvolvida com rigor estético e histórico para provocar identificação emocional e cultural no visitante.
Outro novo ambiente é a Oficina do Lobo do Canindé, em homenagem a Camilo Cristófaro, lendário mecânico e construtor do automobilismo brasileiro. A sala recria a oficina onde Cristófaro concebeu sua famosa carreteira de competição, combinando ferramentas, peças mecânicas e uma escultura de lobo, símbolo do apelido que o acompanhou por décadas. Cristófaro, cuja trajetória marcou pilotos como Wilson Fittipaldi, é lembrado como símbolo de engenhosidade e audácia em um bairro operário de São Paulo.
O projeto cenográfico leva a assinatura de Gringo Cardia, responsável pelo design geral do museu. “Camilo era um mito. Um artista da mecânica. Trouxemos a emoção de quem viveu com ele, como a esposa e os sobrinhos que trabalharam na oficina. Ele era um agregador e muito à frente de seu tempo”, relata Cardia.
A terceira novidade é a sala Varanda Campos, que propõe uma imersão sensorial na paisagem da Serra da Mantiqueira. O ambiente combina elementos da natureza, depoimentos da comunidade local e obras de artistas e artesãos brasileiros, destacando a importância da educação ambiental e da biodiversidade da floresta temperada de altitude. Araucárias de crochê e esculturas lúdicas compõem a instalação acessível a todos os públicos.
A agenda de julho ganha ainda mais destaque com uma programação intensa voltada ao público das férias escolares e da temporada de inverno. As atividades incluem apresentações artísticas da Fundação Lia Maria Aguiar, com música ao vivo integrando-se ao percurso museológico, além de oficinas temáticas, como a Oficina de Cupcake, e ações interativas como o Ronco dos Motores, leituras infantis e o evento “Uma Noite no Museu”, no dia 19 de julho, que contará com jantar temático e visita guiada com historiadores e restauradores.
Outro destaque da temporada é a primeira edição da Winter Sale, que acontece entre 19 de junho e 12 de julho. O evento híbrido reúne automóveis clássicos, peças de memorabília automobilística e obras de arte com curadoria especial. A etapa final ocorre no dia 12 de julho, com pregões presenciais: às 11h no Hotel Toriba, com lotes de obras e memorabilia, e às 14h no próprio CARDE, com automóveis da coleção.
A ação tem caráter beneficente, destinando parte da renda à Fundação Lia Maria Aguiar, que há 17 anos atua com projetos nas áreas de dança, música, teatro e saúde em Campos do Jordão. Segundo Goshima, a proposta foi inspirada nos grandes leilões internacionais. “Reunimos curadoria, legado e solidariedade em uma experiência única que oferece ao público a chance de adquirir peças raras, muitas delas fora do mercado tradicional.”
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Design modernista – Movimento artístico e arquitetônico marcado por linhas retas, funcionalidade e integração entre forma e uso, muito presente no Brasil das décadas de 1950 e 1960.
Carreteira – Carro de corrida artesanal, muitas vezes adaptado de veículos antigos, muito usado nas competições brasileiras do século XX.
Memorabilia automobilística – Objetos históricos e colecionáveis ligados ao universo dos carros, como emblemas, volantes, capacetes e peças de época.
Imersão sensorial – Técnica de exposição que envolve múltiplos sentidos (visão, som, tato, cheiro) para proporcionar uma experiência mais envolvente e emocional ao visitante.