terça-feira, 9 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ram Rampage Rebel 2025 com motor 2.2 turbodiesel: mais torque, menor consumo e novas tecnologias

Nova Rampage a diesel surpreende com 14,5 km/l na estrada e tecnologia ADAS nível 2.

Modelo mais vendido da Ram no Brasil e referência entre as picapes compactas premium, a Rampage agora também começa a ser exportada, marcando uma nova fase da marca na América Latina com produção nacional voltada ao mercado externo.

A Ram amplia sua linha de picapes com a chegada da versão Rebel 2025 equipada com o motor 2.2 turbodiesel, oferecendo mais torque, menor consumo e maior eficiência para quem busca robustez sem abrir mão da tecnologia. Com 200 cv e 45,8 kgfm, a nova motorização é a estrela da picape desenvolvida no Brasil e que reforça a estratégia da marca de oferecer performance com conforto e segurança.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O motor 2.2 Multijet turbodiesel da nova Rampage Rebel 2025 estreia com injeção direta, turbina de geometria variável e sistema start-stop, garantindo mais eficiência e torque pleno em baixas rotações. O desempenho impressiona: 200 cv de potência e torque máximo já disponível a 1.500 rpm.

O consumo é outro ponto alto. Durante a avaliação, a nova versão registrou 14,5 km/l na estrada, superando não apenas as concorrentes diretas, mas também sua irmã com motor Hurricane 4 a gasolina, com ganhos de 36% em eficiência no uso rodoviário.

Para garantir dirigibilidade superior, o modelo mantém a suspensão independente nas quatro rodas, freios a disco nas quatro extremidades e tração 4×4 com reduzida. O câmbio automático de nove marchas permite trocas suaves e aproveitamento ideal da faixa de torque, favorecendo tanto o desempenho quanto o conforto ao dirigir.

- Publicidade -

A lista de equipamentos também evolui. A Rampage Rebel turbodiesel passa a contar com o Pacote ADAS Nível 2, que inclui piloto automático adaptativo com função stop & go, assistente de permanência em faixa com centralização ativa e frenagem autônoma de emergência. A versão Rebel permanece com interior escurecido e acabamento premium, reforçando sua proposta de robustez com sofisticação.

O visual externo segue o estilo imponente que consagrou a Rampage. Mesmo com visual mais agressivo, a picape segue com 1 tonelada de capacidade de carga e 3.500 kg de reboque com freio. O que segue ausente na linha é a câmera 360 graus, algo esperado num modelo desse porte e valor.

Falando em preço, a nova Rampage Rebel 2.2 turbodiesel chega ao mercado por R$ 270.990, exatamente o mesmo valor da versão com motor 2.0 Hurricane 4. A estratégia da marca é dar liberdade de escolha ao cliente, conforme o perfil de uso – cidade ou estrada, potência ou economia.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Ram não confirma novos motores para a Rampage por enquanto, mas segue de olho em uma versão híbrida para o futuro, de olho nas tendências globais de emissões. Até lá, o novo 2.2 turbodiesel assume o protagonismo entre as picapes compactas-médias nacionais.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE
RAM RAMPAGE REBEL 2.2 TURBODIESEL 2025

Motor: 4,5 / 5
O novo motor 2.2 turbodiesel entrega 200 cv e 45,8 kgfm de torque, oferecendo ótimo desempenho em aceleração, retomadas e condução em estrada. A curva de torque plena em baixas rotações melhora a dirigibilidade e a eficiência, sobretudo em percursos rodoviários. É um propulsor robusto, confiável e bem ajustado à proposta da picape.

Transmissão: 4,5 / 5
O câmbio automático de 9 marchas trabalha de forma precisa e fluida, garantindo respostas ágeis nas trocas. O escalonamento favorece tanto a economia quanto o desempenho. A presença da tração 4×4 com reduzida agrega versatilidade em situações de baixa aderência ou fora de estrada.

