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ZF acelera transição global com sistemas de freio Brake-by-Wire

Com tecnologia seca, híbrida e eletro-hidráulica, fornecedora global aposta em soluções eletrificadas, sem fluido, para frear o futuro da mobilidade

Mais de três bilhões de componentes de freio produzidos em 50 anos: esse é o legado da ZF, que agora aposta em freios totalmente eletrônicos, com menores emissões, mais precisão e integração inteligente para veículos eletrificados.

Em um cenário onde os veículos se tornam cada vez mais conectados, definidos por software e eletrificados, o papel dos sistemas de freio está sendo completamente redesenhado. A ZF, com sede na Alemanha e atuação global, posiciona-se como uma das principais fornecedoras dessa nova geração de soluções com sua tecnologia Brake-by-Wire (freio por controle eletrônico).

Ao eliminar as conexões hidráulicas tradicionais, os sistemas Brake-by-Wire da ZF oferecem mais flexibilidade de design, menor complexidade e ganho de performance e segurança, tanto para fabricantes quanto para usuários finais. A tecnologia permite configurar o sistema de frenagem de forma puramente elétrica (sem fluido), puramente hidráulica ou híbrida, adaptando-se às diferentes plataformas de veículos e exigências de mercado.

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Com o chamado sistema BbW “seco”, não há fluido de freio: motores elétricos posicionados diretamente nas rodas geram a pressão de frenagem, eliminando linhas hidráulicas e aumentando a eficiência. Isso resulta em resposta mais rápida, recuperação de energia otimizada e redução no torque de arrasto residual, que, nos sistemas convencionais, contribui para o desgaste das pastilhas e perda de energia.

“Veículos modernos estão mais pesados e precisam de respostas mais rápidas. Nosso sistema BbW entrega exatamente isso, com máxima pressão no menor tempo possível”, explica Danny Milot, chefe da linha de engenharia de freios da ZF. A solução também proporciona autonomia adicional em veículos elétricos, ao evitar perdas de energia na frenagem regenerativa.

Em regiões como o mercado asiático, a demanda por sistemas “secos” cresceu fortemente, enquanto nos Estados Unidos a ZF vê uma adoção crescente de sistemas Brake-by-Wire híbridos. Nesse arranjo, o eixo dianteiro usa freio hidráulico e o traseiro utiliza o freio eletromecânico (EMB), que atua tanto como freio de serviço quanto de estacionamento.

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Essa solução híbrida é ideal para veículos pesados e picapes, especialmente no mercado norte-americano, onde o EPB tradicional (freio de estacionamento elétrico) não atende às exigências de força. A configuração reduz a complexidade, elimina o servofreio a vácuo e aumenta a flexibilidade para projetos de chassi.

Um dos pilares dessa arquitetura é o IBC (Integrated Brake Control), sistema de controle eletrônico lançado em 2018, já consolidado em diversas aplicações globais. Compacto e leve, ele combina controle de estabilidade (ESC), servofreio e unidade eletrônica (ECU) em um só módulo. Isso reduz o número de centrais eletrônicas e simplifica a integração em veículos modernos, inclusive com software de terceiros.

“A combinação do IBC com nossos sistemas Brake-by-Wire oferece uma solução pronta para o futuro, de fácil integração mesmo em arquiteturas inovadoras”, destaca Philippe Gasnier, Head de P&D de Soluções de Chassis da ZF. Em janeiro de 2025, a empresa anunciou um grande contrato com uma montadora global para fornecimento da versão híbrida do sistema.

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Além da redução de emissões e ganho de eficiência, os freios eletrônicos contribuem para maior segurança em automação veicular. Sistemas de assistência à condução e condução autônoma exigem respostas precisas e instantâneas de frenagem, algo que apenas uma solução 100% eletrônica pode oferecer de forma confiável.

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Brake-by-Wire (BbW) – Sistema de freio onde o acionamento do pedal é interpretado eletronicamente, substituindo os comandos hidráulicos tradicionais por motores elétricos ou válvulas controladas via software.

Freio Eletromecânico (EMB) – Tecnologia que aplica a força de frenagem por meio de motores elétricos nas rodas, eliminando a necessidade de fluido de freio e tubulações hidráulicas.

IBC (Integrated Brake Control) – Módulo eletrônico compacto que reúne controle de estabilidade, servofreio e ECU em um só dispositivo, otimizando espaço, peso e tempo de resposta.

Torque de arrasto residual – Força gerada pelo leve contato entre pastilhas e discos mesmo sem acionamento do pedal. Sua eliminação melhora a autonomia e reduz emissão de partículas.

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