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ZF amplia liderança global com soluções Chassis 2.0 para veículos definidos por software

Grupo alemão antecipa o futuro da mobilidade com sistemas steer-by-wire, amortecimento ativo e inteligência embarcada no chassi

Durante o Chassis Tech Day 2025, a ZF destacou sua posição de liderança no fornecimento de tecnologias inteligentes de chassi, apresentando soluções que unem software, sensores e atuadores para transformar carros em plataformas definidas por código.

Realizado em 10 de julho, o Chassis Tech Day 2025 antecipou algumas das inovações que a ZF apresentará no IAA Mobility. A divisão de Soluções para Chassis, uma das áreas estratégicas do grupo, mostrou como está aproveitando a evolução dos veículos definidos por software, com foco em atuadores inteligentes, controle digital e sistemas interconectáveis.

Segundo o Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF, a empresa se beneficia da transformação digital do automóvel em duas frentes: o fornecimento de componentes prontos para sistemas inteligentes, como steer-by-wire e brake-by-wire, e o desenvolvimento de funções coordenadas por software, que elevam a experiência do condutor e reduzem o tempo de desenvolvimento das montadoras.

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A base dessa revolução é a abordagem Chassis 2.0, conceito que representa a convergência entre hardware inteligente e lógica de controle digital. A ZF já disponibiliza todos os elementos do ecossistema: freios, direção, suspensão, sensores, ECU e software, integrando-os sob uma mesma arquitetura eletrônica.

Entre os destaques estão o sistema steer-by-wire, que elimina conexões mecânicas entre o volante e as rodas, já em produção no NIO ET9, primeiro modelo com essa configuração no mercado chinês. A Mercedes-Benz também adotará a tecnologia a partir de 2026. Na suspensão, a estrela é o sMOTION, amortecimento ativo que combina conforto e performance sem compromissos, e o já consolidado CDC, presente em 40% do mercado global.

A liderança também se estende ao sistema de direção do eixo traseiro com o AKC (Controle Cinemático Ativo), que alcançou 73% de market share global e 80% na Ásia em 2024, reforçando a dominância da ZF em soluções de controle dinâmico.

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Na camada de software, a ZF avança com o cubiX, plataforma que orquestra os atuadores em todos os eixos do veículo — longitudinal, lateral e vertical — garantindo movimentos harmônicos, personalizados por marca e adaptáveis por arquitetura. A evolução desse sistema é o cubiX Tuner, que permite aos engenheiros calibrar o comportamento dinâmico de um carro com poucos cliques, inclusive usando simulação virtual antes da aplicação real.

Outro pilar do Chassis 2.0 é o Sensor de Chassi Inteligente, que agora mede aceleração em três dimensões, atuando como um “rastreador digital” que monitora condições estruturais do veículo em tempo real, detecta excesso de carga, desgaste ou falhas, e antecipa alertas de manutenção. Esses dados são processados por algoritmos com IA embarcada, e integrados ao back-end das fabricantes, permitindo diagnósticos remotos e gestão preditiva da frota.

Durante o evento, os convidados também testaram o NIO ET9 equipado com volante totalmente desacoplado da caixa de direção, usando atuadores e software fornecidos pela ZF. O modelo ofereceu uma demonstração real da capacidade de ajustar a sensação de direção digitalmente, sem interferência de componentes mecânicos.

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Com expectativa de que o portfólio Chassis 2.0 represente 33% do mercado global até o final da década, gerando receitas de cerca de 4,8 bilhões de euros, a ZF se posiciona como fornecedora de referência na mobilidade digital, elétrica e automatizada, com soluções escaláveis para montadoras tradicionais, start-ups e mercados globais.

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Chassis 2.0 – Estratégia da ZF que integra hardware inteligente (freios, direção, amortecedores) com controle digital por software, criando veículos mais seguros, dinâmicos e personalizáveis.

Steer-by-Wire – Sistema de direção por cabos eletrônicos, sem conexão física entre o volante e as rodas, permitindo feedback ajustável e mais liberdade no design do interior.

cubiX Tuner – Ferramenta de software que calibra automaticamente os atuadores do chassi, permitindo ajustes dinâmicos rápidos e testáveis virtualmente antes da aplicação física.

Chassis Health – Função de monitoramento contínuo do chassi baseada em sensores de alta resolução e algoritmos de IA, que alerta sobre falhas mecânicas, sobrecarga e necessidade de manutenção.

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