Com chassi tubular em aço e foco em inovação, equipe multidisciplinar da UFRPE avança na construção de seu protótipo de competição, integrando teoria, prática e tecnologia no ambiente universitário.
A Evolt Racing, equipe formada por estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – unidade acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) – está desenvolvendo um projeto automotivo de competição voltado para a Fórmula SAE Brasil. Com base em conceitos sólidos de engenharia e foco na aplicação prática, os integrantes vêm trabalhando na construção de um carro de alto desempenho.
O veículo está sendo construído com estrutura tubular em aço SAE 1020, projetada para combinar rigidez estrutural, leveza e segurança, elementos essenciais para enfrentar as exigentes provas de desempenho, manobrabilidade e resistência impostas pelas competições da SAE.
Neste momento, a Evolt Racing avança para a fase de finalização da base estrutural do protótipo. Os últimos ajustes no chassi estão sendo realizados com foco na eliminação de flexões indesejadas e aumento da segurança em situações de impacto. Após essa etapa, o projeto será direcionado para a montagem dos sistemas de powertrain, elétrica e freios.
Paralelamente, o grupo também trabalha no acabamento externo do carro, que além de cumprir requisitos aerodinâmicos e de funcionalidade, valoriza a estética do projeto, reforçando a identidade da equipe e garantindo visibilidade nos eventos técnicos e dinâmicos.
A formação multidisciplinar da equipe é um dos diferenciais do projeto. Estudantes de engenharia mecânica, elétrica, controle e automação, além de alunos de áreas como design, marketing e gestão, unem forças em uma estrutura organizada por setores técnicos. Os membros se dividem em subequipes de estrutura, elétrica, powertrain, freios, marketing e administração, garantindo que todas as frentes do desenvolvimento sejam atendidas de forma eficiente e colaborativa.
Ao participar de competições como a Fórmula SAE Brasil, a equipe Evolt Racing coloca seus conhecimentos à prova, em eventos que simulam situações reais da indústria automotiva. Além da construção do carro, os estudantes são avaliados por jurados da indústria em apresentações de projeto, custo e viabilidade de mercado, promovendo uma formação completa.
Essa vivência permite aos membros não apenas evoluírem tecnicamente, mas também desenvolverem competências como liderança, trabalho em equipe, solução de problemas e tomada de decisões sob pressão – habilidades cada vez mais valorizadas pelo mercado automotivo e de engenharia em geral.
A equipe também busca apoio de empresas e instituições que acreditem no potencial da formação prática e na valorização do talento jovem. A Evolt Racing se destaca como exemplo de como a universidade pode atuar como um ambiente fértil para a inovação aplicada e tem apoio do Mecânica Online® como Media Partner.
Quem deseja acompanhar o trabalho da equipe e conhecer mais sobre o projeto pode seguir a Evolt Racing no Instagram, no perfil @evoltracing.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Chassi tubular em aço 1020 – Tipo de estrutura muito comum em carros de competição universitária, o aço SAE 1020 oferece boa soldabilidade, resistência mecânica e baixo custo, além de facilitar manutenções e ajustes.
Fórmula SAE Brasil – Competição estudantil promovida pela SAE (Society of Automotive Engineers) que desafia estudantes a projetarem, construírem e competirem com carros tipo fórmula, simulando uma equipe de engenharia real.
Powertrain – Conjunto de sistemas responsáveis por gerar e transferir a potência do motor até as rodas, incluindo motor, transmissão, diferencial e eixos.
Rigidez estrutural – Capacidade do chassi de suportar cargas e forças sem deformações significativas, garantindo maior estabilidade e segurança durante curvas e frenagens.