Itens de Série: 4,5 / 5
A Rampage Rebel é equipada com um pacote completo: faróis full-LED, freios a disco nas quatro rodas, sistema de som Harman/Kardon com 10 alto-falantes, bancos elétricos, partida remota, ADAS Nível 2 e central multimídia com conectividade sem fio. A ausência da câmera 360° é uma lacuna notável, considerando o posicionamento premium da picape.

Espaço Interno: 4,0 / 5
A cabine é ampla e bem aproveitada, com ergonomia correta e posição de dirigir elevada. Os bancos dianteiros com ajustes elétricos e o acabamento interno elevam a percepção de qualidade. Falta, porém, uma modularidade mais prática na segunda fileira de assentos, comum em rivais maiores.

Conforto: 4,5 / 5
Destaque para a suspensão traseira independente com multibraços, incomum no segmento. Essa solução garante um rodar muito mais suave e próximo de SUVs, mesmo em pisos irregulares. A climatização, isolamento acústico e acabamento contribuem para um elevado nível de conforto geral.

Segurança: 4,5 / 5
Com o novo pacote ADAS Nível 2, a Rampage Rebel 2025 passa a contar com piloto automático adaptativo com stop & go, centralização de faixa e assistente de descida. Também dispõe de controle de estabilidade, tração e seis airbags. A ausência da câmera 360° e de frenagem autônoma de emergência (não mencionada) impedem a nota máxima.

Eficiência Energética: 4,0 / 5
O consumo rodoviário surpreende: 14,5 km/l em testes reais, superior ao número oficial de 13,3 km/l. No uso urbano, o consumo é de 9,0 km/l – resultado aceitável para uma picape turbodiesel de grande porte. O motor e a transmissão contribuem para a boa média de consumo global.

Manutenção: 4,0 / 5
Por ser um modelo de produção nacional, a disponibilidade de peças e mão de obra tende a ser favorável. O motor 2.2 é uma evolução dentro da linha Stellantis, com boa reputação em confiabilidade. Ainda assim, os custos de manutenção e revisão devem ser mais altos do que os de picapes compactas ou intermediárias.

Design: 4,5 / 5
Visual robusto, com linhas musculosas e identidade Ram preservada. A presença da bandeira dos EUA nas lanternas reforça o DNA da marca. A versão Rebel é visualmente agressiva e bem resolvida, com apelo off-road, rodas escurecidas e detalhes em preto.

Conectividade: 4,5 / 5
A central multimídia é moderna, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som premium, comandos intuitivos e carregamento por indução. A interface é funcional e bem integrada ao painel. O sistema poderia ser complementado com mais câmeras e controle remoto por aplicativo.

Mecânica Online® – Análise Técnica e Didática

  • Turbodiesel: motor movido a diesel com turboalimentação, que aumenta o torque em baixas rotações e melhora o consumo.
  • ADAS Nível 2: conjunto de assistências à condução que permitem ao veículo realizar algumas manobras automaticamente, mas requerem supervisão constante do condutor.
  • Suspensão Multibraços: sistema independente que oferece maior controle e conforto, ideal para uso misto urbano e off-road.
  • Tração 4×4 com reduzida: permite o uso de tração integral em condições extremas, com engrenagens que aumentam a força em baixas velocidades.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Turbo
Transmissão
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência Energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x Benefícios

Resumo

Com preço sugerido de R$ 270.990, a Rampage Rebel 2.2 diesel posiciona-se acima das picapes intermediárias, mas oferece recursos de segmentos superiores. O conjunto motriz, o pacote tecnológico e o conforto justificam o valor para quem busca uma alternativa entre as compactas e médias tradicionais.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil
Com preço sugerido de R$ 270.990, a Rampage Rebel 2.2 diesel posiciona-se acima das picapes intermediárias, mas oferece recursos de segmentos superiores. O conjunto motriz, o pacote tecnológico e o conforto justificam o valor para quem busca uma alternativa entre as compactas e médias tradicionais.Ram Rampage Rebel 2025 com motor 2.2 turbodiesel: mais torque, menor consumo e novas tecnologias