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De olho no mercado de vans, Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux

A Toyota Hiace, que será fabricada na Argentina, foi flagrada em solo brasileiro na versão para 14 ocupantes. A van chega para disputar mercado com rivais como Sprinter e Ducato.

A Toyota Hiace, rival da Fiat Ducato, foi flagrada em solo brasileiro sendo transportada por caminhão. O modelo, que chega do México para passageiros, vem para disputar mercado com outras vans consagradas. A van utiliza o mesmo motor 2.8 turbodiesel da Hilux e da SW4, reforçando a confiabilidade mecânica da marca japonesa.

A Toyota expande sua atuação no mercado brasileiro com a chegada da van Hiace, que já foi flagrada sendo transportada em um caminhão na região do Rodoanel, em São Paulo. O modelo, que chega para ser um forte concorrente de vans como a Mercedes-Benz Sprinter e a Fiat Ducato, será importado do México na versão para passageiros.

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A estratégia inicial da montadora é introduzir 200 unidades no Brasil para testar a aceitação do mercado, antes de expandir a linha com outras configurações.

A versão avistada, a Hiace Commuter, tem capacidade para até 14 ocupantes (13 passageiros mais o motorista). Ela é equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel (código 1GD) que já equipa a Hilux e a SW4 no Brasil. A potência é de 163 cv e o torque é de 42,8 kgfm, com câmbio automático de seis marchas e tração traseira, reforçando a robustez do veículo.

Tecnologia e Segurança a bordo

Embora a lista completa de equipamentos para o mercado brasileiro ainda não tenha sido confirmada, a expectativa é que a Hiace siga o padrão do modelo vendido na Argentina. Isso significa que a van deve trazer:

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  • Ar-condicionado com saídas para as fileiras traseiras;
  • Central multimídia de 9 polegadas com tela sensível ao toque;
  • Conectividade Bluetooth e integração com painel digital de 4,2 polegadas;
  • Câmera de ré e entradas USB.

Em termos de segurança, a van deve vir com três airbags (motorista, passageiro e central dianteiro), controle de estabilidade (VSC), assistente de partida em rampa (HAC), controle de tração (TRC) e freios ABS com EBD.

Com produção regional e importação via Mercosul, a Hiace deve chegar com preços mais competitivos em relação aos seus principais concorrentes, o que pode dar a ela uma vantagem no segmento.

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Motor Turbodiesel – Um motor a diesel que utiliza um turbocompressor para comprimir o ar que entra no motor. Isso aumenta a potência e a eficiência, tornando-o ideal para veículos de grande porte.

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Tração Traseira – Sistema de tração em que a potência do motor é transmitida para as rodas traseiras. É um tipo de tração comum em caminhonetes, vans e carros esportivos, pois oferece mais estabilidade e capacidade de carga.

PBT (Peso Bruto Total) – É a soma do peso do veículo (tara) e da sua capacidade de carga máxima. Na Hiace, o PBT de 3.810 kg indica que ela é um veículo de grande porte, posicionado entre os maiores de sua categoria.

ABS com EBD – Siglas para Sistema de Freio Antitravamento (ABS) e Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD). O ABS impede que as rodas travem em frenagens bruscas, enquanto o EBD distribui a força de frenagem entre as rodas de forma mais eficiente.

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