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ZF apresenta nova geração do Sensor de Chassi Inteligente com aceleração 3D e rastreamento

Tecnologia integrada ao pivô da suspensão detecta falhas, controla ruídos, mede carga e otimiza atuação de sistemas como direção e amortecimento

A evolução do Sensor de Chassi Inteligente da ZF amplia sua atuação para além da medição da altura da roda, integrando agora aceleração tridimensional, monitoramento em tempo real da integridade do chassi e suporte avançado a recursos como direção by-wire e cancelamento de ruído.

Após introduzir o Sensor de Chassi Inteligente no Cadillac CELESTIQ, a ZF revela a nova geração do sistema, agora equipada com acelerômetro integrado e pronta para atuar como um “guardião digital” da saúde do chassi. A inovação marca um passo importante dentro da estratégia Chassis 2.0, proposta pela ZF para integrar hardware e software inteligentes de forma modular e escalável.

A nova versão do sensor não apenas mede a altura da roda em relação à carroceria, mas também registra acelerações em três dimensões, permitindo que o sistema identifique anomalias estruturais, excesso de carga e até afrouxamento de fixações, como parafusos de roda. Isso transforma o componente em uma ferramenta contínua de diagnóstico e manutenção preventiva, melhorando a segurança e reduzindo paradas inesperadas.

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Combinado a algoritmos de detecção de carga, o sensor também estima o peso transportado pelo veículo, função útil tanto para respeitar limites legais de carga quanto para ajustar a autonomia estimada de veículos elétricos. Essa análise refinada melhora o planejamento de viagens, sobretudo em modelos com maior dependência de carregamento.

A integração com outros sistemas ZF é outro destaque. O novo sensor já é compatível com tecnologias como o CDC (Controle Contínuo de Amortecimento), o sMOTION (amortecimento ativo) e o ERC (Controle de Rolagem Eletromecânico). Além disso, sua aplicação com sistemas Steer-By-Wire oferece feedback tátil mais preciso e realista, reforçando a conexão entre condutor e veículo mesmo sem ligação mecânica direta.

Uma das aplicações mais inovadoras do sensor é o suporte ao cancelamento de ruído ativo. Como ele mede com precisão as frequências geradas pela superfície do solo, é possível emitir ondas sonoras opostas via alto-falantes internos, criando um ambiente mais silencioso a bordo — um diferencial para veículos premium e elétricos.

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O design do sensor segue uma linha robusta e funcional, sendo instalado diretamente no pivô da suspensão, componente que já atua na orientação da roda. A ZF integrou a eletrônica de medição à junta esférica, sem necessidade de novos espaços ou conectores, o que facilita sua adoção pelas montadoras. Essa solução reduz o número total de sensores no veículo, diminuindo custos e simplificando a montagem.

O Sensor de Chassi Inteligente com aceleração 3D já está pronto para aplicações em modelos de série e foi demonstrado com sucesso durante o ZF Chassis Tech Day, reforçando o compromisso da empresa com a digitalização e a conectividade do conjunto rodante.

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Sensor de Chassi Inteligente – Componente instalado na suspensão que mede a altura da roda e, agora, a aceleração tridimensional, fornecendo dados para vários sistemas eletrônicos do veículo.

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Chassis Health Monitoring – Sistema digital de monitoramento da integridade do chassi que identifica falhas estruturais, desgaste ou fixações soltas com base em padrões de vibração e aceleração.

Steer-By-Wire – Tecnologia de direção por controle eletrônico, sem conexão física entre volante e rodas. Permite ajustes precisos e personalizáveis de feedback e resposta.

Cancelamento de ruído ativo – Sistema que reduz sons indesejados emitindo frequências opostas pelos alto-falantes, usando dados do sensor de chassi para maior eficácia em diferentes tipos de pavimento.

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