Em meio à transição para uma mobilidade com menor impacto ambiental, a MAHLE defende que a diversidade tecnológica seja reconhecida como estratégia fundamental para acelerar a redução das emissões de CO₂, mantendo a competitividade da indústria e garantindo empregos.
Durante coletiva de imprensa realizada em 23 de julho de 2025, em Stuttgart, na Alemanha, o CEO da MAHLE, Arnd Franz, reforçou o apelo para que a União Europeia revise urgentemente sua legislação de emissões de CO₂, reconhecendo os motores de combustão interna com combustíveis climaticamente neutros como parte da solução. A fala do executivo ganhou destaque às vésperas da participação da empresa no IAA Mobility 2025, evento em que serão apresentadas inovações voltadas à eletrificação, combustíveis renováveis e eficiência energética.
Segundo Franz, a eletromobilidade avança em ritmo inferior ao necessário, o que torna urgente ampliar as alternativas tecnológicas, como veículos híbridos e os chamados Range Extenders (REEV – Veículos Elétricos com Autonomia Estendida). Para o CEO, a neutralidade tecnológica é condição essencial para o desenvolvimento de soluções rápidas e eficazes de proteção climática, sem comprometer a força inovadora da indústria automotiva europeia.
No evento, a MAHLE reafirmou seu compromisso com a estratégia 2030+, que engloba todas as formas de propulsão que possam contribuir para a descarbonização, incluindo eletrificação, motores a combustão com combustíveis sustentáveis e a gestão térmica como fator chave de eficiência. A empresa acredita que um modelo de transição plural é mais adequado para os diferentes contextos globais, e alerta para os riscos econômicos e sociais de políticas excludentes.
Entre os destaques para o IAA Mobility, a marca vai apresentar o range extender com motor a combustão altamente eficiente, que permite veículos elétricos com autonomias de até 1.350 km; um novo módulo de gerenciamento térmico com bomba de calor integrada; e um blower biônico, mais eficiente e silencioso, inspirado nas nadadeiras de pinguins. As soluções foram desenvolvidas com uso intensivo de inteligência artificial e foco na aplicação prática, flexível e acessível.
A MAHLE também chamou atenção para o papel estratégico dos combustíveis renováveis, como biocombustíveis e combustíveis sintéticos. Segundo a empresa, esses vetores podem responder por 30% do transporte rodoviário até 2030, caso haja estímulo adequado. O motor térmico permanece essencial, sobretudo em regiões onde a infraestrutura elétrica ainda não permite ampla eletrificação.
Nesse contexto, a marca apresentou seu conjunto de componentes otimizados para motores a etanol, composto por pistões, anéis, pinos e válvulas de alta durabilidade, que reduzem o consumo de óleo lubrificante e são capazes de diminuir as emissões de CO₂ em até 70%, considerando o ciclo de vida do combustível E100.
O compromisso com a eficiência também tem sido aplicado internamente. Em apenas 200 dias, a MAHLE reestruturou sua organização global para reforçar o foco regional e acelerar a resposta às demandas locais. Além disso, a empresa avança com o programa “Back on Track 2025”, que combina cortes de custos, automação de processos e uso crescente de IA para elevar a rentabilidade.
“A eficiência não é apenas uma métrica de desempenho, mas o princípio orientador da transformação da MAHLE rumo a uma mobilidade mais inteligente e sustentável”, resume o Dr. Marco Warth, Vice-presidente de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada da marca. Ele reforça que a missão da MAHLE é transformar tecnologia em soluções que respeitam o planeta e atendem às necessidades reais de consumidores e fabricantes.
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Neutralidade tecnológica – Política que permite a coexistência de diferentes soluções tecnológicas (elétricos, híbridos, combustão) sem favorecer uma única via.
Range Extender (REEV) – Veículo elétrico equipado com motor a combustão que gera energia quando a bateria se esgota, ampliando a autonomia.
Gestão térmica – Conjunto de sistemas e componentes que regulam as temperaturas de operação do veículo, garantindo eficiência energética.
Combustíveis climaticamente neutros – Fontes de energia que, em seu ciclo de vida, emitem pouco ou nenhum CO₂ adicional, como o etanol ou combustíveis sintéticos.