sábado, 13 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ford celebra 122 anos de fundação com legado construído sobre duas vitórias decisivas nas pistas

Antes mesmo de fundar a Ford Motor Company, Henry Ford precisou vencer a desconfiança dos investidores e acelerar rumo à credibilidade com suas próprias mãos ao pilotar carros de corrida construídos por ele mesmo.

Vencer uma corrida pode representar fama, prestígio e até dinheiro para um piloto, mas, no caso de Henry Ford, duas vitórias nas pistas foram essenciais para conquistar o apoio necessário e fundar, em 1903, a Ford Motor Company — marco que mudaria para sempre a indústria automotiva com a produção em massa de veículos.

Tudo começou em 1896, quando Henry Ford construiu seu primeiro automóvel, o Quadriciclo, no galpão de sua casa. A apresentação da máquina pelas ruas de Detroit chamou a atenção e, em 1899, levou à criação da Detroit Automobile Company, com apoio do então prefeito William Maybury. Contudo, a empreitada durou apenas um ano, encerrada sem fabricar nenhum carro e gerando prejuízo de US$ 86 mil. A resistência dos investidores ao plano de Ford de fabricar um carro acessível motivou sua saída da empresa.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Determinando a provar o valor de sua visão, Ford decidiu construir um carro de corrida e pilotá-lo pessoalmente. Com o modelo Sweepstakes, equipado com motor de dois cilindros, bobinas de ignição em porcelana e uma forma rudimentar de injeção de combustível, Ford inscreveu-se em uma corrida do Detroit Driving Club, em Grosse Pointe, Michigan, em 1901. O desafio era enfrentar o campeão nacional Alexander Winton, cujo carro, o Bullet, ostentava 70 cv contra os modestos 26 cv do carro de Ford.

A despeito da desvantagem, Ford virou o jogo quando o Bullet apresentou falhas mecânicas. A vitória diante de 8 mil espectadores — e doponentes poderosos — rendeu-lhe um troféu de cristal, um cheque simbólico de US$ 1.000 e, mais importante, credibilidade técnica. A partir daí, surgiram investidores dispostos a financiar sua nova empreitada: a Henry Ford Company.

O sonho, no entanto, ainda encontraria obstáculos. Ford se desentendeu novamente com os sócios, que buscavam a produção em série enquanto ele queria construir carros de corrida. A divergência culminou na saída de Ford em 1902, mesmo ano em que a empresa foi rebatizada como Cadillac. Ironicamente, essa marca seria adquirida em 1909 pela futura rival General Motors.

- Publicidade -

Persistente, Ford uniu forças com o campeão de ciclismo Tom Cooper para desenvolver os carros de competição Arrow e 999, com motores de quatro cilindros e 70 cv. Para pilotar as máquinas, chamaram o ciclista Barney Oldfield — que jamais havia dirigido um automóvel. Mesmo assim, Oldfield venceu uma nova corrida contra Winton, quebrando recordes com o carro 999 em outubro de 1902.

No ano seguinte, em 16 de junho de 1903, a Ford Motor Company foi oficialmente fundada com um capital de apenas US$ 28 mil. Ao lado de Ford, outros 11 sócios — entre eles um negociante de carvão, advogados, carpinteiro, banqueiro e até um construtor de moinhos — apostaram em uma visão revolucionária que mudaria para sempre o transporte pessoal.

Desde então, a Ford mantém as competições no centro de sua filosofia de inovação. O automobilismo permanece como laboratório e inspiração para novos projetos, reafirmando o espírito desbravador e competitivo que marcou os primeiros quilômetros de sua trajetória centenária.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • Bobina de ignição – Componente essencial do sistema de ignição que transforma a baixa tensão da bateria em alta tensão para gerar a centelha nas velas.
  • Injeção de combustível primitiva – Sistema rudimentar que antecipa a moderna injeção eletrônica, dosando o combustível de forma mais precisa que o carburador tradicional.
  • Bitola – Distância entre as rodas do mesmo eixo; maior bitola melhora a estabilidade do veículo.
  • Motor de quatro cilindros – Mais equilibrado e potente que motores de dois cilindros, sendo ideal para desempenho em competições.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil