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Entenda o consumo elétrico dos sistemas do carro e a importância da bateria ideal

Ignorar o gasto elétrico pode aumentar o consumo e comprometer a segurança do veículo

A bateria é o coração do sistema elétrico do carro, alimentando desde itens de segurança até conforto. Conhecer o consumo de cada componente ajuda a equilibrar economia, funcionalidade e segurança, alerta especialista da Clarios.

Com cada vez mais dispositivos eletrônicos embarcados, os veículos modernos exigem atenção especial à bateria e ao sistema elétrico, para garantir funcionamento seguro e eficiente. Segundo Ailto Sola, engenheiro de Aplicações da Clarios, fabricante da marca Baterias Heliar, saber o consumo energético dos equipamentos auxilia na gestão inteligente da energia e evita surpresas desagradáveis no dia a dia.

O especialista destaca que mesmo um consumo extra de 100 watts representa aumento de cerca de 0,1 litro de combustível a cada 100 km rodados, devido ao esforço maior do motor para recarregar a bateria. Por isso, abrir mão de itens de conforto pode ajudar na economia, mas os sistemas de segurança devem sempre estar ativos, mesmo com carga baixa.

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Na lista de equipamentos que mais consomem energia estão os faróis, limpadores de para-brisa e vidros aquecidos, que garantem visibilidade e segurança, especialmente no inverno. Faróis em LED, por exemplo, consomem apenas 50 watts, muito menos que os sistemas antigos, otimizando a energia disponível.

Entre os itens de conforto, o ventilador interno demanda cerca de 170 watts, enquanto aquecedores de banco consomem de 100 a 200 watts, sendo que sistemas inteligentes desligam automaticamente para economizar energia. O ar-condicionado, mesmo acionado pelo motor, pode adicionar até 500 watts de carga à bateria.

Sistemas como teto solar elétrico (200 watts) e vidros elétricos (150 watts) operam por períodos curtos, minimizando o impacto, assim como o acendedor de cigarros, que hoje é fonte para carregadores de dispositivos e consome cerca de 50 watts.

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O motor de arranque é um dos maiores consumidores momentâneos e pode drenar rapidamente a bateria se esta estiver desgastada. Em trânsito parado e calor, o ventilador do radiador exige até 800 watts para evitar superaquecimento. Controladores eletrônicos do motor modernos consomem até 200 watts, otimizando o funcionamento e reduzindo emissões.

Com o motor ligado, o alternador é responsável por alimentar os sistemas e recarregar a bateria, mas tecnologias como “stop-start” e alternadores inteligentes podem desligar o alternador momentaneamente, exigindo ainda mais da bateria. Assim, a revisão periódica do sistema elétrico e a escolha correta da bateria são fundamentais, recomenda Ailto Sola.

A bateria AGM (Absorbent Glass Mat) é indicada para veículos atuais com alta demanda elétrica, pois oferece maior capacidade de carga, suporta picos e tem vida útil até três vezes maior que as baterias convencionais. São ideais para garantir confiabilidade e segurança em todas as condições.

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Bateria AGM — Tecnologia que usa separadores de fibra de vidro para absorver o eletrólito, oferecendo maior durabilidade, capacidade e resistência a ciclos profundos de carga.

Alternador — Componente que gera energia elétrica para recarregar a bateria e alimentar os sistemas do veículo quando o motor está ligado.

Stop-start — Sistema que desliga automaticamente o motor em paradas para economizar combustível e reduzir emissões, exigindo bateria e alternador com maior capacidade.

Torque — Força de rotação do motor ou componente, importante para a partida do veículo e funcionamento de sistemas elétricos.

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