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Brasil ultrapassa 500 mil veículos eletrificados vendidos desde 2012, segundo ABVE

Julho de 2025 registra recordes históricos em veículos 100% elétricos e ônibus eletrificados; Sudeste lidera expansão da eletromobilidade

O mercado brasileiro de veículos eletrificados atingiu em julho de 2025 a expressiva marca de 503.654 unidades vendidas, segundo a série histórica da ABVE iniciada em 2012. A evolução reflete o amadurecimento do setor, que cresceu de 117 unidades vendidas no primeiro ano para mais de meio milhão pouco mais de uma década depois.

A eletromobilidade no Brasil passa por um ciclo de crescimento acelerado. Em julho de 2025, foram 19.016 unidades de veículos leves eletrificados comercializadas, representando 8,27% do total de emplacamentos no mês (229.948 veículos), de acordo com dados da Fenabrave. O volume marca mais um avanço na consolidação do país como mercado promissor de tecnologias de baixo carbono.

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O grande destaque do mês foi o segmento de veículos 100% elétricos (BEV), que atingiu um novo recorde histórico: 7.010 unidades vendidas, superando o então recorde anterior de maio (6.969). A alta é de 18,6% em relação ao mês anterior (5.912), e demonstra a crescente aceitação dos consumidores brasileiros pela mobilidade elétrica plena.

Os veículos plug-in (PHEV e BEV) responderam por 82,3% das vendas de eletrificados, totalizando 15.654 unidades. Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) representaram os 17,7% restantes, com 3.362 emplacamentos. No comparativo anual, os PHEV lideraram com 8.644 unidades (45,5% dos eletrificados), enquanto os BEV atingiram 36,9%. Os HEV representaram 12,3%, e os HEV Flex, 5,4%.

O crescimento também é evidente no setor de transporte público: os ônibus elétricos registraram um marco histórico em julho, com 160 unidades vendidas. O volume representa uma alta de 370,6% em relação ao mês anterior (34 unidades) e impressionantes 1.130,8% em comparação com julho de 2024, quando foram comercializados apenas 13 veículos. O avanço destaca o impacto de políticas de descarbonização e a adesão de municípios à eletrificação das frotas urbanas.

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A geografia da eletromobilidade no país revela contrastes regionais. O Sudeste concentra 46,2% das vendas de eletrificados leves, seguido pelas regiões Sul (18,1%), Nordeste (17,3%), Centro-Oeste (14%) e Norte (4,4%). Entre os municípios, São Paulo (2.456 unidades), Brasília (1.573), Rio de Janeiro (736), Belo Horizonte (732) e Curitiba (535) lideram o ranking nacional.

As tecnologias micro-híbridas (MHEV) também mantêm presença significativa. Em julho, foram vendidas 6.129 unidades, sendo 4.690 com sistemas de 12V (76,5%) e 1.439 com sistemas de 48V (23,5%). O crescimento mensal foi de 5,5% no total, com destaque para os modelos de 12V, que avançaram 7,8%.

A combinação de maior oferta de modelos, expansão da infraestrutura de recarga, competitividade de preços e apoio governamental tem sido determinante para o crescimento da eletromobilidade no Brasil. Segundo a ABVE, os dados consolidados são disponibilizados em tempo real por meio de seu sistema BI (Business Intelligence), que também acompanha o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no país.

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  • BEV (Battery Electric Vehicle): veículos 100% elétricos, movidos exclusivamente por bateria e motor elétrico, com recarga externa.
  • PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): híbrido plugável com motor a combustão e motor elétrico recarregado na tomada.
  • HEV (Hybrid Electric Vehicle): híbrido convencional com sistema elétrico auxiliar, mas sem recarga externa.
  • MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle): micro-híbrido com sistema elétrico de 12V ou 48V que reduz o consumo e emissões, mas não permite rodagem elétrica plena.
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